Acompanhamento para salmão grelhado: O que servir?

Se você sabe a importância de valorizar o salmão, mas desconhece o acompanhamento para salmão grelhado ideal, vai se surpreender.

Não basta apenas preparar a melhor receita de salmão, se você não souber harmonizar com pratos complementares. Todo cuidado e atenção do preparo pode ser em vão, mas existem formas criativas e deliciosas de aproveitar melhor o peixe.

Portanto, confira todas as dicas incríveis de acompanhamento que eu separei, pois tenho certeza de que vai simplesmente adorar a maioria delas. Veja só!

5 ideias sensacionais de acompanhamento para salmão grelhado

acompanhamento para salmão grelhado

A beleza do salmão não está somente na suculência e sabor da carne. Isso porque esse peixe possibilita desde combinações sofisticadas, como um incrível molho de alcaparras, à harmonização simples e barata, como arroz branco com legumes.

O segredo para valorizar cada mordida no salmão é acertar nos temperos para peixe escolhidos, mas sobretudo nos acompanhamentos. Afinal, o protagonista da refeição é o salmão e ele não pode ser ofuscado por nada, concorda?

1. Combinação de batata sauté + arroz de amêndoas + sugestão de salmão ao molho de maracujá

E para abrir a nossa lista, trago até você uma maravilhosa sugestão de batata sauté. Mas não para por aí, já que também faremos um arroz caprichado com amêndoas.

Assim, você terá uma refeição completa e ideal para comer com salmão grelhado.

Ingredientes da batata

  • 10 batatas bolinha;
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picada;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • ½ colher (chá) de azeite.

O nome pode até enganar, mas seu preparo é simples. Você deve cozinhar as batatas até ficarem parcialmente macias. Depois você vai derreter a manteiga com azeite numa frigideira, juntar as batatas e deixar até dourar.

O termo sauté se refere a saltear batatas, ou seja, dar uma leve dourada na manteiga com azeite e bastante salsinha salpicada.

Por fim, tenha o trabalhão de degustar o salmão grelhado super macio, com uma batata que derrete na boca e um arroz soltinho com amêndoas!

DICA EXTRA: para diferenciar as batatas, você pode optar por preparar batatas ao murro, levando para assar no forno por 35 minutos a 200° em uma travessa com sal grosso no fundo. O toque de mestre vem na finalização, que é saltear na manteiga!

2. Fettuccine ao molho cítrico + salmão com ervas

Me diga se tem como dar errado um fettuccine al dente, feito com molho cítrico, bastante queijo e, para finalizar, um salmão igualmente caprichado com sabor de limão siciliano?

Pois então, essa sugestão pode ser feita em dias de muita correria. Isso porque o macarrão fica pronto em minutos e o peixe leva pouco tempo para grelhar. Além disso, você pode incorporar um azeite temperado com salsinha e folhas picadas de erva-doce.

A montagem fica parecendo coisa de restaurante, pois o macarrão vai em baixo, o peixe grelhado por cima e o azeite temperado sobre o peixe. Deixarei o vídeo da receita para você acompanhar:

3. Molho como acompanhamento para salmão

Se o mais difícil você aprendeu, que é como assar peixe na grelha e não grudar, os molhos parecerão brincadeira. Na opinião de muitas pessoas, preparar molhos para servir com salmão é suficiente.

E não é para menos, já que as receitas de molho podem ser feitas com muitos ingredientes distintos.

Por exemplo, é possível fazer um molho amanteigado, colocar manga e deixar apurar com azeite, fica sensacional. “Não consigo nem começar a pensar nesse tipo de molho, pois foge das minhas técnicas na cozinha”. Mas é para isso que estou aqui!

Sugestão de molho de manga para salmão grelhado

  • 1 cebola grande picada em cubos
  • 1 manga menos madura
  • Hortelã fresca a gosto
  • 1 pedaço pequeno de manteiga (opcional)

Na mesma frigideira utilizada para grelhar o salmão, refogue a cebola e junte os pedaços de manga, deixe até dourar. Depois adicione a hortelã picada e a manteiga, deixando fritar levemente. Sirva junto do peixe, fica maravilhoso!

Sugestão de molho sofisticado de alcaparras para salmão grelhado

  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 4 colheres (sopa) de alcaparra
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Salsinha e pimenta-do-reino a gosto

Numa frigideira, coloque o azeite e derreta a manteiga. Em seguida, junte as alcaparras, tempere com a salsinha e pimenta e mexa até apurar. Sirva sobre o salmão grelhado, não vai se arrepender!

4. Tradicional combinação de salmão grelhado com legumes

acompanhamento para salmão grelhado com legumes

Pode reparar, todo restaurante que se preza oferece a opção de salmão grelhado no cardápio. E nos acompanhamentos, certamente você encontrará legumes grelhados para salmão como guarnição.

Mas o que servir de legumes? Quais as melhores combinações? Para ajudar você nessa, vou manter uma sugestão prática de brócolis ninja, cenoura e vagem.

O primeiro passo é cozinhar os legumes no vapor até ficar quase al dente. Depois de grelhar o salmão, adicione um pouco de alho processado, cebola picadinha, a sobra do tempero do peixe com azeite e refogue até dourar tudo.

Por último, coloque os legumes e frite até o ponto desejado. Ah, você também pode incrementar com batatas cozidas, pois puxam todo o sabor, veja uma receita:

5. Prepare um delicioso purê gratinado

Nosso último acompanhamento para salmão de hoje, é um purê de batata gratinado e cremoso. Apesar de parecer uma receita básica, resolvi dar uma incrementada nos ingredientes e no método de preparo:

  1. Depois de fazer o purê cremoso, utilize um recipiente próprio para forno.
  2. Coloque uma camada generosa de purê no fundo.
  3. Cubra com requeijão cremoso.
  4. Adicione também lascas de parmesão ralado.
  5. Repita os passos até preencher o potinho, finalizando sempre com queijo para gratinar.
  6. Por fim, adicione um fio de azeite, manjericão e leve ao forno até dourar completamente o queijo.

No prato, adicione a posta de salmão grelhado e uma porção generosa de purê ao lado, finalize com um toque de manjericão fresco ou uma pitada de pimenta-do-reino para realçar as nuances dos sabores!

Bom, agora você conhece mais 5 tipos de acompanhamento para salmão grelhado. Já escolheu o seu favorito? Sabe aquele que você bate o olho e diz: “é esse mesmo que eu vou fazer nesse minuto”? Então, agora é com você pilotar a cozinha!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas de acompanhamento para salmão grelhado, pois apesar de o salmão grelhado ter se popularizado, as pessoas acabam na dúvida quanto às harmonizações de ingredientes.

Aproveite e veja também como fazer salmão na airfryer que ensinamos aqui recentemente!