Quem gosta de carne sabe que acertar no acompanhamento para bife pode não ser a tarefa mais simples, mas existem combinações incríveis para realçar e combinar sabores.
Na minha opinião, para acompanhar um bife basta uma bela cebola caramelizada na “sujeirinha” da fritura, e uma porção sequinha de batata frita. Porém, na correria do dia a dia é preciso mais opções para não enjoar.
Eu aproveitei para separar algumas dicas incríveis que faço muito aqui em casa para que você nunca tenha que repetir mais mistura. Bateu a curiosidade? Então, veja só!
5 opções de acompanhamento para bife + dicas úteis
Independentemente da carne para bife que você escolher, esse é um dos cortes mais democráticos e de fácil preparo. Por isso, você pode servir de saladas simples à risotos encorpados que o resultado será sempre o mesmo: explosão de sabor.
No entanto, o ponto em que as pessoas acabam pecando é na hora de temperar os pratos.
Afinal, se o objetivo é encontrar equilíbrio entre acompanhamento e tempero para bife, os sabores precisam se complementar e não se sobressair, especialmente da mistura sobre o bife.
1. Transformando a tradicional batata + arroz encorpado
Certo, provavelmente você já tenha comido incontáveis vezes bife com batata frita, acertei? Mas e se ao invés de preparar batata frita tradicional, você fizesse uma batata sauté assada no forno com um toque de alecrim?
E para fechar com chave de ouro, um arroz ultra saboroso com cenoura, ervilha e muito cheiro-verde, o que acha? Para fazer a batata sauté, veja os passos:
- Utilizando batata bolinha (aquela de conserva) você deve lavar bem e cozinhar em uma panela com água e um pouco de sal.
- Em seguida, espalhe em uma bandeja, salpique sal, pimenta-do-reino, bastante azeite e um pouquinho de alecrim fresco.
- O ponto da batata é quando está bem douradinha, macia e suculenta.
DICA EXTRA: se preferir, corte as batatinhas em 4 partes, coloque em água fervente por alguns minutos e frite na sequência. Como resultado, você terá um belo bife com batata rústica!
2. Legumes grelhados na manteiga + risoto de palmito
Essa sugestão vem direto dos melhores restaurantes para sua mesa, pois quando o assunto é carne bem passada e suculenta, nada melhor do que legumes grelhados.
Dessa forma, você pode grelhar legumes na própria frigideira que utilizou para fritar os bifes. Assim, adicione uma colher cheia de manteiga para ajudar a soltar o grude do fundo e coloque os legumes, podendo ser:
- Cenoura ou cenoura baby (aquela pequenininha).
- Couve de Bruxelas.
- Tomate cereja.
- Alho-poró.
- Aspargos.
- Vagem.
Em seguida, prepare um risoto cremoso de palmito e tenha uma das melhores combinações que você já experimentou nessa vida. Inclusive, no risoto você pode adicionar 1 colher (sopa) de alho-poró picadinho, fica incrível!
3. Saladas que valorizam a nobreza da carne
Você pode até pensar: “mas salada com carne, é uma boa pedida?”. Essa combinação é preparada em casos onde a pessoa escolhe uma carne para janta e entende que é proteína suficiente, e uma saladinha cairia bem para “quebrar” o peso da carne na digestão.
Aliás, em restaurantes especializados em carnes, geralmente os bifes são vendidos individualmente e o cliente escolhe as guarnições. Nesse sentido, as opções de saladas se tornam bem diferenciadas, tais como:
- Salada de feijão fradinho + vinagrete completo.
- Salada de grão-de-bico + legumes frescos + toque de limão.
- Opção de salada de rúcula e acelga + molho cítrico e ovo cozido.
- Opção de salada tropical + combinação de palmito e azeitona.
Portanto, a ideia é balancear o peso e sabor acentuado do bife com algo leve, que traz “frescor” e permita realçar cada garfada na carne!
4. Carne com o molho certo é a combinação dos deuses
Somente quem já comeu um bife acebolado com molho de maionese cremoso e marcante, sabe como carne e molho foram feitos um para o outro. Por exemplo, se você preparar um bife de chorizo, o molho indicado é o molho madeira.
Isso porque a união do cogumelo com o sabor acentuado da redução de vinho, cai como uma luva para equilibrar a “pancada” no paladar oferecida pela carne.
Outro exemplo bem promissor é preparar alcatra ao molho de maracujá. Como resultado, a acidez do maracujá é absorvida pela carne e seu paladar nunca experimentou uma sensação dessas, prove também com a picanha na frigideira.
5. Massa al dente + molho branco com cogumelos e queijo gorgonzola
Você já decidiu que domingo vai ser dia de massa, mas ainda está quebrando a cabeça para definir quais carnes para almoço de domingo são mais favoráveis?
E se eu falasse que você pode escolher um bom contrafilé ou quem sabe alcatra, porque as duas combinam perfeitamente com macarrão?
Contudo, o macarrão não será simples, pois minha sugestão é para fazer uma massa sensacional al dente, banhada com molho branco, cogumelos e queijo gorgonzola, o que me diz?
Essa é para fechar com chave de ouro, acompanhe o passo a passo no vídeo da receita:
DICA EXTRA: se você já tiver feito o bife ao ponto, pode ser interessante cortá-lo em tiras para incorporar no macarrão, transformando essa receita num espaguete com filé ao molho de gorgonzola, olha que delícia!
Quem está com fome não pode nem ler este conteúdo, porque a vontade de experimentar cada uma das sugestões vai ser difícil de segurar, concorda? E você, já escolheu o acompanhamento para bife que vai ser sucesso garantido na próxima refeição?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Mas se gostou, não esqueça de compartilhar, pois pode ajudar muito as outras pessoas a inovarem na cozinha. Até a próxima!