Acompanhamento para atum selado: Veja o que combina

É quase judiação não escolher o melhor acompanhamento para atum selado, pois é um peixe nobre e muitas vezes caríssimo. Ninguém quer errar nessa hora!

Falo por experiência, é a coisa mais rara encontrar atum na minha região, mas quando encontro, compro na hora. A receita de atum selado é uma delícia, fica suculento e tentador, além de favorecer infinitas possibilidades de combinações.

Sem mais delongas, continue por aqui e aproveite ao máximo as dicas e sugestões elaboradas com carinho. Garanto que não vai se arrepender, vamos lá!

Acompanhamento para atum selado: 5 opções que combinam e a última vai te surpreender!

acompanhamento para atum selado

Conforme a culinária asiática cai no gosto brasileiro, incontáveis pratos passam a compor a refeição das pessoas. E os peixes certamente são a estrela desse novo cardápio cheio de coisa boa para experimentar, né?

Ao falarmos sobre os peixes de carne escura, o atum certamente é uma curiosidade à parte. Afinal de contas, é chamativo, tem uma cor fantástica e fica maravilhoso em basicamente qualquer preparo.

Para você que descobriu recentemente a gostosura que é o atum selado, nada melhor do que harmonizar com sabedoria. Sendo assim, veja ao menos 5 sugestões e muitas dicas exclusivas para enriquecer seu menu especial.

1. Prepare um risoto de parmesão com ervilhas frescas bem sofisticado

Risoto é meu ponto fraco, admito, mas é um prato indispensável para servir com atum selado. Já imaginou dar aquela grelhada rápida no lombo do atum, criando uma camada de gergelim que dá um visual incrível?

Em seguida, você arremata o paladar de todos com um aveludado risoto de parmesão, preparado com ervilhas frescas, quer mais? Olha que casamento perfeito para convidar pessoas especiais para um menu de restaurante, né?

Ingredientes

  • 280g de arroz arbório
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • 250g de ervilhas frescas
  • 1 cebola picada
  • ½ copo de vinho branco
  • 1,5 litro de caldo de legumes caseiro
  • Açafrão em pó a gosto
  • 50g de queijo parmesão ralado
  • Folhas de manjericão para decorar
  • Azeite a gosto
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Refogue cebola na manteiga e acrescente o arroz arbório, fritando por aproximadamente dois minutos
  2. Em seguida, junte o vinho branco e cozinhe até evaporar o álcool.
  3. O truque é adicionar o caldo de legumes aos poucos.
  4. Acrescente também o açafrão diluído em 100ml de caldo, mexendo até ficar al dente.
  5. Depois disso, coloque as ervilhas frescas, sal e pimenta, mexa e desligue o fogo.
  6. Por fim, ponha manteiga para dar brilho e parmesão para aperfeiçoar a textura.
  7. Disponha algumas folhas de manjericão e sirva com um pouco de queijo parmesão.

Apesar do passo a passo extenso, saiba que é um preparo bem rápido que deve ser iniciado antes de você selar o atum, combinado?

2. Combine o refrescante da salada de rúcula e vinagrete de laranja

Atum grelhado é tão versátil, que atende muitas ocasiões diferentes. Ele pode ser o centro de refeições requintadas, mas também como petisco de frutos do mar. Já pensou combinar com camarão, vieira e lula? Fica um espetáculo.

Assumindo que o risoto acima é um acompanhamento para um jantar refinado, vamos de sugestão leve? Dá uma olhada nos ingredientes e aprenda a fazer o vinagrete delicioso:

Ingredientes da salada

  • Folhas frescas de rúcula (lavadas)
  • Tomate cereja fresco cortado ao meio
  • Folhas de acelga cortadas em tiras finas
  • Cenoura ralada bem fina
  • Azeitonas pretas sem caroço em fatias
  • Um pouco de repolho roxo fatiado fino
  • Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto

Ingredientes do vinagrete

  • 100ml de suco natural de laranja
  • 100ml de azeite
  • ½ cebola picadinha
  • 1 colher (sopa) de vinagre de maçã
  • 1 colher (sopa) de mostarda clara (opcional)
  • Sal, pimenta-do-reino, orégano, chimichurri e ervas finas a gosto

Se você não tiver experiência em preparar saladas para acompanhar peixe, sugiro dar uma olhada no vídeo abaixo:

3. Esse purê de mandioquinha com espinafre e queijo você nunca provou

Depois do risoto, as receitas de purê são perfeitas para acompanhar peixes, inclusive o atum. Você deve sempre considerar a textura do peixe, que nesse caso aqui é bem macia. Quem está acostumado a comer salmão cru sabe do que estou falando.

