Você até se espantou quando ouviu pela primeira vez sobre carne de sol assada, já que sempre fazia frita? Pois é, dá muito certo e fica uma maravilha.
Carne de sol é aquela proteína que ainda gera muitas dúvidas, principalmente porque sua comercialização é pequena em certas regiões. No Sudeste, por exemplo, não encontramos tão facilmente, diferentemente do Nordeste e Norte, vamos aprender?
No conteúdo de hoje, mostrarei a maneira exata de fazer no forno, na airfryer e também na churrasqueira. Está imperdível e você precisa acompanhar, vamos nessa!
Carne de sol assada: como fazer no forno, usando a airfryer e na clássica churrasqueira?
A geração mais nova provavelmente não faz ideia do que seja a famosa carne de sol. Isso porque seu preparo é antigo, além de a tradição ser mantida apenas em algumas regiões, a exemplo do Nordeste.
O que antes servia puramente para conservar as carnes, hoje, é uma técnica muito valorizada na culinária moderna. Não à toa, você está aqui querendo aprender como preparar de distintas maneiras.
Geralmente sua preparação envolve fritura, quando muito, encontramos a carne de sol na panela de pressão, fica dos deuses. Agora, a receita no forno é apontada como inusitada e alvo de críticas pela geração mais conservadora.
Eu sei que o resultado em cada uma das sugestões a seguir é incrível, cabe a você querer aprender algo novo. Para isso, deixe a carne de sol na nata de lado e venha comigo aprender a fazer de maneiras únicas, topa?
1. Como fazer uma deliciosa carne de sol bem assada no forno?
Pessoas inexperientes no preparo da carne de sol vão dizer que o assado no forno não fica bom. Afinal, na cabeça destas pessoas, a carne é dura, salgada e o cozimento em alta temperatura põe tudo a perder.
Se engana quem pensa assim, porque é no forno que podemos apreciar sua característica mais fantástica, a maciez. Isso mesmo, por mais curada que seja, a suculência é presente e nos agracia com uma textura inacreditável.
O primeiro passo é determinar a salinidade da carne que você comprou ou fez. E aqui eu ressalto a possibilidade de usar todo tipo de carne, como alcatra ou contrafilé, acém, coxão mole etc.
Caso você chegue à conclusão de que o sal não está exagerado, não é necessário dessalgar. Do contrário, coloque em água fria e troque a cada 4 horas durante 12 horas de dessalga.
Receita passo a passo para acertar em cheio
Ingredientes
- 1 kg de carne de sol (dê preferência a peças inteiras);
- 200g de manteiga;
- 200g de queijo coalho em cubos;
- 2 batatas grandes cortadas em cubos pequenos/médios;
- 1 cebola roxa cortada em rodelas;
- 1 cebola branca cortada em rodelas;
- 50g de tomates cereja cortados ao meio;
- 100ml de azeite;
- Salsinha a gosto;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo
- Antes de assar, pré-aqueça o forno a 200°.
- Enquanto isso, derreta manteiga numa frigideira para selar a carne.
- Não é necessário exagerar, apenas dourar bem de todos os lados.
- Feito isso, reserve a carne e vamos à montagem da assadeira.
- Primeiro, forre o fundo com as cebolas e posicione a carne no centro.
- Na sequência, disponha as batatas e o queijo coalho nas laterais.
- Termine colocando os tomates e tempere as laterais com sal e pimenta.
- O toque de mestre é adicionar pedaços de manteiga em toda a lateral.
- Por fim, leve ao forno a 200° por cerca de 2 horas ou até dourar a batata.
O melhor indicativo para não deixar a carne passar do ponto são as batatas. Assim que elas começarem a dourar bem, pode apostar que a carne está chegando no ponto.
DICA EXTRA: cuidado somente na adição de sal na carne, tudo bem? No fim das contas, a carne de sol passou pelo processo de salga, logo, tende a ser levemente puxada no sal!
2. Quais os segredos da carne de sol na airfryer? Quanto tempo leva?
Certamente você sabe que a airfryer é uma excelente facilitadora na refeição diária, né? O maior desafio é saber qual a melhor carne para fazer na airfryer, assim o almoço está garantido. E posso dizer com segurança, carne de sol fica deliciosa.
Entretanto, a verdade é que precisamos ter um certo cuidado com o tempo, para não ressecar, entende? Falo isso porque a carne curada perde parte dos líquidos, a fim de aumentar a preservação.
Tão logo você deixa alguns minutos a mais, as chances de ressecar por completo só aumentam. De acordo com as especificações do equipamento, temos as seguintes indicações:
- Tempo estimado para 400g de carne: a maioria dos fabricantes recomenda o tempo de 12 minutos para 400g de carne. Porém, isso é mera suposição, pois pode não suprir sua preferência.
- Ponto da carne: por conseguinte, o ponto da carne nestes 12 minutos guarda certa umidade e maciez. Só que dá para notar que não fica bem assado como nós gostamos, assim como no forno, por exemplo.
- Tempo necessário para deixar douradinha: a minha recomendação é assar na airfryer por cerca de 25 a 30 minutos. A temperatura tem que ser a 200°, vire na metade do tempo.
Vale ressaltar que isso pode mudar, pois se você fizer maminha na airfryer como carne de sol, o tempo aumenta. Isso se deve principalmente às dimensões do corte. Logo, quanto maior a peça, maior o tempo para cozinhar internamente!
3. Como garantir uma carne de sol suculenta na churrasqueira?
Aposto que se você não encontrou aquela pessoa que tem preconceito de carne de sol na churrasqueira, ainda vai encontrar. É normal assumir que o resultado seja desajustado. Afinal, carne de sol fica guarda uma textura especial.
Eu diria que o maior ponto de atenção é quanto ao tipo de carne. Por exemplo, escolha cortes nobres, pois a regra da maciez e suculência é a mesma que orienta no churrasco tradicional.
Dessa maneira, evite carnes de fibras firmes, dando preferência à fraldinha, alcatra, contrafilé e até mesmo picanha, por que não? O método de temperar é o mesmo, só que cuidado para não abusar do sal, lembre-se que a carne já é salgada.
Já para assar você precisará de brasa forte e distância para assar no calor residual. Seguindo estas pequenas regras, dá até para fazer churrasco na parrilla com carne de sol, acredita?
A seguir, você poderá aproveitar todo o processo, da escolha da melhor carne para fazer carne de sol, ao churrasco. Então, é imperdível para você que quer dominar essa forma de churrasquear:
Carne de sol assada é bom em qualquer preparo, basta os cuidados necessários!
Descobrir cada segredo da carne de sol assada, seja no forno, airfryer ou churrasqueira, garante refeições estupendas. Dê uma chance aos cortes bovinos cuidadosamente preparados à moda nordestina, você não se arrependerá.
Até mesmo quem não curte muito churrasco vai sentir o cheiro da carne assada de longe. Aí está uma boa oportunidade para mostrar a todos que você manja do preparo de boas churrasqueadas.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, se não for atrapalhar, compartilhe o conteúdo nas redes sociais. Muitas vezes a carne de sol é injustiçada à toa, quando na verdade deveria ser enaltecida. Até a próxima!