Onde alguns encontram dificuldades para escolher um bom acompanhamento para bisteca bovina, outros se esbaldam em combinações inacreditáveis.
Posso dizer de boca cheia, existem outras carnes bem mais complicadas de harmonizar, como o filé mignon, acredita? Isso porque ele tem sabor suave demais que é facilmente apagado.
Por outro lado, a bisteca tem osso, gordura e carne cheia de sabor. Então, combina com basicamente tudo que você sabe fazer. Claro, às vezes precisamos corrigir um tempero aqui e um ingrediente ali. Mas hoje você aprende tudo, vamos conferir?
Saiba o que servir de acompanhamento para bisteca bovina com 4 ideias interessantes
Tenho ótimas lembranças de quando a bisteca bovina era bem mais barata, o que permitia comer com frequência. E uma das receitas que marcou minha memória era algo especial da minha avó. Sabe aquela receita de antigamente?
Então, nesse caso, ela temperava a bisteca de boi como se fosse assar, mas tudo era feito na frigideira. Porém, a parte brilhante na receita nem era a carne, mas sim o molho feito a partir da frigideira.
Para tanto, ela combinava manteiga, cebola e, acredite se quiser, maionese. Tudo isso se fundia num dos melhores molhos para carne que alguém pode comer. Olha só, aqui já vai uma dica antecipada de acompanhamento.
1. Combinação de tabule com bisteca bovina assada na churrasqueira
Nem todos conhecem o tabule, embora deveriam, pois se trata de uma salada libanesa riquíssima em sabor, textura e frescor. Assim como a maioria das saladas para acompanhar carne assada, o tabule se resume a misturar alguns ingredientes.
Contudo, o ponto mais demorado, digamos, é hidratar corretamente o trigo para kibe. Depois disso é só alegria, pois você mistura:
- 200g de trigo para kibe (hidratado conforme a embalagem)
- 4 tomates picados
- 1 cebola branca picada
- ½ cebola roxa picada
- 2 pepinos picados
- 1 maço de salsinha picada
- 3 + ½ colheres (sopa) de suco de limão
- 1 + ¼ xícara (chá) de azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Noz-moscada a gosto
- Hortelã fresca picada a gosto
- Lemon pepper a gosto
- Pimenta calabresa a gosto
Depois que o trigo estiver hidratado, é só misturar o restante, deixando apenas o azeite por último. Afinal, é o azeite que ajuda você a dar consistência apetitosa à salada. Por último, leve à geladeira até esfriar bem e aprecie algo inigualável.
DICA EXCLUSIVA: você pode servir com qualquer preparo de bisteca. No entanto, minha recomendação é assar a bisteca como no churrasco na parrilla. Logo, asse até aquele ponto imperdível, rosado por dentro e suculentíssimo por fora!
2. Abobrinha assada, batata rústica e bisteca bovina frita com molho ferrugem
Já essa segunda sugestão é ainda mais prática e versátil, estou falando da combinação de abobrinha assada com batata rústica. Nesse sentido, tempere a abobrinha com um pouquinho de sal, pimenta-do-reino, azeite e um toque de açafrão.
Caso você tenha grelha, pode fazer como naquela churrasqueada de legumes na churrasqueira, já experimentou? Aliás, esse é o momento para escolher outros ingredientes, como brócolis, berinjela, cenoura e pimentões.
Em contrapartida, se não tiver grelha, basta assar no forno até dourar bem. Enquanto a abobrinha e os demais vegetais “sapecam”, é hora de se atentar à batata, assim ó:
- Corte cerca de 200g a 300g de batata Monalisa em canoas médias, com casca e tudo. Claro, dê uma boa lavada antes.
- Nesse meio tempo, ferva água numa panela e adicione sal a gosto.
- Em seguida, ferva as batatas por exatos 5 minutos, não passe disso.
- Agora, descarte a água e coloque as batatas numa travessa.
- É fundamental deixar espaço para que todas fiquem em contato com o fundo.
- Na sequência, tempere com sal, pimenta-do-reino, páprica picante e demais temperos naturais que preferir.
- Adicione também dentes de alho amassados com casca e regue tudo com azeite.
- Para finalizar, forno preaquecido a 200° por cerca de 40 minutos ou até dourar.
