O tradicional é o frango acompanhar as refeições, mas isso muda quando precisamos encontrar o acompanhamento para frango a passarinho.
Talvez a primeira coisa que pipoca na mente, seja aquele molho cremoso para mergulhar o frango, né? Contudo, qualquer preparo pode se tornar o acompanhamento ideal para seu frango sequinho, crocante e ainda assim, suculento, quer apostar?
Então, tudo que precisa fazer é conferir as ideias incríveis e práticas que escolhi cuidadosamente para você. Depois deste conteúdo, você ficará expert no assunto!
5 ideias de acompanhamento para frango a passarinho que você precisa conhecer
Costumo dizer que a escolha do acompanhamento depende da ocasião. Isso porque podemos fazer frango a passarinho para o almoço, janta, como petisco e entradinha. Com isso, o acompanhamento varia em cada ocasião.
Por exemplo, se estiver prestes a receber a galera, é interessante aprender algumas receitas de molho para frango a passarinho. Agora, caso vá servir como um petisco, o que acha de fritar batata bem sequinha e crocante?
1. Combinação tradicional de batata rústica, molho cremoso e frango sequinho
Acredito que todo mundo ama batata, mas nem todos sabem como dar crocância à batata rústica. O resultado mais comum, é batata murcha e, às vezes, borrachuda.
Porém, fui em busca do segredo para ficar extremamente crocante, é um prato cheio para servir com frango a passarinho. Para isso, precisaremos de:
- 3 batatas grandes, lavadas e cortadas em palitos médios
- Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto
- 2 colheres (chá) de amido de milho
- 2 colheres (chá) de páprica picante
- Azeite para besuntar a gosto
- 2 dentes de alho picados para colocar na carne
- 4 dentes de alho cortados com casca
Tempere as batatas, adicione amido e besunte azeite para espalhar. Em seguida, unte uma assadeira, disponha as batatas e coloque o alho cortado com casca. Por fim, leve ao forno preaquecido a 200° por 40 minutos, virando na metade.
O molho pode ser o mais simples, misturando maionese, ervas picadas, como alecrim, cheiro-verde, manjericão e tomilho. Além disso, junte também suco de limão e azeite para dar o ponto.
Prontinho, sirva com aquele frango a passarinho na airfryer ultra suculento e crocante.
2. Frango a passarinho acompanhado com legumes assados
Pessoalmente, receita boa é aquela que você mistura tudo e coloca no forno para assar. Nesse caso, a ideia é fazer frango a passarinho assado no forno, juntamente com diversos legumes e vegetais.
Como resultado, você terá uma refeição completa do forno à mesa, sem enrolação, técnica difícil ou “firula”.
- 3 cebolas cortadas em pétalas
- 4 dentes de alho picados
- 2 cenouras médias cortadas em rodelas
- 3 batatas médias cortadas em cubos
- Sal, pimenta-do-reino, açafrão, ervas finas, chimichurri e páprica picante a gosto
- Azeite a gosto
Tudo que você precisa fazer é colocar os legumes e vegetais e temperar com os ingredientes até espalhar bem. Uma dica incrível, coloque o tempero para frango a passarinho e misture com a cebola, batata e cenoura.
Por último, espalhe numa forma e leve para assar pelo tempo indicado na receita. Outro acompanhamento para frango interessante aqui, é servir arroz verde com brócolis e uma salada simples de acelga com rúcula.
3. Frango a passarinho na airfryer servido com arroz recheado e salada especial
Consegue imaginar que combinação magnífica de arroz recheado com linguiça calabresa, cebola, tomate, alho, milho e seleta, com frango sequinho? Além disso, uma salada refrescante para deixar a refeição ainda mais leve e apetitosa?
Pois essa é a minha terceira sugestão. Acredito que não tenha segredo para fazer o arroz, correto? Já a salada para acompanhar frango é outra conversa, pois você deve saber o que colocar, combinando bem com frango. Sendo assim, montei uma sugestão:
- ¼ de cabeça de repolho grande picado
- 1 cenoura grande ralada
- 125ml de iogurte natural
- 3 colheres (sopa) de maionese
- 2 colheres (sopa) de vinagre
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- Sal, pimenta-do-reino, pimenta branca e pimenta rosa a gosto
- ½ cebola média picada
Numa tigela, coloque repolho e cenoura e tempere. Em um recipiente à parte, misture o iogurte, a maionese, o vinagre, o sal e o açúcar até ficar homogêneo. Por fim, coloque as pimentas na salada, incorpore o molho, mexa para espalhar e envolver os ingredientes.