A consistência aveludada do purê é divina e incrementa a experiência. A minha sugestão é um purê bem simples de mandioquinha. Alguns conhecem como batata-baroa, mas é tudo a mesma coisa.

Depois de amassar a mandioquinha cozida ao ponto, incorporar creme de leite fresco e temperos naturais, que tal adicionar espinafre? Essa hortaliça acaba murchando em contato com o purê, mas seu sabor permanece lá, intacto e irresistível.

No entanto, eu diria que o pulo do gato é dar uma “pitada” de queijo. Pode ser algum queijo cremoso, como muçarela ou queijo Gouda. O importante é que esteja bem ralado para derreter e incorporar por completo!

DICA EXTRA: quer aprimorar ainda mais a refeição, o que você acha de saltear rapidamente cogumelo Shimeji na manteiga? Combine com salsinha fresca, alho picadinho e tudo mais que sua imaginação permitir!

4. Aposte no sabor de pimentões assados com cebolas e um toque balsâmico

Os pimentões assados são muito associados como acompanhamento para churrasco, de fato, combinam mesmo. Porém, servir juntamente com o atum selado proporciona uma experiência satisfatória, especialmente devido ao balsâmico.

Assim, você cria uma guarnição com nuances agridoces que contrastam maravilhosamente com o peixe. Eu costumo fazer como legumes na churrasqueira, bem tostado, temperado e com uma cara ótima.

Caso você não tenha ou não queira acender a churrasqueira, dá para fazer no forno:

  1. Primeira coisa, escolha pimentões grandes, menos o verde.
  2. Dê preferência ao amarelo e vermelho, são mais adocicados.
  3. Em seguida, besunte os pimentões e a cebola com azeite, espalhando apenas pimenta-do-reino.
  4. Depois é só assar no forno entre 190° e 200° por 30 a 40 minutos.
  5. Quando estiver com aparência de “queimado” e dourado, está pronto.

Você pode servir picadinho, em tiras, combinar num molho agridoce ou mesmo fazer um antepasto de pimentões, tudo está valendo. Quanto ao balsâmico, dá para usar uma versão pronta ou fazer em casa.

O preparo se resume em reduzir 250ml de vinagre balsâmico com 1 colher (sopa) de açúcar refinado. Por último, espalhe um pouco do molho e tenha algo de sabor ácido com um leve adocicado. Combina muito com os pimentões!

5. Que tal apreciar uma deliciosa abóbora assada de um jeito especial?

E então, você já provou abóbora assada, daquelas suculentas de desmanchar na boca? E que tal uma abóbora mais rústica e assada com ervas aromáticas? Será que vai valorizar o atum selado, sim ou claro?

Ingredientes

  • 1 abóbora cabotiá cortada em fatias médias rústicas
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • Manjericão, orégano, alecrim e ervas finas a gosto
  • 6 colheres (sopa) de azeite

Esse acompanhamento para atum selado é o típico preparo que você serve ao lado do peixe, minimalista e visualmente maravilhoso. O ponto mais importante é não assar demais, pois resseca e fica parecendo que está mastigando palha seca. Não se preocupe com os detalhes, a seguir você fica a par do assunto:

O melhor acompanhamento para atum selado é aquele que não interfere no sabor

Embora eu tenha apresentado 5 boas opções de acompanhamento para atum selado, nem sempre a gente acerta o alvo, né? Se for o seu caso, lembre-se de que você sempre pode fazer um molho para comer com peixe.

Ainda que não seja um acompanhamento, por assim dizer, um bom molho é sempre bem-vindo, concorda?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, assim como você, muitas outras pessoas estão se aventurando no preparo de atum. Então, nada melhor do que compartilhar as dicas em suas redes sociais, certo? Até a próxima!