Encontrar o acompanhamento para ceviche que valoriza o prato é tão importante quanto saber fazer a receita em si, pois garante experiências sensacionais.
O primeiro passo para fazer isso é descartar a ideia de que é algo impossível, pois ainda estamos falando de peixe, tempero e limão. Então, basicamente tudo pode se tornar um acompanhamento digno dessa iguaria peruana, não é mesmo?
Desse modo, se você pensa como eu, saiba que reuni as 4 melhores ideias para você experimentar, além de dicas valiosas. Não deixe de acompanhar!
4 melhores ideias de acompanhamento para ceviche + dica útil
O ponto positivo do ceviche é a possibilidade de usar diferentes tipos de peixe para ceviche, mas também de incorporar novos ingredientes aos preparos tradicionais.
Em outras palavras, o acompanhamento não vem apenas no sentido de combinar diferentes pratos, mas sim incrementar o próprio ceviche com novos componentes.
Como resultado, você aproveitará uma refeição mais completa e menos trabalhosa. É justamente por aí que começaremos nossa jornada hoje!
1. Capriche nos ingredientes para complementar o ceviche
Um ceviche pode conter inúmeros ingredientes, mas se não houver harmonia entre os temperos, dificilmente agrada o paladar. Por outro lado, o ceviche pode ser econômico, mas se executado à risca, fica bem-feito e faz jus à tradição.
Nesse cenário, o que eu quero destacar é que muitas vezes pensamos em trazer mais coisas à mesa, quando na verdade basta olharmos para a receita principal e bolar um meio de engrandecer sua composição, veja como:
- Ao invés de usar o tradicional limão, opte pelo cítrico da laranja, do melão ou mesmo da tangerina.
- Prepare chips de batata e batata-doce para acompanhar.
- Ervilha e milho agregam textura.
- Traga a cremosidade do cream cheese para seu ceviche.
- Aposte em frutas como manga, mamão, morango, caju, entre outras.
- Agregue crocância ao adicionar mix de castanhas.
- Estude o melhor momento para inserir frutos do mar, como pedacinhos de camarão, lula e vieiras.
Portanto, a partir de novos ingredientes você acaba tornando o ceviche mais completo e com sabores que fogem um pouco o tradicional.
2. Prepare um guacamole para combinar com o ceviche
O que acha de misturar ainda mais as coisas ao juntar o ceviche peruano com o guacamole mexicano?
Além de ser servido frio, o guacamole segue a mesma linha do ceviche. Isso porque é feito com uma mistura chamada “pico-de-gallo” (um tipo de vinagrete) e nata azeda. Inclusive, vale pontuar que leva o abacate como ingrediente base da composição.
Minha ideia inicial é servir o guacamole por baixo e o ceviche por cima, onde as texturas do ceviche se sobressaem ao guacamole. Anote os ingredientes:
- 2 abacates maduros
- 1 cebola roxa média picada
- Suco de 2 limões
- 1 tomate picadinho
- Sal, pimenta-do-reino e coentro a gosto
De preparo simples, é um ótimo acompanhamento que pode ser feito em cima da hora mesmo. Tudo que você precisa fazer é amassar a polpa do abacate, juntar a cebola e o tomate, o suco do limão, coentro, sal e a pimenta.
Todo esse processo não leva mais do que 15 minutos. Por fim, deixe na geladeira de 30 a 40 minutos e sirva juntamente com o ceviche. Ficou com dúvida em alguma etapa? Dá uma olhada no vídeo que pode ajudar!
DICA EXTRA: nessa sugestão fica bacana servir alguns chips para pegar pequenas porções de guacamole e pedacinhos do peixe marinado!
3. Favoreça a sensação de frescor com saladas perfeitas
O dia está quente e você já planejou fazer um ceviche caprichado para servir no almoço de domingo. Que tal partir para receitas igualmente leves e que tragam riqueza de texturas e sabores à mesa? Estou falando de saladas para servir com ceviche.