4. Almoço clássico com salada de ovo, arroz à grega e tutu de feijão
Sabia que frango a passarinho vai além do petisco de boteco, já que é possível fazer refeições bem elaboradas? E nada melhor para ilustrar esse cenário, do que a combinação de:
- Salada de ovo: geralmente leva ovo cozido, cebola picadinha, maionese, cheiro-verde e temperos naturais. O ideal é misturar até ficar cremoso e armazenar na geladeira para esfriar, é indescritível.
- Arroz à grega completo: uma boa receita leva bastante cebola, alho, cenoura picada, pimentão vermelho e amarelo. Além disso, vai uva passa, milho, ervilha e os temperos de sua preferência.
- Tutu de feijão: até hoje nunca encontrei alguém que não gostasse de tutu de feijão. E não é para menos, pois a receita é feita com alho, cebola, bacon, paio, linguiça calabresa, cheiro-verde e farinha.
Os grandes destaques são a linguiça paio e a calabresa, que trazem um toque de defumado bem acertado. Enquanto o sabor é enriquecido pelo bacon, cebola e alho, é uma explosão de sabores. E com frango a passarinho então, é de arrancar suspiro.
Como o arroz e a salada de ovo não têm segredos, deixarei um vídeo bacana do tutu de feijão:
5. Canja com legumes é diferente, mas combina que é uma maravilha!
Tem gente que só come canja no inverno. Mas eu sou da opinião de que canja vai bem a qualquer momento. E se você não quer “perder” muito tempo na cozinha, combinar a canja com frango a passarinho é um luxo.
Se você sabe como cortar frango a passarinho, certamente sabe que acaba sobrando alguns pedacinhos de carne, né? Dessa forma, junte as sobras de frango na canja para dar mais consistência e sabor ao caldo, anote:
- 500g a 600g de frango desfiado
- ½ xícara (chá) de arroz
- 1 cebola grande picada
- 2 tomates maduros picados
- 2 talos de salsão (com as folhas)
- 1 cenoura picada
- 2 dentes de alho picados
- Cerca de 2,5 litros de água
- 1 tira longa de casca de laranja
- 3 ramos de salsinha
- 2 ramos de tomilho
- 2 ramos de manjericão
- 1 folha de louro
- Sal, azeite e pimenta-do-reino a gosto
- Cheiro-verde picado a gosto
Não importa a maneira como você prepara sua receita, mas lembre-se de deixar o caldo bem grosso. Falo isso porque a experiência para servir com o frango a passarinho será melhor, pois a cremosidade combina perfeitamente.
A seguir você acompanha uma receita completinha, não deixe de fazer porque é uma iguaria:
DICA EXCLUSIVA: aposte nos molhos para acompanhar frango a passarinho
Você já experimentou algum tipo de molho para frango a passarinho? Caso não tenha, você não sabe o que está perdendo, pois é algo fantástico.
E não existe um molho ideal, já que a escolha pode acompanhar o preparo do frango. Por exemplo, frango a passarinho frito combina mais com molho leve, suave e cremoso.
Por outro lado, uma receita de frango com temperos apimentados, pode ser equilibrada com geleia de pimenta agridoce. “Nossa, mas eu fiz frango a passarinho no forno, e agora?”.
Simples, utilize o “grude” da forma para deglaçar o fundo, criando um molho cremoso de muito sabor. Em outras palavras, tenha a liberdade para criar receitas incríveis de molho, usando o que tiver à disposição.
Concluindo, agora que você conhece as melhores opções de acompanhamento para frango a passarinho, é hora de mostrar as suas técnicas e habilidades na culinária, né? Convide todos para um banquete e coloque seu conhecimento à prova, boa sorte!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se foram valiosas para você a ponto de encontrar uma ideia que nem imaginava, não deixe de compartilhar nas redes sociais para facilitar a vida de mais pessoas. Até a próxima!