Como fazer arraia? Aprenda preparar de forma simples

Não, você não leu errado, chegou o momento de aprender os passos e as técnicas de como fazer arraia. Vai deixar essa grande oportunidade passar?

Tem pessoas que mal sabem que arraia é um peixe, e mais, não sabem que é possível criar receitas sensacionais. Olhando de longe, pode até parecer estranho consumir arraia, mas sua carne tem um sabor agradável e muita qualidade.

Já passou da hora de deixar a tilápia e o filé merluza de lado. Acompanhe e descubra os segredos por trás desse peixe inusitado. Eu não perderia por nada!

Como fazer arraia: aprenda o jeito certo e simples de preparar

Se você é daquelas pessoas que comem apenas peixes de água doce, sinto desapontar, mas a arraia pode não suprir. Acontece que esse peixe é predominantemente marinho, encontrado em praticamente todo oceano.

Por outro lado, a raia brasileira é um peixe que se adaptou e, hoje, habita boa parte dos rios. Eu sei bem como é complicado distinguir uma espécie da outra, mas mantenha a mente aberta.

Afinal, depois da receita a seguir, você esquecerá até mesmo do lombo de bacalhau dessalgado, pode apostar.

Falando nas receitas, saiba que é possível fazer de todas as maneiras, como arraia frita, ensopada, cozida e assada. Assumindo que as receitas de peixe cozido são as melhores, vamos de moqueca de arraia, o que acha?

Ingredientes

  • 1 kg de arraia limpa, super fresca e cortado em cubos grandes;
  • 2 cebolas grandes picadas ou em rodelas;
  • 1 tomate italiano picado;
  • 150g de pimentões coloridos;
  • Coentro ou cheiro-verde picado a gosto;
  • Suco de 2 limões siciliano;
  • 4 dentes de alho amassados;
  • Sal, pimenta-do-reino, pimenta de cheiro e pimenta calabresa a gosto;
  • 3 colheres (sopa) de azeite;
  • 1 colher (sopa) de colorau;
  • 200ml de leite de coco.

Modo de preparo

  1. Comece temperando o peixe, usando temperos e especiarias;
  2. Em seguida, despeje o suco de limão, misture bem e reserve por 1 hora;
  3. Passado esse tempo, vamos à montagem da receita;
  4. Sendo assim, comece a montar camadas com os ingredientes numa panela;
  5. Para isso, coloque cebola, tomate, pimentões, coentro e peixe;
  6. O segredo é espalhar o líquido da marinada por cima;
  7. Termine com mais camadas sobre o peixe e corrija os temperos;
  8. Por último, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo;
  9. Não existe um tempo exato, mas quando começar a formar caldo, está chegando no ponto;
  10. Então, acrescente o leite de coco, cheiro-verde e cozinhe mais alguns minutos.

Sério, fica uma cremosidade impressionante e o sabor é ainda mais inacreditável. No fim das contas, falamos da arraia, peixe que até pouco tempo nem eu sabia que podia comer.

É que estamos tão condicionados a comer apenas as receitas com tilápia, bacalhau e salmão, que esquecemos do restante. Se mesmo assim você duvidar do resultado da receita, fique com o vídeo e tire suas próprias conclusões:

DICA EXCLUSIVA: e dá para fazer arraia apenas cozida? Tem como fritar?

O ponto mais importante sobre a arraia, é que tirando o exterior “diferentão”, é um peixe como outro qualquer. Para ter mais exatidão, é um peixe de carne branca, acredite se quiser.

Assim sendo, o preparo é condizente com a maioria dos outros peixes, a exemplo do filé de merluza. Desse modo, você pode se aventurar como bem preferir, seja com a arraia frita ou até mesmo assada.

Gosta de um peixinho empanado? Que tal empanar arraia no fubá com trigo? Adora um preparo mais elaborado? Experimente empanar o peixe na farinha Panko para uma casquinha fenomenal.

Quer substituir o bacalhau de Páscoa por uma carne única? Sim, a arraia bem preparada tem o potencial necessário para atender suas necessidades.

Portanto, por baixo de toda aquela cara de mau, saiba que existe uma opção saudável e extremamente saborosa.

2 cuidados e técnicas para manusear corretamente a carne da arraia

como fazer arraia

Obviamente que você não vai pegar uma arraia inteira e preparar, né? Afinal, o tempo das cavernas ficou no passado [risos]. Porém, ainda que compremos praticamente pronta para o consumo, você deve ter alguns cuidados a mais.

Por exemplo, há quem diga que esse é um peixe de sabor forte e cheiro bem distinto, muitas vezes desagradável. Dessa maneira, a alternativa é optar por uma limpeza bem minuciosa, de modo a diminuir possíveis odores indesejados.

1. Como limpar a carne da arraia para um consumo satisfatório?

Se você comprar de peixarias confiáveis, dificilmente precisará do processo a seguir. No entanto, é algo válido que eu faço regularmente quando como. Da mesma maneira que limpamos peixe tradicionalmente, devemos fazer com arraia.

Nesse caso, a técnica mais eficiente funciona assim:

  1. Caso a arraia que você comprou tenha pele, retire tudo com cuidado.
  2. Uma simples faca afiada ajuda você a retirar com facilidade.
  3. Em seguida, você precisa focar em todas as cartilagens aparentes.
  4. Dá para sentir a diferença entre a carne macia e a cartilagem.
  5. Feito isso, passe o peixe em água corrente até notar que está limpo.
  6. Na sequência, prepare uma solução com água e vinagre.
  7. A medida é de uma parte de água para uma parte de vinagre.
  8. O tempo médio é de 30 minutos.
  9. Caso não tenha vinagre, pode substituir por suco de limão Taiti.
  10. Evite usar o limão siciliano, pois sua acidez é menor e não resolve nada.
  11. Por último, torne a enxaguar em água corrente e boa sorte no preparo.

Contudo, vale dizer que o processo não se aplica necessariamente a todo contexto. Isso porque em todos os lugares você encontra aquele peixeiro que entrega carnes realmente frescas. Então, tudo vai da sua avaliação, combinado?

2. E quanto ao tempero da arraia? Existe um jeito certo de fazer?

Não necessariamente, pois o sabor é você quem escolhe. Eu particularmente utilizo muitos temperos naturais, como coentro, cominho, sálvia, manjericão, orégano, tomilho e muito suco de limão.

Quando estou sem limão, mas tenho aquele vinho branco bacana, faço questão de adicionar. O meu segredo para você é marinar por pelo menos 45 minutos. Se usar vinho branco então, rende uma carne excepcional.

Algumas pessoas relatam que o sabor da arraia lembra muito os frutos do mar, salvaguarda as proporções. Desse modo, a base dos temperos será sempre a mesma, muita erva fresca e toque cítricos pontuais.

O importante mesmo é não deixar de fazer essa maravilhosa carne, pouco conhecida, mas com um potencial daqueles. Para não dizer que eu não ajudei com sugestões de peixe frito, deixo registrado uma receita de arraia frita, aproveite:

Aprender como fazer arraia é o primeiro passo para receitas incríveis

Pode falar, confessa para mim que você se surpreendeu demais depois que aprendeu como fazer arraia, né? Esse é um excelente exemplo de que algo que desconhecemos, pode se transformar numa refeição inigualável.

Faça como eu, sempre que encontrar para comprar, elabore um cardápio rico em sabor e criatividade.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Aproveite para compartilhar com aquele amigo que só conhece o peixe meca. Use suas redes sociais para alcançar mais pessoas e até a próxima!