Se o mais difícil você já preparou, que é a moqueca, mas não consegue pensar no melhor acompanhamento para moqueca de peixe, saiba que chegou ao lugar certo.
Por ser uma receita completa, com legumes, vegetais, peixe e frutos do mar, muitos assumem não haver necessidade de complementos. Porém, esse é um prato que cai muito bem com certos acompanhamentos, a exemplo da farofa ou do pirão.
Sendo assim, confira agora ótimas dicas e sugestões incríveis de acompanhamento para você preparar, a fim de servir uma mesa farta em sabor!
5 tipos de acompanhamento para moqueca de peixe que combinam
Praticamente todo acompanhamento combina com moqueca de peixe, desde que os temperos dos pratos não se sobressaiam.
Por exemplo, você fez uma moqueca bem cremosa e de sabor acentuado. Mas preparou também um risoto de queijo gorgonzola. Nesse caso, você corre o risco de os sabores brigarem entre si, ou seja, faltar harmonia na mesa.
Em contrapartida, quando você faz a mesma moqueca, mas aposta num arroz branco soltinho, o sucesso é garantido.
Além disso, deixo aqui uma dica valiosa, que é ter atenção às texturas. Isso porque a moqueca costuma ter mais caldo e o acompanhamento precisa ser mais enxuto para absorver esse caldo e não formar mais “líquidos” na receita.
1. Deliciosa combinação de arroz branco + farofa de dendê + pirão de dendê
Com isso em mente, a minha primeira sugestão é na verdade uma refeição completa de encher a boca d’água. Dessa maneira, você vai preparar um arroz branco com cheiro-verde picadinho, uma farofa de dendê e um pirão de dendê fantástico.
Já que o arroz não tem segredo algum, vamos aos ingredientes da farofa e do pirão:
Ingredientes da farofa de dendê
- 110ml de azeite de dendê
- 2 cebolas picadas
- 20 azeitonas picadas
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
- 400g de farinha de mandioca
- Coentro a gosto
O preparo é bem simples, basta refogar a cebola no azeite de dendê, adicionar as azeitonas e os temperos, e finalizar com a farinha de mandioca. Por fim, mexa tudo até criar a consistência de farofa e salpique coentro, está pronto!
Ingredientes do pirão de dendê
- 1 copo de água fria
- 150g de farinha de mandioca
- 10 conchas de molho de moqueca (em torno de 1lt de molho)
Coloque a água numa panela e adicione a farinha de mandioca, vá misturando até formar uma massa. Depois é só adicionar o molho da moqueca e mexer até incorporar tudo. Caso necessário, corrija o sal e adicione temperos da sua preferência!
Estes acompanhamentos formam uma deliciosa combinação de texturas, visto que a farofa e o pirão casam perfeitamente com a moqueca. Já o arroz vem para dar uma “quebrada” na combinação forte de sabores, por isso o fazemos branco mesmo!
Vou deixar o vídeo dos preparos abaixo:
DICA EXTRA: se preferir, incremente a mesa com um arroz com castanha e passas, fica divino também!
2. Batata canoa rústica e gratinada no forno
Agora, se você procura algo rápido, saboroso e que também combina com moqueca, é impossível deixar a batata de fora. E aqui estou falando da batata canoa rústica e gratinada no forno.
Para fazer essa delícia, basta
- Cortar as batatas em formato irregular.
- Cozinhar em água fervente com sal por 5 minutos.
- Escorrer as batatas e colocar na assadeira.
- Temperar com sal, pimenta-do-reino, alho picado, tomilho e alecrim.
- Levar ao forno por cerca de 40 minutos.
- Tirar as batatas, acrescentar o tomilho e voltar ao forno por mais 10 minutos em temperatura alta.
Pode parecer um acompanhamento simplório, mas a intenção é essa mesmo, deixar a moqueca brilhar. Só que ao mesmo tempo, temos a batata que fica sensacional e adiciona certa textura à experiência gastronômica!
3. Pirão de peixe é o acompanhamento perfeito
Você sabe por que é tradicional comer pirão com moqueca? É porque o pirão é feito justamente com o caldo da moqueca, assim como mostrei na primeira sugestão.
No entanto, eu gosto de mostrar coisas diferentes para você. Então, a sugestão é um delicioso pirão de peixe, onde o caldo utilizado será feito a partir de:
- Aparas de peixe (prefira a cabeça do peixe, mas exclua os olhos, pois pode amargar).
- 1 + ½ litro de água em temperatura ambiente
- 1 tomate picado grosseiro
- 2 cebolas picadas
- Raiz de coentro
- 1 pimenta de cheiro
- Suco de 1 limão
Coloque a água numa panela, adicione o peixe e demais ingredientes. Deixe fervendo por 15 minutos. Por último, separe a carne do caldo e prepare o pirão com esse caldo aromático e muito saboroso.
A moqueca fará muito sentido com o pirão, já que ambas as receitas levam peixe. Porém, o diferencial é que o pirão terá um toque mais fresco de ervas. Deixarei o vídeo da receita para acompanhar os detalhes:
4. Sugestão de cuscuz temperado
Outro acompanhamento sugerido para a moqueca é o cuscuz. Geralmente o cuscuz possui consistência que favorece a moqueca, pois como é feito com farinha, absorve o caldo, trazendo uma explosão de sabores na boca.
O preparo do cuscuz consiste em hidratar a farinha de cuscuz e temperar com especiarias e ingredientes. O pulo do gato é utilizar uma cuscuzeira para ajudar a obter a consistência certa. Veja algumas sugestões de cuscuz para combinar com moqueca:
- Cuscuz nordestino com pimentões: ideal para quem não coloca pimentão na moqueca.
- Cuscuz de peixe: combinação incrível para acompanhar a moqueca de peixe.
- Sugestão de cuscuz com camarão: outra opção é incluir o camarão limpo no cuscuz, lembrando de não colocar na moqueca para não exagerar no sabor.
- Sugestão de cuscuz de legume: essa receita é para as pessoas que gostam de sentir mais o sabor da moqueca do que dos acompanhamentos, pois fica suave, porém, saborosa na medida.
5. A farofa certa valoriza o preparo da moqueca
Há quem afirme que somente a receita de farofa de dendê é recomendada para comer com moqueca. Só que essa afirmação limita a gente na cozinha, pois acabamos por não conhecer novos sabores.
Dessa forma, o ideal mesmo é se “arriscar” um pouco mais, a fim de identificar as melhores opções para você. Sendo assim, conheça as melhores farofas para servir junto com a moqueca:
- Farofa de bacon com cheiro-verde.
- Farofa de ovo temperada com azeite de dendê.
- Sugestão de farofa crocante de milho.
- Sugestão de farofa de banana da terra e coco.
- Opção de farofa úmida com cenoura e ovos.
- Opção de farofa de cebola com manteiga.
Sua moqueca de peixe nunca mais será a mesma
Conhecer os melhores tipos de acompanhamento para moqueca de peixe vai além de combinar pratos diferentes.
Na realidade, isso permite que você diferencie até mesmo na receita de moqueca, com novos ingredientes e temperos para peixe na moqueca.
Não deixe de testar e experimentar as sugestões de hoje, pois foram todas pensadas em ajudar aí na sua cozinha, do almoço de domingo aos preparos da semana. Afinal, praticidade é o que não falta, concorda?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Não se esqueça de compartilhar nas suas redes sociais para ajudar mais pessoas. Até a próxima!