A carne acaba de sair do forno desmanchando, mas infelizmente você não conhece nenhum acompanhamento para fraldinha assada. E agora, servir só carne?
Até que não seria má ideia, mas sabendo que dá para criar obras de arte, por que não arriscar, né? Aqui nenhuma sugestão é arriscada, na verdade, todas são pensadas para entregar a você a melhor das experiências.
Então, continue a leitura e entre num universo onde toda nova ideia pode deixar sua refeição com fraldinha surpreendente. Eu não perderia se fosse você!
Acompanhamento para fraldinha assada: 4 guarnições que tornam a refeição mágica
O bom de escolher guarnições para fraldinha é o seu sabor equilibrado, diferente de outros cortes, como cupim assado. Se no cupim a gente precisa tomar cuidado para não adicionar mais gordura ao paladar, na fraldinha é o oposto.
Isso nos proporciona opções quase que inesgotáveis para levar criatividade à mesa. E é sobre isso que falaremos hoje, já que fiz questão de escolher apenas acompanhamentos que realmente valorizam o corte.
Quer saber do que estou falando? Quer conferir logo o que eu achei de tão saboroso assim? Então, vamos começar com um prato magnífico.
1. Batata rústica salteada com bacon é um prato fora do comum de sabor
Não adianta, não tem combinação melhor do que batata bem-feita e carne fraldinha assada no ponto. Parece que um sabor não interfere no outro, mas ambos se combinam e fazem nosso paladar até cantar de “gostosura”.
Para fazer essa receita, cozinhe batatas por 7 minutos, depois corte-as em cubos. Em seguida, leve à frigideira com azeite e manteiga, salteando juntamente com temperos como tomilho e alecrim. Aliás, salpique também páprica picante.
Depois é só entrar com bacon em fatias carnudas ou cubos suculentos, fritando até dourar e criar aquela casquinha suprema.
SUGESTÃO DE MONTAGEM: pegue um prato bem bonito, colocando parte da batata rústica com bacon de um lado. Por cima, disponha ervas frescas para dar um toque de “frescura”. Para finalizar, suculentos pedaços de fraldinha na lateral, mergulhados no molho feito diretamente na panela do cozimento. Faça e prove!
2. Já experimentou cuscuz com frutas secas? Cai como uma luva com fraldinha assada
Tem gente que não simpatiza muito com o cuscuz, já eu acho fenomenal, como acompanhamento então, é divino. Porém, procurei fugir ao máximo das receitas tradicionais, e creio ter separado algo que vai chamar sua atenção.
Ingredientes
- ½ xícara (chá) de uva passa branca
- ½ xícara (chá) de uva passa preta
- 120ml de vinho branco seco
- 3 dentes de alho picados
- Gengibre picado ou ralado a gosto
- ½ cebola roxa pequena bem batida
- 50g de berinjela em cubos
- 50g de abobrinha em cubos
- Cenoura em cubos a gosto
- ½ maçã verde picada em cubos
- 10 folhas de hortelã
- Molho de pimenta a gosto (opcional)
- 1 xícara (chá) de cuscuz marroquino
- 240ml de caldo de legumes caseiro
- 1 colher (sopa) de azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Olhando de relance parece ser muita coisa, né? Entretanto, o bom é que você não precisará se preocupar com receitas adicionais, como outras guarnições. Afinal, o molho da carne da fraldinha assada é suficiente para deixar a refeição apetitosa. Quanto ao preparo, veja o vídeo a seguir se você não tiver experiência:
3. Purê de abóbora com gengibre é pura cremosidade aveludada na boca
Chegando em nossa terceira posição, trago até você um purê super diferente e sofisticado. Estou falando do purê de abóbora cabotiá, com um toque de gengibre e temperos incríveis.
Comece cozinhando a abóbora em cubos médios sem casca, adicione um pouco de sal à água. Assim que amolecer bem, amasse com uma peneira própria para purê, ou em todo caso, com um garfo dá certo. Fica mais rústico, mas funciona.
Por último, leve o purê à panela, juntando manteiga para dar brilho e um pouco de creme de leite fresco. O ideal é ajustar os temperos antes de colocar o gengibre processado. Cuidado apenas para não exagerar e ficar forte demais.
Outra coisa, procure deixar com uma consistência mais aveludada, de modo a servir a carne sobre o purê. Quem aí já comeu ossobuco na panela de pressão com molho, vai saber exatamente do que estou falando.
Afinal, o molho da fraldinha assada fica todo por cima do purê, que puxa seu sabor. Não preciso nem dizer que é a visão do paraíso, não é mesmo?
4. Quer um prato sofisticado e simples ao mesmo tempo? Risoto cremoso de cogumelos é a pedida!
Você sabia que ainda hoje as pessoas acreditam na fábula de que risoto é complicado de fazer? Ou pior ainda, que leva horas no fogo igual era falado antigamente, só que não, é tudo muito prático.
Para ter ideia, aqui em casa mesmo quando estamos com pressa, o risoto sai em 20 minutos, para demorar muito. Dessa forma, a vantagem do risoto servido com carne, é a garantia de uma harmonização perfeita no paladar.
Acontece que esse prato é suave, mas a potência da carne tem todo espaço necessário para ser o destaque na mesa. Isso sem contar que dá para fazer a versão mais simples, apenas com legumes. Contudo, mostrarei o risoto cremoso de cogumelos:
Ingredientes do caldo de legumes
- 250g de cenoura picada
- 250g de salsão picado
- Alecrim e tomilho frescos a gosto
- Talo dos cogumelos
- Cerca de 2lts de água
- 250g de cenoura picada
Ingredientes do risoto
- Arroz arbóreo
- Caldo de legumes
- Manteiga
- Sal e pimenta-do-reino
- Cogumelos shitake
- Cebola
- Azeite
- Tomilho
- Vinho branco seco para trazer acidez
- Parmesão ralado fresco para dar cremosidade
Para provar que é uma receita bastante simples, apesar do montante de ingredientes, separei um vídeo completinho. Através do vídeo você chegará no ponto perfeito, tanto de sabor quanto de cremosidade.
Sirva uma boa porção de fraldinha desmanchando com bastante molho e nunca mais saia de casa para qualquer restaurante.
O acompanhamento para fraldinha assada é o trunfo da refeição
Você pode até fazer fraldinha na churrasqueira, mas é a carne assada no forno que oferece sabores extravagantes. No entanto, encontrar aquele acompanhamento para fraldinha assada não tem preço.
E hoje você conheceu 4 opções que carrego no coração e que desejo que complemente bastante a sua mesa.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas possam abrir um novo capítulo em sua culinária. Aproveite para compartilhar com mais gente e até a próxima!