Não acredito que você fez um delicioso picado, mas está sem ideias de acompanhamento para picadinho de carne que combinam.
O mais desafiador dessa conversa é preparar o picadinho, uma vez que ele combina com arroz simples e até mesmo ovo. Na verdade, posso dizer sem nenhuma ressalva, que o picadinho é um dos poucos pratos que vai bem com tudo.
Se mesmo assim você sentir que a criatividade não está ao seu lado, sugiro conferir minhas dicas. Não é para me gabar, mas caprichei na escolha para você. Vamos?
5 opções de acompanhamento para picadinho de carne daqueles de restaurante
Aqui vai uma dica que não costumo compartilhar com frequência. A receita de picadinho de carne simples é muito parecida com a de carne de panela, concorda? Ambas compartilham cremosidade, maciez e sabor, mas não apenas isso.
Isso porque você pode se basear na escolha do acompanhamento para carne de panela que não tem como errar. Afinal, são receitas curingas feitas exclusivamente para abrir nossas possibilidades de deixar a mesa mais completa!
1. Sugestão para quem gosta de cardápio completo com picadinho de carne
Por mais que você saiba fazer inúmeras guarnições, é a harmonização dos sabores que pesa na refeição. Por exemplo, você faz um picadinho de carne acebolado com molho de cerveja.
Mas acaba fazendo também um feijão recheado, que também é chamado de feijão gordo. “Nossa, mas essa não é uma combinação boa?”. E como! Mas dependendo do restante do contexto, como salada e arroz, pode ficar uma refeição pesada.
Os sabores do molho para carne de cerveja do picadinho, do bacon e da calabresa do feijão, disputam atenção. Portanto, é necessário equilíbrio total para não deixar o picadinho disfarçado e com sabor apagado.
Foi pensando nisso que escolhi um bom acompanhamento, bastante simples confesso, mas com um paladar dos deuses:
- Couve refogada na manteiga com cebola e alho.
- Arroz branco com cubos de batata e cenoura.
- Farofa simples com bacon em cubos.
- Ovo com a gema mole (ideal para escorrer pelo prato).
Acredito que não tem erro nessa preparação, não é verdade? A couve é aquela parecida com couve para feijoada. O arroz basta refogar tudo e acrescentar os ingredientes durante o cozimento. Porém, vou deixar um vídeo que explica até mesmo o picadinho, olha que interessante:
2. Arroz colorido e macarrão de forno vão bem demais com picadinho de carne
Aqui nesta sugestão você vai unir muitas inspirações numa única refeição. Isso porque temos picadinho, super clássico, arroz colorido, digno de refeição caprichada e macarrão de forno, prato de domingão.
Ingredientes sugeridos do arroz
- 2 xícaras (chá) de arroz
- 2 cenouras pequenas raladas
- 1 lata de milho verde
- 1 lata de ervilha
- 2 cebolas picadas
- 2 dentes de alho amassados
- Sal, pimenta-do-reino e salsinha a gosto
Ingredientes sugeridos do macarrão
- 1 colher (sopa) de azeite
- 150g de bacon picado
- ½ cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 tomate médio picado
- Azeitona a gosto
- ½ lata de milho verde (sem a conserva)
- Pimenta-do-reino a gosto
- 1 sachê de molho de tomate
- 6 salsichas picadas
- 100g de requeijão cremoso
- Cheiro-verde a gosto
- 300g de macarrão
- 200g de muçarela
Como o arroz não tem segredo, vamos de macarrão. Comece refogando alho e cebola. Em seguida, junte o restante dos ingredientes, menos a muçarela e o macarrão. Agora, cozinhe o macarrão de acordo com as orientações da embalagem.
Por fim, escorra o macarrão, junte à panela com o molho, misturando para encorpar e espalhe a muçarela. Agora sim, leve ao forno preaquecido a 180° até derreter e gratinar o queijo.
A princípio pode parecer coisa demais, mas garanto que é uma baita refeição completa. Inclusive, o picadinho com estes acompanhamentos funciona bem como carne para almoço de domingo.