- Lembre-se apenas de virar tudo na metade do tempo e bom apetite.
Fala sério, vegetais assados, batata crocante e bisteca servida com molho ferrugem, fazem qualquer um sair da dieta “sem dó”.
DICA EXCLUSIVA: veja como fazer molho ferrugem rápido
Se você busca aprender sobre acompanhamento para bisteca bovina, certamente você já sabe como fritar bife na manteiga, correto? Por conseguinte, você entende que no fundo da frigideira, sobra aquele “creme” fenomenal, né?
Então, é isso que queremos. Logo, refogue cebola para deglaçar, adicionando 300ml de vinho branco seco e molho inglês a gosto. O pulo do gato para trazer brilho, é colocar 2 colheres (sopa) de manteiga. Deixe apurar bem e sirva com a carne.
3. Macarrão carbonara com salada refrescante e bisteca selada no forno
No meu modo de ver as coisas, para uma receita ser boa de verdade, ela precisa viabilizar pequenas mudanças. Porém, ao mesmo tempo em que a qualidade e sabor são mantidos.
Falo isso porque o macarrão carbonara clássico, é feito com queijo pecorino e guanciale. Nesse contexto, o pecorino é caríssimo e o guanciale, um bacon não defumado italiano, é dificílimo de encontrar.
Com isso em mente, vamos substituir pelo parmesão fresco ralado bem fino e bacon comum. E olha, a combinação disso com uma deliciosa bisteca selada é a raridade que tanto buscamos na cozinha.
Quanto à salada, você pode usar tudo que tiver na geladeira, como acelga, rúcula, agrião, beterraba, tomate e cenoura ralada. Em seguida, finalize com molho balsâmico, azeite, sal e pimenta-do-reino.
Abaixo você encontra o macarrão na íntegra, aproveite cada detalhe, pois é um baita acompanhamento!
4. Arroz carreteiro completo + cebola temperada crispy na airfryer
Chegando à última sugestão de hoje, temos o inconfundível arroz de carreteiro. Cada pessoa tem uma receita no coração que jura ser a clássica. Mas é a versatilidade desse prato que o faz perfeito para servir com bisteca.
O primeiro passo talvez seria escolher a melhor carne para fazer arroz carreteiro, pois isso influencia bastante no resultado. Uma boa opção que nunca decepciona é a carne seca desfiada e dessalgada, fica um espetáculo.
Esse preparo é muito prático, confesso que já vi pessoas fazerem arroz de carreteiro com sobra de churrasco. Em vista disso, basta misturar os ingredientes, completar com água e deixar até apurar.
Agora, o diferencial aqui é a combinação com a cebola crispy na airfryer. Para isso, corte 2 cebolas em lâminas, tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino. O pulo do gato é adicionar 1 colher (sopa) de farinha de trigo e páprica a gosto.
Por último, misture bem e leve à airfryer. O tempo médio é 15 minutos a 160°, mas vire a cebola a cada 5 minutos. Olha, é uma harmonização tão perfeita que ninguém vai colocar defeito!
DICA EXCLUSIVA: faça uma refeição completa com a bisteca bovina na panela de pressão
Certos dias a “maré não está para peixe”, e em momentos como esses, nada melhor do que fazer algo prático. Desse modo, que tal preparar uma bisteca bovina na panela de pressão, super recheada e repleta de sabor?
Assim sendo, compre bifes altos de bisteca, aposte na cebola roxa, bastante alho, tomate, cenoura, batata e temperos variados.
O bom desse preparo é que dá para fazer sem água, apenas com líquido da cebola, tomate e carne. Depois é só fazer um arroz branco esperto e a refeição está no jeito, experimente!
Depois de tantas opções de acompanhamento para bisteca bovina, cabe a você escolher bem!
Confesso a você que está difícil segurar a vontade de fazer alguma destas sugestões de acompanhamento para bisteca bovina. É uma receita melhor do que a outra, por isso eu digo, aproveite e complemente a semana com diferentes preparos.
Tenho certeza absoluta de que você acabará esbarrando naquele sabor que nunca mais sairá da mesa.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar com os amigos. Todos devem conhecer esse tipo reconfortante de comida, né? Até a próxima!