Não existe nesse mundo, ou pelo menos ainda não inventaram, combinação melhor do que molho de alho para churrasco. Você está com sorte, pois o conteúdo é dedicado a esse molho magnífico.
A maioria das pessoas ama de coração saborear um bom molho, creme ou maionese de alho. Mas saber fazer que é bom, ninguém aprende. De tanto eu carregar os amigos nas costas nos churrascos, decidi falar tudo sobre as receitas com alho.
Você terá uma opção deliciosa para combinar não apenas com uma, mas com praticamente toda carne. Ah, ainda irei sugerir qual carne fica melhor, então, vem!
4 receitas simples e imperdíveis de molho de alho para churrasco
O bom de preparar molho para churrasco, é a oportunidade de abusar das receitas, geralmente, com mais de um preparo. Eu adoro apreciar o molho vermelho para churrasco com outra versão mais leve.
Por exemplo, aquele molho simples de maionese com ervas é uma pedida excepcional para boa parte dos churrascos. Claro, se estivermos falando de churrasco à noite, talvez seja interessante seguir por uma pegada mais apimentada, quem sabe.
Tendo em vista que você chegou aqui querendo desbravar as receitas com alho, eu acho que me superei dessa vez. Afinal, apresento a você 4 versões inacreditáveis, tem para todos os gostos, experiências e paladares.
1. Molho de alho para churrasco servido com maminha assada
Eu poderia começar bem suave, mostrando algo simples demais, mas vou ousar com essa primeira receita completa. Não se preocupe, não tem dificuldade alguma, e essa é uma das maiores vantagens dos molhos para carne, a facilidade.
Lembrando apenas que aqui comigo você é quem manda, isto é, você tem total liberdade para alterar como quiser, certo? É imprescindível falar isso explicitamente, senão as pessoas desistem por não ter determinado ingrediente, comece a anotar:
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de manteiga (ponto de pomada);
- 3 dentes de alho bem picados ou amassados;
- 100ml de creme de leite;
- ½ xícara (chá) de maionese;
- ½ colher (chá) de sal;
- 1 pitada de pimenta-do-reino;
- 1 pitada de orégano seco.
Para você que já estava pegando o liquidificador, pode guardar, aqui não é preciso usar nada. Isso mesmo, diferentemente de outras preparações, como o molho verde para churrasco, aqui é só misturar tudo.
Assim sendo, pegue uma gamela bem bonita, coloque o alho e todo o restante, misturando com uma espátula. A consistência quem decide é você, pois é a sua preferência que manda, afinal.
Se quiser uma cor extra, adicione cheiro-verde picado ou coentro, fica lindo e apetitoso!
DICA EXTRA: a combinação de alho, maionese, manteiga e creme de leite, resulta num molho suave. Por conseguinte, aposte em carnes bem marcantes. A minha recomendação é maminha na churrasqueira assada com crosta de manteiga temperada com ervas frescas, apenas experimente!
2. Esse molho de iogurte turco com azeite de alho é algo fora de série!
Conforme eu pesquiso por informações que possam amplificar minhas experiências e conhecimentos, sempre me deparo com uma coisa bem esquisita. Nesse caso, eu encontro muitos conteúdos com informações repetidas e irrelevantes.
Dias atrás mesmo, eu estava procurando um molho para bife acebolado, mas algo diferente e surpreendente. Eu também tenho os meus “dias de cozimento”, os quais procuro facilidade e menos trabalho.
Continuando, de repente encontrei um site que prometia 4 receitas inacreditáveis de molho para bife, logo acessei. Foi quando eu percebi que a pessoa trocou os nomes das receitas, mas usou os mesmos ingredientes em todas. Pode isso?
O resumo é que eu fiquei sem saber como diferenciar e acabei pedindo presunto para fazer uma lasanha rápida.
