O acompanhamento para strogonoff de carne ideal é aquele que não disputa espaço com o sabor da carne.
E aqui destaco preparos feitos com temperos fortes e molhos encorpados, como o de vinho. Por exemplo, servir estrogonofe de carne com macarrão ao molho de cogumelos, não é a escolha mais sábia. Afinal, ambos vão brigar por atenção no sabor.
Sendo assim, recomendo a você continuar a leitura, porque reuni as melhores guarnições que combinam. Acompanhe as ótimas dicas!
4 ideias de acompanhamento para strogonoff de carne que combinam
Se escolher o acompanhamento para strogonoff de frango não é tão difícil, o mesmo não acontece na versão de carne. Isso porque o prato com carne bovina possui sabores mais acentuados, texturas diferentes e mais originalidade.
1. Arroz verde com batata frita é um clássico para estrogonofe de carne
Começando com uma sugestão prazerosa, que tal algo que faz parte da refeição diária? Estou falando do arroz e da batatinha frita. O que parece muito simples, se transforma numa combinação incrível com estrogonofe.
O arroz verde pode ser feito com espinafre e brócolis, além de temperos marcantes, como açafrão e curry, se preferir.
Ingredientes do arroz
- 1 xícara (chá) de arroz
- ½ maço de brócolis de rama
- 3 xícaras (chá) de água
- ½ cebola picada
- 5 dentes de alho amassados
- 1 pitada de bicarbonato de sódio
- 2 colheres (sopa) de azeite
- ½ colher (chá) de sal
A ideia para dar uma incrementada nesse arroz, é fazer um pouco de alho dourado na manteiga. Porém, o grande truque da receita não é juntar brócolis in natura, mas incorporá-lo à água do cozimento.
Para isso, pique metade do brócolis, leve ao liquidificador e adicione a água, batendo até virar um caldo homogêneo. Em seguida, refogue cebola e alho, adicione o arroz, o caldo verde e o restante do brócolis in natura picado.
Por fim, tempere com sal, adicione o bicarbonato, tampe e cozinhe normalmente. Quanto à batata, recomendo fazer assada com azeite, alho e páprica. Vou deixar um vídeo a seguir em que você aprende como fazer batata crocante:
2. Salada de feijão encorpada e cheia de ingrediente colorido
Olhando assim, pode até parecer que é uma salada meio sem graça e que não vai combinar. Porém, é uma opção que vai na contramão do estrogonofe, ou seja, além de não atrapalhar agrega à experiência.
Me refiro à uma salada de feijão, bem refrescante, com sabor agradável e muito ingrediente delicioso, anote aí:
- 1 xícara (chá) de feijão carioca ou rajado cozido
- 3 colheres (sopa) de pimentão amarelo picado
- 3 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado
- 2 colheres (sopa) de azeitonas
- ½ cebola roxa cortada em fatias finas
- ½ pimenta dedo-de-moça picada (opcional)
- Suco de 1 limão Taiti ou siciliano
- Sal, pimenta-do-reino, cúrcuma e chimichurri a gosto
- 1/3 xícara (chá) de azeite
- Cheiro-verde picado a gosto
Modo de preparo
- O principal ponto é que o feijão não pode estar desmanchando.
- Então, cozinhe num ponto mais firme para dar certo.
- O preparo da salada é o mais simples possível.
- Tudo que você precisa fazer é colocar o feijão numa tigela e acrescentar os demais ingredientes.
- Coloque o azeite e o suco de limão por último e finalize com um toque de cheiro-verde picado.
Vale ressaltar, que você pode usar feijão verde, feijão branco ou mesmo o fradinho, todos funcionam. Quem sabe como fazer ceviche, provavelmente vai se identificar muito com essa salada, experimente!
3. Acompanhamento diferente de nhoque de batata-doce com espinafre
Aqui nós já entramos nas sugestões que são verdadeiras obras-primas, mas sem ofuscar o estrogonofe. Dessa forma, minha indicação é um inconfundível nhoque de batata-doce com espinafre e molho gorgonzola.
