Procurando uma carne diferente para experimentar e você se deparou com o acém assado no forno, mas será que fica realmente bom?
Algumas pessoas consideram o acém uma carne de segunda, pois acreditam ser um corte muito firme. Porém, esse pensamento está completamente equivocado, já que dá para fazer um assado para ninguém colocar defeito.
Sendo assim, deixe tudo que você está fazendo agora e foque aqui. Afinal, depois da receita de hoje, você vai repensar cada escolha de carne para assar, vamos lá!
Acém assado no forno: aprenda o segredo da receita suculenta
Quando a gente pensa em carne acém, instintivamente associamos logo às receitas cozidas, é assim com você também? Isso acontece porque o corte apresenta um teor considerável de colágeno e fibras mais firmes.
É justamente por isso que as pessoas logo lembram do acém na panela de pressão. Contudo, o acém nos entrega inúmeros cortes numa mesma peça, é aí que eu quero chegar. O ideal para assar é comprar um pedaço mais uniforme.
Assim, fica mais fácil lidar com tempo de forno e temperos, fatores imprescindíveis para maciez e suculência. Então, ao invés de simplesmente passar uma receita rápida, vou me aprofundar nos detalhes. Com isso, você pega a essência da coisa.
1. Veja os ingredientes usados na receita perfeita
Pessoalmente, uma boa carne assada no forno se assemelha muito à carne cozida na pressão. Isso porque são os ingredientes adicionais que tornam o preparo realmente mais completo e saboroso.
E um bom exemplo é a carne de panela com batata e cenoura, onde brilham até mais que a carne. Nesse sentido, o mesmo acontece com acém assado, ou seja, deixe a criatividade ir longe ao montar sua lista. Caso queira um “atalho”, veja minha sugestão:
- 2,5 kg de acém bem cortado e com boa capa de gordura;
- 8 batatas grandes;
- 4 cebolas fatiadas grossas;
- 500ml de vinho branco seco;
- 4 folhas de louro;
- 1 colher (chá) de cominho;
- 1 colher (sopa) de alecrim seco;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Azeite suficiente para espalhar os temperos.
Sinta-se à vontade para incluir ou trocar componentes, afinal, a receita é sua. Porém, eu diria que alguns ingredientes são indispensáveis, como o vinho branco e o azeite.
O vinho branco porque é o elemento ácido que dá a maciez ideal, claro, além do sabor. Enquanto o azeite confere gordura, realça os temperos e forma a base do sabor da carne. Quanto aos demais, escolha entre a gama de temperos naturais!
2. Como temperar o acém para assar no forno + sugestão valiosa
Lembra que eu falei que o acém precisa de um carinho especial por conta do colágeno e fibras mais rígidas? Então, nessa receita nós vamos mariná-lo, pois esse é o melhor tempero para carne assada no forno.
Se você olhar os ingredientes da lista, temos o vinho branco que é ácido. Por sua vez, a combinação com o sal é certeira para amaciar a carne. Trocando em miúdos, o ambiente ácido e salgado tem a capacidade de reduzir a firmeza das fibras.
Além do mais, isso faz a carne absorver melhor os sabores, enquanto os temperos chegam ao centro da peça. “Nossa, mas se eu fosse usar a carne contrafilé, isso também seria necessário?”. Não, porque tem maciez e independe de qualquer processo.
Ainda assim eu recomendo temperar contrafilé e reservar algumas horas, ruim não vai ficar, né? Diante disso, veja alguns passos simples para deixar a “marinada no esquema”:
- Em um recipiente, tempere a carne com vinho, alecrim, louro, cominho, sal e pimenta.
- Feito isso, complemente o tempero com água até cobrir, ou outro líquido, como caldo de legumes.
- Agora, dê uma boa misturada nos temperos, de modo a cobrir toda a peça.
- Tampe e leve à geladeira por no mínimo 12 horas.
- O recomendado mesmo é reservar por 24 horas, pois assim a carne realmente absorve tudo que a mistura oferece.
Nesse tipo de receita eu costumo colocar um pouco de tomilho, manjericão, pedaços de cebola e alho amassado com casca. Tudo isso amplia a nuance de sabores do seu assado!
3. Como assar acém no forno para ficar suculento e bem macio?
O momento de assar é sempre o mais delicado, não por ser complexo, mas pela quantidade de dúvidas. Devo colocar por quanto tempo? É melhor assar em fogo baixo ou adiantar o cozimento em fogo alto? Será que fazer no forno elétrico dá certo?
Se você seguiu as dicas, temperou e marinou corretamente, saiba que a receita está a um passo de dar certo. A próxima etapa é retirar a carne da geladeira 30 minutos antes de assar. Logo, o cozimento se inicia assim que entra no forno.
Enquanto a carne chega em temperatura ambiente, separe 2 colheres (sopa) de manteiga para amolecer. Em seguida, acrescente especiarias à manteiga, como ervas finas, chimichurri, orégano e colorau. Depois, misture até virar uma pasta cremosa.
Agora, espalhe a mistura sobre a carne por todos os lados, criando assim uma nova camada de temperos. Além do sabor, é óbvio, a carne fica ainda mais dourada e apetitosa depois de assada.
Método correto para assar
- Em uma assadeira, forre o fundo com cebolas cortadas em fatias e ponha a carne sobre elas.
- Nas laterais, coloque as batatas inteiras com casca.
- Feito isso, despeje o restante da marinada sobre as batatas e as cebolas.
- Por fim, leve ao forno preaquecido a 200°.
- O tempo é algo que depende exclusivamente do seu forno.
- Acredito que cerca de 90 minutos a 100 minutos são suficientes.
- Não é necessário colocar alumínio, pois o vapor da marinada garante a umidade necessária para cozinhar.
- Quando der o tempo, basta avaliar a cor e a consistência com uma faca.
Aqui vai uma dica só para você: a batata inteira ali cumpre um papel importantíssimo. Digo isso porque quando você espetar com a faca e a batata estiver completamente cozida, a carne estará pronta. Teste aí, só não esqueça de me falar.
DICA EXCLUSIVA: prepare um molho encorpado para espalhar sobre a carne!
Provavelmente, depois de passar 90 minutos assando, a assadeira terá aquele fundo característico, certo? O que parece uma escolha óbvia de descarte, pode se transformar num dos melhores molhos para carne.
Nesse cenário, transfira tudo para uma panela, acrescentando um bom caldo caseiro de carne. Dá para incorporar vinho tinto, mais temperos frescos e ingredientes. O importante em todo caso, é ferver até o molho reduzir e encorpar.
Se for necessário, engrosse o caldo da carne com amido dissolvido em parte do líquido. Por fim, despeje essa deliciosa mistura no acém assado no forno e seja a pessoa mais satisfeita com a receita!
Acém assado no forno é tudo que precisamos para uma refeição incrível
Aposto que você adorou a receita de acém assado no forno, né? Porque se até eu que já conhecia fiquei com água na boca, fico imaginando você. O mais importante agora é pegar as dicas de hoje e complementar com a sua experiência culinária.
Tenho certeza de que sairão assados fantásticos aí do seu forno. Não deixe de inovar sempre que possível, seja com um simples tomate fresco ou com um tempero inédito, certo?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se por acaso você se lembrou de alguém com esse conteúdo, compartilhe nas redes sociais. Dessa maneira, outras pessoas fogem um pouco da rotina com um preparo delicioso, até a próxima!