Você tinha acabado de servir aquela panelada de feijoada, quando alguém pergunta: “ei, cadê a farofa para feijoada”? Você ficou sem saber o que responder?
Não se preocupe ou se sinta mal, pois nem todo mundo realmente sabe harmonizar uma farofa bem-feita com feijoada. Aliás, muitas das pessoas que dizem saber, apenas misturam farinha de rosca com temperos e esperam dar certo.
Dessa forma, eu não pude ficar de fora da conversa, pois acredito que farofa seja extensão da tradicional feijoada. Acompanhe o conteúdo até o final e saiba tudo!
4 receitas incríveis de farofa para feijoada que precisa aprender
Até hoje eu nunca encontrei um simples ingrediente que não combinasse bem em uma farofa. Nem mesmo quando me convidaram para experimentar farofa de miúdos de peru, porque “ô trem bão” era aquilo.
É por essas e outras que eu digo que farofa é universal, combina com tudo a qualquer momento e ocasião. Contudo, a verdade é que algumas versões se sobressaem às outras, você concorda comigo? Principalmente quando falamos de feijoada.
Nesse cenário, o desafio não é aprender como fazer farofa, mas sim encontrar opções que valorizam a feijoada. Logo, eu aconselho você a guardar as informações, para que a resposta na mesa esteja à altura do prato, certo?
1. Farofa de linguiça calabresa com azeitonas e ovos é a perfeição
Assim que eu descrever ingredientes e modo de preparo, você provavelmente pensará: “ah, usar receita de restaurante é fácil”. Por isso vou me adiantar e dizer que a primeira sugestão nasceu de um improviso meu na cozinha.
Isso porque um dia nós fizemos uma marinada para frango e o assamos na sequência. A receita ficou excepcional, antes que pergunte, mas o frango era muito grande e sobrou. De supetão eu pensei: “já sei, vou fazer uma farofa para acompanhar”.
O problema é que eu estava sem farinha de rosca e de milho. Mas por sorte, eu havia guardado farinha Panko na despensa. Na sequência, olhei na geladeira e fui pegando ingredientes, o que resultou na seguinte lista:
- 1 gomo de linguiça calabresa defumada cortada em cubos ou rodelas;
- 10 azeitonas sem caroço picadas;
- 3 ovos cozidos inteiros picados;
- Cheiro-verde picado a gosto;
- ½ colher (sopa) de manteiga;
- Azeite para dar untuosidade;
- Farinha Panko a gosto para dar o ponto.
Para fazer essa deliciosa farofa de calabresa completa, você deve:
- Fritar a calabresa até dourar.
- Juntar azeitona e ovos, mexendo até ganhar temperatura.
- Em seguida, adicione farinha Panko e vá mexendo até acastanhar.
- Nesta etapa, coloque azeite e manteiga para deixar úmido na medida.
- Se for preciso, corrija o ponto com mais farinha.
- Finalize com cheiro-verde e bom apetite.
O sucesso foi tão grande, que o pessoal me pediu para fazer junto com a feijoada para 10 pessoas. E não é que o resultado foi igualmente fenomenal? Você precisa fazer para tirar suas conclusões!
2. Farofa com couve acompanha toda receita de feijoada
Uma feijoada pode ser completa, com pé, orelha e rabo ou então, simples, apenas com costelinha, bacon e calabresa. Porém, o resultado no paladar é muito parecido às vezes, pois feijoada bem-feita independe exclusivamente dos ingredientes.
Nesse meio de campo, entra farofa de couve que pode ser igualmente simples nos componentes, mas oferece um sabor tremendo. Não por menos, couve para feijoada é uma das iguarias que você precisa fazer a qualquer custo.
Ingredientes
- 1 colher (sopa) de azeite
- ¼ xícara (chá) de bacon picado
- 1 linguiça calabresa defumada picada
- ¼ xícara (chá) de cebola ralada
- 2 dentes de alho picados ou amassados
- 1 cenoura média ralada grosseiramente
- 3 folhas de couve fatiada fina
- 1 colher (chá) rasa de sal
- ¼ colher (chá) de pimenta-do-reino
- 2 + ½ xícaras (chá) de farinha de milho amarela
- Cheiro-verde picado a gosto
Se você olhou esse monte de ingrediente e automaticamente pensou em complexidade, se enganou. Tudo se resume a fritar bacon, calabresa, juntar cebola, depois alho, cenoura, couve e temperos naturais.