E o melhor de tudo é que você pode usar aquele nhoque pronto, sabe aqueles de massa fresca? Então, fica igualmente delicioso. “Ah, mas queria aprender como fazer nhoque caseiro”.
Tudo bem, pois achei um vídeo que vai te guiar em todos os preparos, primeiro, anote os ingredientes:
- 1kg de batata-doce (cerca de 5 unidades)
- 2 gemas
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto
- Farinha de trigo para polvilhar a bancada e óleo para untar a travessa
Ingredientes do espinafre e molho gorgonzola
- 100g de manteiga em temperatura ambiente
- ½ xícara (chá) de queijo gorgonzola esfarelado
- 1 maço de espinafre
- 1 dente de alho picado
- 2 xícaras (chá) da água do cozimento do nhoque
- ½ xícara de chá de nozes picadas grosseiramente
- Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
O desafio é fazer o nhoque, uma vez que o espinafre e o molho de gorgonzola são bastante rápidos. Depois você frita o nhoque na manteiga e serve com as folhas de espinafre refogadas no alho. Aliás, espalhe o molho de gorgonzola por cima, olha, sofisticado viu.
4. Risoto quatro queijos com abobrinha e alho-poró
Não importa o cenário, sempre que alguém me pergunta sobre um bom acompanhamento, tenho a obrigação de apresentar algum risoto. Antes de falarmos da receita, saiba que o risoto precisa ser mais sequinho, para agregar cremosidade.
Risoto é um prato que combina com todo ingrediente. Então, se você colocar abóbora, fica bom, com palmito, fica incrível e por aí vai. Nesse sentido, para acompanhar seu estrogonofe de carne, aqui estão os ingredientes.
- 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
- 1 + ½ xícara (chá) de vinho branco seco
- 1 + ½ abobrinha
- 1 cenoura picada grosseiramente
- Talo de 1 alho-poró
- 2 cebolas branca picadas
- 50g de queijo gorgonzola
- 50g de queijo cream cheese
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 50g de queijo parmesão ralado
- 50g de ricota fresca
- Azeite a gosto
- 2lts de água
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Sim, eu sei que são muitos ingredientes, mas o risoto fará jus ao seu estrogonofe feito com alcatra ou contrafilé. Primeiro, coloque água numa panela, adicionando cebola, alho-poró, cenoura e abobrinha, ferva o caldo por 25 minutos.
Enquanto isso, refogue cebola e alho-poró picado no azeite até dourar. Entre com o arroz, misture e deixe refogar até o grão ficar translúcido. Em seguida, coloque vinho branco, reduza para evaporar o álcool e comece a colocar o caldo, até juntar tudo.
Quando terminar de colocar o caldo e o arroz estiver no ponto, desligue, acrescente os queijos e a abobrinha. Após misturar, o calor residual vai derreter e finalizar a receita. Simplesmente um espetáculo que você precisa combinar com o estrogonofe!
Sabendo preparar, tudo pode se tornar um acompanhamento para strogonoff de carne
Muito se fala sobre qual estrogonofe é melhor, ou seja, de frango ou de carne. Particularmente, prefiro a receita que leva ambas as carnes. Com isso, temos a suavidade e maciez do frango.
Por outro lado, a carne vermelha traz sabor marcante e um toque sensacional de gordura. Como resultado, a receita fica suculenta, cremosa e com um sabor único. Daí o acompanhamento fica a seu critério, pois a estrela da refeição será o estrogonofe.
E você, encontrou o que procurava? Aproveite as sugestões de hoje, pois foram pensadas com carinho para dar mais sabor e praticidade às suas refeições.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Compartilhe cada uma nas suas redes sociais para ajudar mais gente que talvez não conheça bons acompanhamentos. Até a próxima!