Quer dizer que você deseja dar uma turbinada nas refeições e o acompanhamento para frango frito cairia como uma luva?
Dentre as possibilidades que nos rodeia nos banquetes, o frango frito é o que mais abre espaço para combinar guarnições. Seja com saladas, opções quentes, molhos e até mesmo com um arroz mais encorpado, esse é o caminho ideal.
Eu resolvi separar para você as melhores sugestões para complementar essa que é uma das receitas mais práticas e econômicas de preparar. Anote todas as dicas, vamos lá?
4 recomendações de acompanhamento para frango frito + dicas
Vou te falar a verdade, frango é tão saboroso que nem precisaria de acompanhamentos, concorda comigo? Porém, com a carne cara como está, a opção é aumentar o consumo dessa proteína no dia a dia.
Só que com isso vem um pequeno contratempo, que é variar no preparo, a fim de não enjoar da carne. E como falamos de frango frito, é ideal apostar em guarnições bacanas que engrandeçam sua importância na alimentação.
1. O que fazer para acompanhar o frango frito? (Filé de frango)
Eu poderia começar a nossa lista por outro corte, mas o filé de frango é o mais consumido. Não à toa, nos permite a escolha de tempero simples para filé e viabiliza inúmeros preparos.
Por conta disso, você encontrará no filé de frango uma gama maior de acompanhamentos sensacionais. Gostaria de destacar uma combinação bem interessante de filé de frango frito com “macarronese”, que é uma salada de macarrão.
Ingredientes do preparo
- 250g de macarrão;
- Sal, azeite, pimenta-do-reino e orégano a gosto;
- ½ cebola picada;
- ½ lata de ervilha;
- 1 lata de milho verde;
- 150g de presunto picado;
- Azeitona a gosto;
- ½ cenoura ralada;
- 1 lata de atum;
- Tomate cereja e cheiro-verde a gosto;
- 250g de maionese.
De certa forma, basta misturar os ingredientes ao macarrão al dente e levar à geladeira. Não se preocupe, deixarei a receita completa para ajudar você:
DICA EXTRA: já que a “macarronese” tem bastante sabor, recomendo que você maneire nos temperos naturais para carne. Prefira se manter no básico, com sal, pimenta-do-reino e açafrão. E capriche para valer no azeite ou manteiga, isso dá um sabor marcante!
2. O que servir com coxa de frango frita?
Quando falamos em coxa devemos ir além da coxinha, pois o acompanhamento para coxa e sobrecoxa é ainda mais incrível. Inclusive, aqui me refiro àquelas coxas maiores, muitas vezes empanadas.
E digo isso não porque esse corte é uma paixão nacional, mas sim porque abre espaço para muita variedade. Dessa maneira, você pode trazer opções de arroz ou legumes no vapor e salteados na manteiga.
Outra vantagem é que qualquer molho pode ser um pilar da refeição completa. Um bom exemplo é o molho agridoce de laranja com especiarias.
Em contrapartida, se a sua intenção é encontrar algo que acompanhe a marmita do trabalho, tenho exatamente o que procura. “Ah, mas não quero nem saber de frango desfiado fit, hein, não estou de regime”.
Opa, pode deixar porque a sugestão é uma tentadora coxa de frango empanada frita. Mas a surpresa é combinar com couve-flor gratinada e salada caesar.
Anote o que vai em cada preparo
Ingredientes couve-flor
- Água suficiente
- 1 colher (chá) de sal
- 1 couve-flor
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 2 + ½ xícaras (chá) de leite
- 100g de muçarela
- Muçarela a gosto para finalizar
Ingredientes salada caesar
- 2 colheres (sopa) de maionese
- 2 colheres (sopa) de creme de leite
- 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado
- 1 colher (sopa) de cheiro-verde
- Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 dentes de alho
- 2 filés de frango grelhados em cubos
- Pão de forma a gosto para fazer os croutons
- Folhas de alface, rúcula e agrião a gosto
Tirando as folhas, o pão crocante e o frango em cubos, bata todo o restante num mixer ou liquidificador. Depois, num prato você colocará as folhas, o molho, o frango e mais queijo parmesão. Fica divino como acompanhamento para coxinha frita!