Por fim, acrescente a farinha aos poucos até dar o ponto e frite até acastanhar, só isso. Mas assim, prepare uma quantidade maior de farofa de couve, porque ninguém resiste a pequenas quantidades, hein?
3. Será que farofa de banana combina com feijoada?
Você seguiu cada um dos passos daquela receitinha de família, e os ingredientes da feijoada estão todos separados. Cuidadosamente você escolhe pé de porco, costelinha defumada, lombo e pernil e, claro, linguiça paio de qualidade, né?
Enquanto o feijão ainda está de molho, você fica na cozinha pescando o que pode colocar na farofa. Aí então você olha para a fruteira e vê que a banana-da-terra está quase passando. Evidentemente que descartar está fora de cogitação.
Dessa forma, a primeira coisa que vem à cabeça é se realmente combina com feijoada. Posso garantir a você que não há harmonização mais saborosa, em termos de frutas, é claro.
Aliás, essa receita rende uma maravilhosa farofa para acompanhar moqueca de peixe, aí está mais uma sugestão de brinde. O ponto alto dessa receita é a simplicidade no preparo, também, com ingredientes básicos assim, até eu faço:
- 100g de manteiga
- 2 xícaras (chá) de banana-da-terra picada
- 1 cebola grande picada
- 4 dentes de alho ralado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 xícara (chá) de farinha de milho amarela
- Cheiro-verde picado a gosto
Caso você tenha receio de usar banana e passar do ponto, dá uma conferida nesse vídeo a seguir, ajuda muito:
4. Receita de farofa de legumes é uma opção bacana para equilibrar a refeição
Não adianta você saber a razão para colocar laranja na feijoada, se você não suavizar a farofa, fica sem sentido. Eu falo isso por experiência própria, veja bem. Tenho paixão por farofa com bacon, calabresa e gordura de porco no preparo.
Entretanto, o problema é que a farofa fica pesada. Daí você manda ver na feijoada e se entope até o dia seguinte, isso não é muito agradável, concorda? Então, o jeito é quebrar o peso dos pratos, e a farofa é especialíssima nesse quesito.
Assim sendo, você pode facilmente escolher as melhores carnes para feijoada, já que a farofa fica bem suave, marque aí:
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola em cubos
- ½ pimentão amarelo ou vermelho picado
- 1 cenoura pequena ralada
- 3 dentes de alho picados
- 2 tomates picados
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 4 xícaras (chá) de farinha de milho (a farinha flocada fica muito boa)
- 12 azeitonas picadas
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Cheiro-verde picadinho a gosto
O preparo é simples e basta refogar os ingredientes, deixando a farinha por último. Porém, eu gostaria de falar sobre a adição de outros ingredientes.
Por exemplo, dá para colocar abobrinha, cubinhos de berinjela, brócolis de rama, couve-flor, e por aí vai. Em seguida, acrescente a farinha aos poucos e, caso aconteça de ressecar, junte pedacinhos de manteiga para estimular umidade.
Em contrapartida, se você está com poucos ingredientes na despensa, mas não quer deixar de fazer farofa, sem problemas. Existe uma versão bastante simples, que é a farofa de cebola caramelizada. Basicamente, vai cebola, azeite, temperos e farinha.
Aqui em casa eu utilizo essa versão como farofa para acompanhar frango assado, e tenho que dizer, fica um primor!
Farofa para feijoada não tem que ser simples, use e abuse da criatividade!
O maior benefício da farofa para feijoada é a sua versatilidade. Nesse contexto, basta adicionar novos ingredientes para criar receitas inteiramente distintas. Capriche na azeitona, aproveite o milho, traga a textura da ervilha, enfim, não há limites.
A única coisa que você não pode mesmo é deixar de experimentar as sugestões de hoje. Isso sim é “patifaria” da sua parte [risos].
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe nas redes sociais, combinado? Além de ajudar mais gente, você alcança aquela pessoa que não sabe nem fazer farofa para churrasco simples. Até a próxima!