É incrível como tem de tudo no mercado, inclusive molho madeira, mas tem como usar molho madeira pronto na carne? Fica bom ou fica muito artificial?
O molho madeira é aquele molho que todos sonham fazer, mas a exigência pelos ingredientes certos é um desafio. Isso porque a receita original leva o vinho Madeira, que é uma bebida portuguesa relativamente cara e difícil de encontrar.
Não se preocupe, porque neste conteúdo mostrarei ótimas dicas para alcançar o melhor resultado possível com o molho de sachê. Eu não perderia no seu lugar!
Como usar molho madeira pronto na carne: 4 ideias deliciosas para fazer hoje mesmo
Na teoria, você pode fazer molho com qualquer ingrediente e método, logo, as variações são infindáveis. Pessoalmente, eu acho que existem dois molhos que transformam qualquer comida, o molho madeira e o molho inglês na carne.
Ambos são marcantes, têm muita identidade e aperfeiçoam as mais diferentes carnes, mas é fundamental saber usá-los com sabedoria.
O preparo do molho madeira caseiro é imbatível para mim, nem o molho de mostarda para carne chega aos pés. E olha que eu amo o sabor da mostarda, hein? Agora, quando você usa molho pronto, ainda mais da versão madeira, é preciso cautela.
Não que os produtos sejam ruins, mas infelizmente sobra aquele sabor de industrializado que pode prejudicar sua experiência. Imagine por um momento comprar um belo filé mignon e o desperdiçar com um molho “meia-boca”. Evite isso agora!
1. Filé mignon ao molho madeira pronto dá certo e eu posso provar
Não tem jeito, vou ter que começar pelo filé mignon mesmo, mas não apenas por ser uma das melhores carnes. Isso porque eu sei que lá no fundo você vai tentar harmonizar tornedor de filé mignon e molho madeira pronto.
Nesse contexto, acho bom abordar essa combinação para que não haja surpresas desagradáveis e arrependimentos.
Tão logo você corta a carne, a frigideira de ferro fundido já está esquentando, certo? O ideal para tornedor é selar a carne corretamente até formar crosta e cozinhar o interior. Consequentemente, o fundo da frigideira fica com aquele grude maravilhoso.
É aqui que você fará o molho pronto madeira brilhar, assim:
- Na frigideira da fritura da carne, aqueça novamente e coloque ½ colher cheia de manteiga.
- Adicione também um bom fio de azeite para não queimar a manteiga.
- Assim que aquecer e derreter, mexa gentilmente para desgrudar o fundo.
- Nesse momento, adicione 1 cebola média picada e 2 dentes de alho amassados, refogue tudo até acastanhar.
- Em seguida, acrescente o molho madeira pronto, misture para incorporar e aqueça de acordo com as instruções da embalagem.
- Por fim, quando engrossar o caldo do molho, sirva sobre a carne.
Nessa sugestão dá para você acrescentar cogumelos frescos, que ficam excepcionais, diga-se de passagem. No caso, eles entram antes de você adicionar o molho, pois precisam dar uma leve dourada, tudo bem? Não deixe de testar!
2. Alcatra com maminha absorve os sabores e harmoniza bastante
Vamos supor por um momento que você tenha encasquetado com a alcatra com maminha, certo? O que você faz? Obviamente corre ao açougue conversar com o seu parceiro de todas horas.
E como num golpe de sorte, ele já havia separado um belo pedaço perfeito. Eis que você chega em casa e descobre que não sabe ao certo como fazer a carne, e agora? Bem, sempre que isso acontece comigo, eu frito ou asso, uma delas tem que dar certo.
Diante disso, a sugestão para essa carne bovina fantástica é combinar o molho madeira após o cozimento da carne. Se você tiver feito carne assada no forno, utilize a “sujeira” da assadeira para formar o molho.
Agora, caso você tenha decidido encontrar um jeito de fritar bifes ultra macios e suculentos na frigideira, é ainda melhor. Afinal, basta deglaçar o fundo da frigideira para ter um dos sabores mais apurados e complexos com molho madeira.