3. Picadinho de carne com farofa de cebola caramelizada e abóbora assada
Quer mais brasilidade na mesa, do que picadinho de carne com farofa? Ah, quase esqueci, temos a abóbora assada como um grande diferencial. Falo isso porque esse ingrediente traz muito sabor, mas sem brigar pela atenção.
Então, seu picadinho ainda vai ser a estrela, mas com uma guarnição que agrada a todos. Para o preparo da abóbora você vai precisar de ½ abóbora cabotiá, sal e pimenta a gosto, sálvia fresca e azeite. Você acredita que é só isso?
Por conseguinte, corte a abóbora em fatias médias e coloque num refratário com alumínio. Em seguida, tempere os dois lados e espalhe sálvia fresca. Por último, leve para assar em forno preaquecido a 220° por cerca de 20 minutos.
E a farofa, que tal apostar na farofa de ovo? Só que ao invés de juntar ovo cozido, prefira ovo mexido, pois deixa mais molhadinha e suculenta!
DICA EXTRA: por acaso você tem sobra de churrasco aí? Estou perguntando porque pode ser interessante fazer picadinho com sobra de churrasco. Além de não desperdiçar, esse preparo guarda um sabor maravilhoso!
4. Picadinho cremoso de carne e purê é suficiente
Quer uma receitinha prática e que casa perfeitamente com picadinho? Então, você deve ir de purê. “Ah, mas já cansei de fazer purê de batata”. Mas quem disse que você deve ficar apenas na batata?
Pelo contrário, minha sugestão é precisamente para diversificar essa realidade aí, veja algumas opções excelentes:
- Purê de ervilha.
- Purê de grão-de-bico.
- Opção mais saudável de purê de brócolis com queijo gratinado.
- Opção diferente de purê de brócolis com chips de tomate assado.
- Receita aveludada de purê de couve-flor com queijo que estica.
- Receita de purê de couve-flor com cogumelo salteado na manteiga.
- Sugestão de purê de mandioquinha com bacon e cheiro-verde.
Portanto, são inúmeras possibilidades, mas gostaria de destacar uma, que é o purê de abóbora rústico:
- 500g de abóbora japonesa (já descascada)
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 + ½ colheres (sopa) de manteiga
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Não se preocupe com o preparo, pois deixarei um vídeo que vai auxiliar você. Contudo, queria sugerir para fazer um picadinho de carne mais cremoso, sabe daqueles que o caldo escorre lentamente?
Então, desse modo você serve sobre o purê e experimenta um prato realmente sofisticado e saboroso!
5. Picadinho de carne com vinagrete, arroz à grega e batata rústica lhe parece bom?
Como diz o outro: “fecha a conta e passa a régua”, pois essa última sugestão é de tirar o chapéu. Quando a gente bate o olho até parece que se trata de acompanhamento para feijoada, mas não é.
Ainda estamos falando do picadinho suculento, servido com um delicioso vinagrete de acidez equilibrada. Isso sem contar o arroz à grega soltinho e apetitoso, além da batata suculenta assada só com sal, pimenta e alecrim.
Quer mais o que depois dessa refeição? Apenas uma observação: procure manter a proporção de 2 porções de azeite e 1 porção de limão ou vinagre. Na prática, se for usar 150ml de caldo, você sabe que 100ml é de azeite e 50ml de limão.
Com isso, você sempre terá um vinagrete super balanceado que se destaca na medida. E o seu picadinho? Ah, o seu picadinho será o grande protagonista de uma refeição inestimável, pode apostar!
Qual das 5 opções de acompanhamento para picadinho vai preparar hoje?
Eu sei como é duro ter de escolher uma opção que seja melhor ou mais saborosa que a outra. No fim das contas, nossa lista de hoje está de arrasar quarteirão, não é verdade?
Porém, picadinho é tão versátil que pode ser preparado da segunda-feira ao almoço do sábado, e sem enjoar, né? Nesse sentido, você pode intercalar as sugestões e ter sempre uma “carta na manga”, pronta para impressionar a todos.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se ajudaram você a descobrir novos caminhos na culinária, aproveite e compartilhe com mais pessoas, isso amplia a satisfação na cozinha de mais gente. Até a próxima!