Acompanhamento para bacalhau: O que combina?

Por mais que o peixe assado seja uma bela refeição completa, acertar na combinação do acompanhamento para bacalhau deixa tudo muito mais saboroso!

Só que nem tudo são rosas, pois a grande dificuldade está em complementar o almoço com um acompanhamento que não tire o protagonismo do bacalhau. Por exemplo, servir batata recheada com bacon e requeijão, o bacon pode interferir.

Desse modo, eu separei as melhores sugestões que foram escolhidas especialmente para essa dúvida que muita gente tem. Vamos conferir?

5 ideias de acompanhamento para bacalhau que super combinam

Via de regra, as pessoas preparam um arroz simples bem temperado. E a razão disso é que a estrela do cardápio é uma inigualável bacalhoada. Em outras palavras, é praticamente um prato completo e que dispensa novos componentes.

Contudo, nem só de bacalhoada vive o brasileiro, pois escolher o peixe assado no forno ideal, abre novas possibilidades. Por exemplo, é possível assar uma posta de bacalhau sobre uma cama de legumes temperados.

Além disso, quando tiver bacalhau em lascas ou desfiado, a frigideira pode transformar sua receita quase que em um caldo de peixe.

1. Opção de salada fácil para acompanhar bacalhau

Começando por um acompanhamento que é tradição na mesa de muitas pessoas, temos a salada que vai muito bem com bacalhau. Lembrando que você pode realizar substituições, desde que não mudem o “rumo” do sabor, tudo bem?

  • 2 xícaras (chá) de grão-de-bico;
  • ½ pimentão amarelo em rodelas;
  • Tomate seco a gosto;
  • 1 cebola média picada;
  • 100g de queijo parmesão em lascas;
  • 20 azeitonas verdes ou pretas;
  • Vinagre, azeite, sal e folhas de manjericão.

Sem muito segredo, cozinhe o grão-de-bico até ficar macio. Em seguida, refogue o pimentão, o tomate seco e a cebola no azeite até dourar. Junte esse refogado ao grão-de-bico, adicione as azeitonas, o queijo e as folhas de manjericão.

Por fim, tempere com azeite, ervas finas e um toque de vinagre, levando à geladeira por 30 minutos, acompanhe os detalhes:

DICA EXTRA: se o grão-de-bico não é a sua praia, o vinagrete de pepino japonês é outra opção deliciosa. Aqui você pode colocar cebola roxa, gengibre, pimenta dedo-de-moça, azeite, sal e pimenta branca. Regue com vinagre de arroz e sirva!

2. Batatas ao murro é um belo acompanhamento

Se você já se cansou de fazer repetidas vezes receitas de batata para servir com bacalhau, que tal experimentar algo diferente? Estou falando de uma saborosa receita de batatas ao murro. Os ingredientes são:

  • 10 batatas bolinha
  • Sal grosso suficiente para forrar uma forma média
  • 1 cebola cortada em rodelas finas
  • 4 dentes de alhos picados
  • Uva-passa a gosto
  • Cheiro-verde, pimenta-do-reino e azeite a gosto

Forre uma travessa média com bastante sal grosso e coloque as batatas com casca sobre o sal. Em seguida, leve ao forno preaquecido a 180° por 35 minutos. O sal grosso será responsável por dar um sabor incrível às batatas.

Depois de retirar do forno, amasse as batatas com a palma da mão sem tirar as cascas. Então, aqueça azeite numa frigideira, colocando as batatas para dourar. Cubra tudo com cebola, alho, uva-passa, temperos e azeite.

Para terminar com toque de mestre, salpique cheiro-verde fresco.

DICA EXTRA: uma sugestão de montagem, é colocar a posta de bacalhau sobre a cama de batatas. Tenho que confessar, embora pareça simples é umas das melhores combinações!

3. Delicioso e prático purê de feijão branco

Se você estava se perguntando se teríamos um acompanhamento que é a coisa mais prática desse mundo e que cai como uma luva com o bacalhau, esse purê de feijão branco é a alternativa para “fazer na hora”.

  • 250g de feijão branco cozido
  • 100ml de creme de leite fresco (ou leite integral)
  • 30g de manteiga
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Em uma panela, coloque o feijão e o creme de leite fresco. Ligue em fogo baixo e deixe até aquecer. Transfira a mistura para o liquidificador e bata por 4 minutos. Se estiver denso demais, adicione mais um pouco de creme de leite.

Na sequência, volte à panela, ligue em fogo baixo, tempere, adicione a manteiga e misture até incorporar. A consistência fica parecida com o purê tradicional, mas o purê de feijão carrega mais leveza, textura e sabor!

Duas coisas: não utilize creme de leite em caixinha ou lata, pois corre o risco de talhar. Em segundo lugar, você pode usar feijão verde, fradinho ou de corda. Além do que, o purê de ervilha também fica maravilhoso, caso queira experimentar!

Dá uma olhada no vídeo da receita e, de quebra, conheça uma receita fantástica de bacalhau:

4. Salpicão para complementar a mesa com bacalhau

Salpicão deveria entrar no topo da lista de qualquer refeição com bacalhau. Isso porque a combinação é fantástica, parece que ambos foram feitos um para o outro. Pensando em variar um pouco as receitas, recomendo 3 tipos de salpicão:

  1. Salpicão de frango com maionese caseira + maçã + uva-passa + iogurte.
  2. Salpicão feito com lascas de bacalhau que sobrou do preparo, incrível e acompanha como nenhum outro.
  3. Sugestão diferente de salpicão de repolho roxo com creme de castanha.

Vale ressaltar que estas sugestões combinam ainda mais com bacalhau assado no forno em postas, com toques de ervas, bastante azeite e alho-poró!

5. Combinação dos deuses de bacalhau com legumes grelhados

acompanhamento para bacalhau

Por último, mas não menos importante, temos a combinação que agrada “gregos e troianos”. Sem trocadilhos, quando você aprende como tirar o sal do bacalhau e prepara juntamente com legumes, saiba que nada se compara.

“Ah, mas essa receita é muito conhecida, é quando fazemos tudo no forno como se fosse bacalhoada, não é mesmo?”. Não, a minha sugestão é para você grelhar os legumes separadamente do bacalhau, colocando no forno:

  • 6 dentes de alho
  • Azeite para passar na forma
  • 4 pimentões coloridos
  • 2 tomates de rama
  • 2 cebolas cortadas em “pétalas”
  • Azeitona preta a gosto

Espalhe azeite na forma, disponha os pimentões, as ramas de tomate cereja, as cebolas cortadas em pétalas, as azeitonas sem caroço, uma pitada de sal e salpique alho por cima. Volte a umedecer com azeite e leve ao forno a 200°.

O tempo é até que os legumes fiquem completamente dourados, com uma aparência de casca crocante. Por fim, sirva com aquele belo bacalhau assado em posta.

Além disso, você pode incorporar também aspargos verdes, aí sim sua refeição e o acompanhamento para bacalhau ficam perfeitos.

O que achou de todas as dicas? Acha que agora já conseguiu escolher a opção certa para a sua receita? Mesmo que alguma das sugestões lhe pareça “estranha” à princípio, não deixe de experimentar, pois foram pensadas para valorizar seu peixe.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar porque muitas pessoas têm essa dúvida também. Até a próxima!