Por exemplo, veja se não fica incrível misturar folhas de alface americana, rúcula, agrião e algumas nozes? Além disso, você pode optar por fazer um molho italiano caseiro, que carrega a acidez ideal para unir os pratos.
Sugestão de salada completa + lista de ingredientes
- Acelga
- Rúcula
- Espinafre
- Alface roxa
- Agrião
- Pedaços de manga e maçã verde madura
- Broto de alfafa fresco
- Gergelim branco
- Vinagre balsâmico
- Azeite
Acompanhamento de salada é tão prático de fazer e diversificar, que você não precisa repetir a mesma combinação, não é verdade?
DICA EXTRA: caso sinta que a salada está seca, prepare um molho de iogurte com limão, hortelã, cebola roxa e um toque de queijo parmesão. Faça, experimente e me agradeça depois!
4. Alie a praticidade da batata gratinada com o ceviche certo
Saindo um pouco dos pratos frios, trago até você uma sugestão incrível de batata gratinada. No entanto, não estou falando da batata grande, mas sim do tipo bolinha, aquela usada para fazer conservas.
Cozinhe as batatas ainda com casca e reserve. Prepare uma mistura de creme de leite com requeijão cremoso, sal e pimenta-do-reino. Unte uma forma com azeite, coloque as batatas e cubra com a mistura cremosa.
Por último, leve ao forno preaquecido a 200° por 10 a 15 minutos ou até gratinar. Além disso, é viável ousar um pouquinho e fazer batatas ao murro, dourar na frigideira com alho, cebola e azeite, e depois gratinar, também dá certo!
De todas as sugestões mostradas até aqui, essa de batata se destaca como uma das mais diferentes. Afinal, combinar ceviche fresco, batatas ao ponto com um creme irresistível é o que há de melhor na cozinha!
DICA EXTRA: prepare incríveis ceviches vegetarianos e veganos
Deixei a nossa dica extra reservada para falar sobre algo que a maioria não considera. Sempre que recebemos visitas, especialmente quando vamos servir algum tipo de prato, é fundamental considerar a preferência de todos, concorda?
Diante disso, não é todo mundo que consome peixe cru, seja por não ter costume, simplesmente não gostar ou pela opção ao vegetarianismo. Logo, a alternativa é pensar num ceviche que atenda essas pessoas.
Por conseguinte, gostaria de destacar 5 receitas de ceviche vegetariano:
- Ceviche feito com chuchu e manga.
- Ceviche feito com polpa de coco-verde, cebola e pimentões.
- Sugestão de ceviche de cogumelos frescos.
- Sugestão de ceviche vegano de banana-da-terra.
- Opção de ceviche vegano de abobrinha.
Vale ressaltar que todas as receitas acima seguem o mesmo processo do tradicional ceviche, ou seja, mudam apenas os ingredientes que substituem o peixe!
Como aproveitar as partes descartadas do peixe no preparo do ceviche?
Não adianta, quando fazemos ceviche infelizmente acaba sobrando muitas partes do peixe. Isso porque utilizamos apenas as partes mais nobres. Com isso, as pessoas costumam descartar a cabeça, rabo, pele, cauda, espinha e demais aparas.
Entretanto, desperdiçar tudo isso é uma judiação, visto que todo o sabor do peixe se concentra nesse “resto”. Logo, caso você tenha se perguntado como fazer moqueca de camarão, por exemplo, o descarte pode ser usado.
A moqueca normalmente recebe o caldo de um preparo feito com peixe, onde o sabor é transferido para a moqueca. Coloque todos os descartes numa panela, adicione temperos, ervas e vegetais frescos. Cozinhe por 30 minutos e está pronto.
Pode ser que seja necessário aprender como engrossar caldo de peixe, mas é tudo muito simples e prático. Afinal, o importante é nunca jogar nada fora!
Já montou sua lista de opções de acompanhamento para ceviche que vai utilizar no próximo preparo? O primordial é associar o ceviche como um prato versátil, no mais, é experimentar novos sabores sempre!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar e até a próxima!