A seguir eu deixarei uma receita intuitiva e prática, aposto que você nunca provou esse sabor:
3. Saiba como combinar frango grelhado ou refogado com molho madeira
A minha próxima sugestão é um show à parte e trago com exclusividade para você. Isso porque estou falando de frango cozido no ponto perfeito, finalizado com o molho madeira e brócolis salteados na manteiga.
Só que ao invés de filé de frango simples, a ideia inicial é substituir por coxa e sobrecoxa de frango. Na minha opinião, essa é a melhor parte do frango, pois tem suculência, maciez e um sabor concentrado.
Então, quando combinamos com o molho madeira, pode acreditar, o negócio fica ainda melhor. Nesse contexto, ao invés de sugerir algo óbvio eu decidi trazer uma receita completa. Dessa maneira, você terá um banquete fácil de fazer e maravilhoso:
Ingredientes
- 1kg de sobrecoxas de frango
- 1 unidade de molho madeira (300g)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Açafrão, curry e coentro em pó a gosto
- ½ xícara (chá) de parmesão fresco ralado
- ½ xícara (chá) de farinha de rosca
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada ou a gosto
Modo de preparo
- O passo inicial é temperar a carne com sal, pimenta e os temperos naturais.
- Após temperar, arrume as sobrecoxas numa travessa e cubra com o molho Madeira, reserve.
- Agora, em um recipiente você vai misturar parmesão, farinha de rosca e salsinha.
- Em seguida, espalhe essa “farofinha” por cima das sobrecoxas.
- Por último, leve ao forno a 180° por aproximadamente 40 minutos.
- Pode ser que seja necessário deixar alguns minutos extras, mas acompanhe o cozimento.
- É fundamental servir bem quente para aproveitar ao máximo os sabores.
Uma dica excelente para dar uma “up” nessa receita, é combiná-la com legumes que combinam bem com carne assada. Pode ser com brócolis de rama salteado na manteiga, abobrinha refogada com alho e cebola, entre outras.
4. Medalhão suíno ao molho madeira encorpado é surpreendente
E para fechar as receitas de como usar molho madeira na carne, que tal experimentar uma carne por vezes esquecida? Estou falando do medalhão de porco, também conhecido como filézinho e até mesmo filé mignon suíno.
As características e o formato do corte do porco se assemelham demais ao mignon bovino. Porém, o grande segredo é acertar na marinada para carne suína e, sobretudo, no tempo de cocção.
Isso porque esse corte resseca rapidamente, e aí, a carne fica uma borracha de dar dó. Sendo assim, o preparo consiste em selar a carne e fazer um molho caprichado. No vídeo a seguir, a pessoa usou o vinho madeira original, mas dá para substituir. Logo, vou deixar aqui para você dar uma olha, tá bom?
Descubra técnicas para amenizar o sabor de industrializado do molho
Todo molho em sachê guarda um sabor que remete ao processo de industrialização. É assim com a carne processada, com os molhos e todo tipo de produto.
Considerando que você não quer ter isso à mesa, veja o que pode ser feito para amenizar essa característica desagradável:
- Ervas e temperos frescos: traz sabor agradável e aroma irresistível, essa é a melhor técnica para um molho mais “natural”.
- Adição de vinho: apesar de não ser o objetivo da coisa, usar um pouco de vinho realça o sabor. Não é para exagerar, mas sim agregar um toque mais presente desse líquido sagrado.
- Manteiga ou creme de leite fresco resolve: ambas as gorduras conseguem “diluir” o molho de sachê por assim dizer. Como resultado, seu molho ficará mais aveludado e agradável no paladar.
Pegar o jeito de como usar molho madeira pronto na carne é proveitoso na cozinha
Você nunca mais ficará sem saber como usar molho madeira pronto na carne. Afinal de contas, descobriu muitas maneiras criativas de combinar esse produto inusitado com receitas deliciosas.
É o que eu sempre falo: “não deixe para depois, a carne ao molho madeira que você pode comer hoje”.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe em suas redes sociais para ajudar mais pessoas, até a próxima!