A visita ao açougue rendeu um belo acém com osso, mas quando você pensou bem, descobriu que não sabia fazer. E agora, qual o melhor jeito de fazer essa carne?
Basta uma pequena mudança na estrutura da carne para que todo nosso conhecimento culinário seja posto à prova, né? Isso acontece com tudo, a exemplo do músculo e do ossobuco, ambas a mesma carne, mas que geram inúmeras dúvidas.
Então, se você não quer desperdiçar a carne no preparo errado, basta acompanhar o conteúdo. Conheça dicas, macetes e receitas maravilhosas agora!
Qual a melhor forma de fazer acém com osso para não errar no preparo?
Já cansei de ouvir que acém é uma carne de segunda, ainda mais com osso, e é impossível deixá-la macia. Quando na verdade, é um dos cortes mais versáteis, pois dá para ter grande inventividade na cozinha.
É óbvio que existe um preparo mais recomendado quando a carne vem com o osso da costela. Afinal, essa região do dianteiro é composta por fibras e colágeno que precisam ser bem cozidos.
Sendo assim, se eu tivesse que recomendar um preparo mais adequado, seria o acém assado no forno. Mas não porque ele é melhor e mais saboroso, mas principalmente pela taxa de sucesso na preparação.
Por exemplo, se você é expert na churrasqueira, olha, saiba que dá para assar um maravilhoso acém na grelha. Entretanto, para isso é necessário ter habilidades churrasqueiras, conhecer bem o corte e saber escolher a melhor carne.
Do contrário, é fácil errar no tempo de cocção na brasa, deixando a carne mais firme. Por outro lado, o assado no forno é indiscutível, entrega uma carne suculenta, dourada e que agrada todos os paladares. Vamos dizer que é a escolha de segurança.
Outro jeito de preparar que também é simples e rápido, é o acém na panela de pressão. Isso porque o osso transfere todo o sabor do colágeno ao molho, e a carne realmente fica macia e apetitosa.
Como é o corte do acém com osso e qual a diferença?
Todo mundo sabe que os cortes mais macios saem diretamente da parte traseira do animal. E aqui estou falando da fraldinha, costela minga, contrafilé, filé mignon, picanha, coxão mole e coxão duro, e tantos outros.
Na outra ponta da balança, temos os cortes dianteiros que as pessoas automaticamente assumem ser impossíveis de utilizar diariamente. E aqui entra o acém, ocupando uma grande área na parte superior da paleta bovina.
Geralmente é comercializado sem ossos, mas recentemente uma nova onda de “gourmetização” colocou o acém com osso no mapa. Como consequência, as pessoas passaram a enxergar as vastas qualidades do corte, como:
- Marmoreio bastante presente em animais de qualidade.
- A maciez tem sido um diferencial trabalhado nos últimos anos.
- Naturalmente, o marmoreio traz suculência às receitas.
- Nível elevado de colágeno devido à presença do osso que compreende a terceira e a quinta costela.
- Por conta disso, seu sabor tende a ser mais complexo e marcante.
O ponto mais importante, e que pode direcionar melhor você, é saber que o colágeno precisa ser bem cozido. Nesse contexto, seja na pressão, forno ou churrasqueira, é crucial derretê-lo para se fundir à carne.
Essa dica facilita muito o preparo das receitas com a carne acém com osso, não é verdade?
Receita sensacional de acém com osso no forno
Fugindo um pouco das receitas de carne de panela, decidi trazer até você o preparo no forno. Embora simples, é viável incrementar com batata rústica, cenoura, tomate de rama, molho, ervas frescas e tudo mais que preferir.
Sem mais delongas, anote aí os ingredientes necessários para criar uma versão espetacular de carne assada no forno:
Ingredientes
- 1 kg de acém com osso em peça uniforme;
- 2 colheres (sopa) de vinagre de álcool;
- 1 batata em cubos;
- 2 cebolas cortada em cubos;
- 2 cenouras cortadas;
- Azeite suficiente para besuntar e espalhar os temperos;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Páprica defumada, açafrão, colorau, chimichurri e pimenta branca a gosto.
Modo de preparo
- Em um recipiente, coloque a carne e adicione todo o tempero, inclusive vinagre e azeite.
- Misture bem para espalhar e reserve pelo máximo de tempo possível.
- Além do sabor, o vinagre ajuda a amolecer as fibras.
- Você também pode substituir o vinagre por vinho branco seco.
- Enquanto a carne dá uma marinada, coloque cebola, batata e cenoura numa tigela e tempere.
- O segredo dessa receita é selar a carne numa frigideira com azeite e manteiga por 3 minutos de cada lado.
- Dessa forma, você garante máxima suculência.
- Faça o mesmo com os legumes, deglaçando a frigideira.
- Feito isso, disponha os legumes numa assadeira ou travessa de vidro e a carne por cima.
- Besunte azeite ou manteiga e cubra com alumínio, levando ao forno preaquecido a 200° por 90 minutos.
- Por fim, retire o alumínio e deixe dourar a carne.
Olha só que receita impecável e fácil de fazer, não é mesmo? Contudo, tenho mais uma surpresa para você logo a seguir!
DICA EXCLUSIVA: está com pressa? Faça o acém com osso direto na grelha do forno!
Apesar de entregar uma carne extremamente saborosa, o preparo anterior é um tanto demorado, isso é inevitável. Contudo, sempre tem como contornar isso e, nesse caso, levaremos a carne diretamente à grade do forno.
Obviamente que você precisa colocar uma forma logo abaixo para coletar a gordura, tudo bem? No tempero, antes de assar passe azeite e pimenta-do-reino, espalhando com as mãos. Ah, não esqueça de limpar bem a grade, hein?
O pulo do gato é amarrar o entorno da carne com barbante caso esteja irregular, garantindo um corte uniformemente assado. Pronto, pré-aqueça o forno a 250° por 15 minutos e coloque a carne no centro.
Para uma carne bem passada, deixe entre 12 e 14 minutos de cada lado. Em contrapartida, se quiser uma carne ao ponto, cerca de 10 minutos de cada lado são suficientes. O peso médio do corte pode ser entre 600g e 800g, é ideal.
Arrisque-se nesse preparo inusitado, mas com grandes chances de surpreender seu paladar, combinado? Acompanhe também o vídeo do preparo e pegue cada detalhe:
Acém com osso é um corte que reúne o melhor de dois mundos!
Acém com osso fica tão incrível no forno, que você nem precisará aprender como aproveitar carne assada no dia seguinte. Afinal de contas, não sobrará nenhum pedacinho para contar a história.
Outra maneira de assegurar uma carne que desmancha, é fazer uma marinada usando vinho branco seco e temperos naturais. Use e abuse de ingredientes como ervas frescas, cebola, alho amassada com casca, pimentas e especiarias.
Experimente marinar por 24 horas e asse a carne sem precisar de alumínio. Olha, essa você vai ficar de queixo caído, aposto com você.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se o conteúdo agregou para seus conhecimentos, não deixe de compartilhar. Use as redes sociais e conte para todo mundo como tirar proveito dessa carne que tem muito custo-benefício. Até a próxima!