Toda essa história serve para mostrar a você que estou em busca de coisas novas, especialmente para surpreender seu paladar. É com orgulho que eu apresento uma receita de molho de alho para churrasco, feito à moda turca, com os ingredientes:
Ingredientes
- 1 pepino japonês picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Suco de ½ limão Taiti
- Cheiro-verde a gosto
- Folhas de hortelã fresca
- 6 a 8 dentes de alho bem picados
- Azeite suficiente para dar o ponto
- 2 iogurtes integrais sem açúcar (pode ser coalhada sem açúcar)
- Pimenta-da-Jamaica moída a gosto
- Raspas de limão siciliano a gosto
Dentro dessa receita existem algumas técnicas pontuais, nada complexo, mas que mudam drasticamente o resultado. É por isso que eu recomendo você acompanhar o vídeo a seguir. Mas antes vem uma dica de carne para acompanhar esse molho.
DICA EXTRA: apesar da forte presença do alho, a composição da hortelã e iogurte, remetem a carnes específicas. Se porventura você assar carne de cordeiro, saiba que a sua experiência será extraordinária. Isso serve para carneiro, bem como praticamente toda carne, mas estas duas em especiais!
3. Aprenda uma maionese de alho no liquidificador para servir no churrasco
Você está super na correria, os amigos estão chegando e os familiares já estão dando trabalho lá perto da churrasqueira. Todavia, tudo que você quer é facilidade, mas ainda assim servir um molho de alho incrível, né?
Então, olha só essa sugestão: três ingredientes diretamente no liquidificador, sabe o que vira isso? O molho de alho mais prático e econômico que você já viu nessa vida. Gostou da ideia? Marca aí no cantinho das anotações culinárias:
Ingredientes
- 100ml de leite gelado
- 1 dente de alho pequeno
- 300ml de azeite ou óleo (se for usar óleo, dê preferência ao de girassol)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Coloque primeiro o leite e o alho no liquidificador e ligue em velocidade baixa.
- Em seguida, comece a despejar o óleo em ponto de fio sem parar enquanto bate.
- É crucial começar e não parar mais de adicionar o óleo para dar o ponto certo.
- Você vai perceber que está chegando no ponto pelo barulho do liquidificador.
- O equipamento começa a desacelerar e faz um barulho bem forte enquanto o molho espessa, afinal.
- Por último, desligue, tempere, prove e leve à geladeira.
- Quanto mais tempo na geladeira, mais cremoso fica e melhor ao servir.
Por conta de ter poucos ingredientes, o sabor do alho predomina, não tem jeito. Em vista disso, avalie servir esse molho com carnes para churrasco com gordura. Alguns exemplos incluem costela, cupim, picanha e por aí vai, tudo bem?
4. Molho de alho para churrasco tem que ser confitado desse jeito aqui
Chegando ao quarto lugar, trago até você um molho de alho bastante simples, mas com requinte de restaurante. Até mesmo seu nome é chique, visto que o povo o conhece como “Aioli de alho confitado, já ouviu falar?
A frescura fica apenas no nome, já que para fazê-lo é tudo muito prático assim:
- Numa frigideira, coloque 10 dentes de alho e 250ml de azeite.
- Isso porque você vai fritar os dentes até dourar bem.
- Inclusive, coloque 1 ramo de alecrim ou tomilho e frite em fogo baixo por 20 minutos ou até dourar.
- Em seguida, coloque o alho frio no mixer ou processador, juntamente com o azeite da fritura.
- Depois disso, quebre 1 ovo caipira junto, suco de 1 limão Taiti, sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Por último, misture até obter uma textura de maionese “amarelinha” irresistível.
Sério, pode fazer sem medo porque o resultado é de dar água na boca. Uma vez eu experimentei com miolo de alcatra assada. Para arrebentar a boca do balão, usei lenha para dar um toque defumado à carne e combinou muito com alho.
Uma receita de molho de alho para churrasco para cada ocasião especial
Vamos combinar que talvez você não esperasse tanta opção fantástica em molho de alho para churrasco, como apresentei hoje, né? O único cuidado, no entanto, é não exceder a quantidade de alho que a receita pede, só isso.
O motivo é que a maioria dos preparos leva o alho inteiramente cru, certo? O negócio, então, é fazer, experimentar, ajustar ao paladar e ser feliz. No mais, eu desejo apenas um excelente churrasco com os amigos.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite o momento e compartilhe algo útil com mais pessoas. Até a próxima!