Se você estava querendo saber o que fazer com sobras de frango, pode ser interessante usar na salada. Olha que ideia bacana e criativa, não é mesmo?
3. O que combina com coxinha frita + sugestão de acompanhamento
Agora sim falaremos da coxinha, iguaria que pode ser frita por imersão, empanada e assada no forno. Sabe aquela coxinha retirada da asa do frango, o famoso drumet? Então, é precisamente essa que me refiro.
Sendo assim, não tem mistério, pois o preparo é bem simples, bastando fritar ou levar ao forno para dourar. Porém, o segredo está na guarnição escolhida e, nesse cenário, minha recomendação é um purê aveludado.
Parece simples, mas o truque é usar:
- Inhame
- Cenoura
- Chuchu
- Alho-poró
- Abóbora cabotiá
- Sal, pimenta-do-reino e especiarias a gosto
Bata tudo no liquidificador, refogue cebola e alho no azeite e junte o purê. Por último, vá mexendo até ganhar corpo e ficar cremoso. Quer combinação melhor que coxinha frita com purê suave e igualmente nutritivo?
Aliás, você também pode preparar um arroz bem soltinho com cheiro-verde e se esbaldar até falar chega!
DICA EXTRA: para essa sugestão ficar ainda mais diferenciada, faça uma marinada com ervas frescas, suco de limão e especiarias, deixa as coxinhas suculentas na medida!
4. O que fazer para acompanhar frango grelhado?
Você sabia que muita gente não considera que frango grelhado e frito são a mesma coisa? Independentemente, essa sugestão tem uma complexidade em sabor que vai marcar seu paladar.
Além do mais, trata-se de uma mistura completa, ou seja, é frango grelhado finalizado como acompanhamento. Nesse sentido, vamos utilizar filé de frango mais ingredientes como:
- 4 filés de frango
- Nata ou creme de leite fresco
- Cebola, alho, tomate seco e espinafre a gosto
- Sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
- Cogumelo da sua preferência a gosto
Todos os ingredientes são a gosto, pois depende da quantidade que quer fazer. Não se preocupe em dar errado, pois, deixarei o vídeo da receita completa abaixo. O que posso adiantar resumidamente é:
- Tempere e grelhe os filés de frango.
- Na mesma panela da fritura, refogue cebola e alho até dourar.
- Em seguida, junte e doure os cogumelos cortados em fatias.
- Ajuste o tempero, adicione tomilho e refogue para obter uma cor escura atrativa.
- Agora, acrescente a nata, misture até derreter e coloque espinafre.
- Por fim, quando murchar você volta os filés grelhados e deixa mais alguns minutos.
Tenho que dizer que esse prato é uma das melhores receitas com frango que você vai comer. Afinal, é praticamente uma refeição completa:
DICA EXTRA: assegure boas opções de molho para comer com frango frito!
E quem disse que acompanhamento para frango frito deve ser apenas pratos completos que levam tempo no preparo? Isso porque o molho para comer com frango frito funciona muito bem como guarnição.
Contudo, pretendo ir além de opções simples, como molho de mostarda, molho de queijo e molho agridoce. Estou falando do molho de tamarindo.
Apesar de ser encontrado somente em grandes supermercados, o tamarindo tem ficado mais acessível. E por que usar esse molho em especial? Por conta do seu sabor cítrico e complexo, é ideal para “quebrar” a gordura da maioria das frituras.
Agora o melhor acompanhamento só depende de você!
Gosto de pensar que o melhor acompanhamento para frango frito é aquele que agrada e satisfaz nosso paladar. No entanto, é interessante abrir a mente para novos sabores, temperos e fusões entre os diferentes ingredientes, concorda?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se encontrou algo realmente diferente que te inspirou, não esqueça de compartilhar nas redes sociais, assim você leva mais sabor ao dia a dia de outras pessoas também. Até a próxima!