A vontade de apreciar um peixe assado bateu, mas você não sabe quantos minutos para assar um peixe no forno? O que acha de acabar com essa dúvida agora?
Muito se fala sobre peixe frito, empanado e cozido, mas pessoalmente não há preparo mais saboroso do que o assado. E peixe é aquela coisa, você piscou o olho, a carne resseca e perde o sabor, né? Então, aproveite o guia para evitar que isso aconteça.
Não é para me gabar não, mas aqui em casa fazemos um peixe assado dos deuses. Acompanhe e entenda o processo perfeito por trás do peixe de restaurante!
Quantos minutos para assar um peixe no forno: descubra o tempo em cada preparo
Abordar esse tema com exatidão é uma tarefa e tanto. Isso porque existem muitas discrepâncias no preparo. Por exemplo, o tempo para assar salmão no forno é diferente do tempo para fazer um robalo ou linguado.
Podemos aplicar a mesma lógica a praticamente todo peixe, como a tilápia assada. Nesse contexto, as receitas de tilápia precisam de um tempo bem menor do que a traíra. E olha que falamos de peixes com estrutura similar.
Ah, sem falar que o tipo do corte é um dos aspectos mais importante e que pouca gente considera. Afinal, se vai assar peixe inteiro, claramente o tempo será maior do que as postas, lombos e filés, concorda?
Diante de tanta coisa a se considerar, resolvi falar individualmente sobre os minutos exigidos para cada tipo de corte, acompanhe!
1. Quanto tempo para assar um peixe inteiro no forno?
Na minha opinião, não há visão mais perfeita do que o peixe para assar no forno inteiro. Sabe aquela receita que você capricha em cada detalhe, coloca legumes, vegetais, batata, cenoura e tudo mais que cabe? É disso que estou falando, sabor!
Entretanto, é também uma das preparações que mais exigem cuidados no quesito tempo. Acontece que você não consegue visualizar bem o interior, logo, é muito fácil ressecar.
Quando decidir assar peixe inteiro, opte pelos peixes de carne branca. Digo isso porque eles conseguem reter toda a umidade, suculência e maciez no forno. Mas para reforçar essa qualidade, utilize bastante azeite e um pouco de suco de limão siciliano.
- Peso do peixe inteiro: considere sempre 500g de peixe para acertar na proporção do tempo. Obviamente que o peixe passa facilmente desse peso, mas é uma margem segura para se basear.
- Temperatura de assamento: tem gente que sugere assar em 200° para agilizar. No que depender de mim, sempre recomendarei a temperatura de 180°. Assim o peixe assa lentamente e não resseca.
- Tempo aproximado: assumindo 500g de peixe, calcule cerca de 20 a 25 minutos no forno. Claro que isso pode mudar, conforme coloca alumínio ou adiciona diferentes complementos.
Quer uma escolha de segurança? Vá de salmão assado porque é um peixe difícil de errar na hora de assar. Diferentemente do robalo, que tem uma carne superdelicada e que não pode passar do ponto!
2. Se eu preparar filé de peixe, preciso assar por quantos minutos?
O filé de peixe é a forma mais fácil e tradicional de encontrar peixes no supermercado ou peixaria. Então, nada melhor do que aprender a fazer esse prato rápido que rende muitas refeições maravilhosas.
Um filé sensacional que eu compro sempre que encontro, é o linguado. Peixe de carne branquinha, sabor suave e textura macia, vai bem demais no forno. Inclusive, experimente combinar com frutos do mar e aprecie algo formidável de saboroso.
- Espessura do filé: ao invés de falar de peso, devemos falar da espessura do filé. Uma média segura e vantajosa é o filé com 2,5cm de espessura. É a altura perfeita para chegar naquele ponto incrível.
- Temperatura de assamento: eu sempre fiz meus filés de peixes numa temperatura de 200°. A ideia é selar o exterior rapidamente e cozinhar o interior de modo que a carne se mantenha intacta e suculenta.
- Tempo aproximado: entre 10 e 15 minutos são suficientes para assar um bom filé. Geralmente eu deixo 10 minutos mesmo, assim não corro riscos desnecessários.
3. As postas são mais rápidas ou levam mais tempo? Como acertar?
As postas normalmente seguem o mesmo padrão dos filés, já que compramos postas médias. Um peixe que recomendo muito nesse esquema de corte, é o tambaqui. Ele é considerado um peixe de carne levemente escura, mais gordurosa e saborosa.
Nesse contexto, utiliza-se bastante as costelas do tambaqui, que ficam quase na mesma proporção das postas. De forma geral, o tempo estimado é de 15 a 20 minutos, assando a 200°.
Todavia, se as postas estiverem altas, ou seja, maiores do que 2,5cm de espessura, deixe mais alguns minutos.
DICA EXTRA: peixe assado é uma carne que é melhor comer ao ponto do que bem passada. Do contrário, a carne chega a desfiar como se fosse bacalhau desfiado. E a receita que era para ficar incrível, perde parte da sua beleza.
4. Vai assar lombo de peixe? Saiba quantos minutos são necessários!
Quem nunca sonhou em assar lombo de bacalhau dessalgado, né? Ou então, aquele majestoso lombo de salmão alaranjado e irresistível, certo? O lombo é a porção mais nobre e macia de todo peixe.
Contudo, quanto mais valorizado o peixe, mais caro será o lombo. Não à toa, o quilo do bacalhau está um absurdo de caro. Outro peixe que enche os olhos é o atum, onde podemos fazer atum selado e finalizado no forno.
- Espessura do lombo: aqui não existem limites, isto é, quanto mais alto o lombo, mais suculento e tenro fica. Considere uma média de 2,5cm para seguir em suas receitas, não tem erro.
- Temperatura de assamento: em minhas receitas, costumo assar o lombo a 200° ou 210°. Porém, analise a estrutura do peixe escolhido. Quanto mais macio, menor a temperatura.
- Tempo aproximado: via de regra, o tempo aproximado é de 15 minutos. Mas não deixe de acompanhar o processo, que pode levar até 20 minutos ou mais.
Para ajudar a estimular sua criatividade, separei uma receita imperdível de lombo de robalo assado. Não vou dar detalhes, apenas confira para aprender uma receita que atende bem as refeições especiais:
Saber quantos minutos para assar um peixe no forno são necessários garante receitas fantásticas
Agora que você sabe tudo sobre quantos minutos para assar um peixe no forno, sabe o que fica faltando? Aprender como fazer bons acompanhamentos, guarnições e molhos, o que acha?
Não sei você, mas eu tenho uma quedinha pelo molho de alcaparras para peixe. Se você nunca provou, esse é o momento de abrir a mente para novas possibilidades.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se você realmente encontrou o que procurava, que tal compartilhar? Leve esse novo conhecimento para suas redes sociais e ajude mais pessoas a fazerem um excelente peixe assado. Até a próxima!