Sempre que alguém fala sobre como usar molho inglês na carne, você fala que sabe tudo para não ficar atrás? Que tal aprender tudo com autoridade sobre o assunto?
Alguns ingredientes são encontrados aos montes nos supermercados, mas poucas pessoas realmente sabem utilizá-los. Um bom exemplo é o molho shoyu, que todo mundo confunde com a versão inglesa, mas que é completamente distinta.
Considerando um cenário com incontáveis dúvidas, venha comigo conferir tudo que você precisa para tirar isso de letra. Abra a sua mente e absorva cada ótima dica!
Como usar molho inglês na carne: 3 maneiras de deixar a carne perfeita
A vantagem de saber usar esse molho, é a gama de possibilidades que você ganha na cozinha. Isso porque é possível usá-lo tanto como tempero adicional, quanto como ingrediente base do molho.
Nesse sentido, suponhamos que você vá fritar carne vermelha. Com isso, você escolhe acrescentar na hora de temperar a carne, ou então, fazer um molho para bife frito.
O mesmo se aplica às outras carnes, como frango, porco e peixes de carne branca, como o robalo. Antes de falarmos sobre como usar em cada tipo de receita, conheça a composição básica do molho.
Qual a composição exata do molho inglês que dá tanto sabor às carnes?
Ainda que seja um produto inteiramente industrializado, ele é composto por ingredientes bem específicos, certo? Nesse caso, é crucial saber sua composição, pois, assim você combina perfeitamente nos preparos.
Afinal de contas, muita gente nem sabe o que é molho inglês. De forma resumida, é um líquido fermentado, assim como o shoyu é fermentado da soja, mas aqui temos componentes diferentes. Veja a receita tradicional:
- Vinagre, geralmente escuro
- Xarope de milho
- Parte de molho de soja fermentado (shoyu)
- Melaço
- Chilli
- Água
- Pimentão
- Cebolas
- Cravo-da-Índia
- Alho
Em determinados produtos você encontra também tamarindo e anchovas, mas não é todo molho que os contém.
1. Como usar molho inglês na carne vermelha + 3 formas para variar
As carnes vermelhas são as melhores candidatas para combinar com molho inglês. Posso usar aqui o exemplo da receita de fraldinha na panela de pressão. Neste preparo, o molho inglês entra como ingrediente do molho que se formará no cozimento.
Além de enriquecer muito o sabor do molho, dá uma cor maravilhosa digna das melhores receitas de carne de panela. “Então, no meu caso a receita seria bife frito na manteiga, dá para usar também?”. Sim, e o resultado é igualmente satisfatório.
Uma sugestão pessoal: termine de fritar, daí você coloca mais um pouco de manteiga, azeite e refoga cogumelos frescos. Depois de 1 minutinho, acrescente 1 a 2 colheres de molho inglês.
Para dar ainda mais volume, junte 100ml de caldo de legumes e cozinhe em fogo alto até reduzir. Se ainda assim não espessar, dilua 1 colher (chá) de amido de milho em água fria e acrescente ao molho.
Tenha uma das melhores opções de molho para carne, feito exclusivamente com molho inglês, simplesmente um espetáculo.
Uma outra coisa, molho inglês casa bem demais com carnes gordurosas, porque realça seu sabor natural.
Conheça outras 3 maneiras de usar molho inglês na carne bovina
- Tempero para carne: sabe quando você planeja fazer uma marinada bem rápida? Dessa forma, use o molho inglês diretamente no tempero da carne, o que realça cor e sabor.
- Durante o cozimento da carne: vamos dizer que você vá assar maminha ou fraldinha. Logo, faça uma mistura de azeite, pimenta e molho inglês, pincele conforme a carne assa, obtendo uma crosta irresistível.
- Quando você esquece de usar: na correria você esqueceu de colocar o molho. Porém, é possível finalizar os preparos com um pouco de molho inglês misturado com azeite, basta espalhar sem exagerar.
Para provar que o negócio é bom mesmo e fica incrível, dá uma olhada nessa receita de picadinho de carne:
2. Como usar molho inglês nas receitas de frango
A carne de frango é tão versátil, que o molho inglês pode acompanhar basicamente toda receita. Do refogado com legumes à carne cozida na panela, é um ingrediente que traz muita qualidade às receitas.
No entanto, existe uma técnica que é ainda mais perfeita, estou falando da marinada para frango. Se na carne vermelha fica bom, espere até ver o resultado da mistura a seguir:
- 6 filés de frango
- ¼ xícara (chá) de molho inglês
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
- ½ cebola ralada
- 3 dentes de alho bem picados
- 1 colher (sopa) de mel
- Sal, pimenta-do-reino e ervas frescas a gosto
O método de preparo é prático, basta misturar os ingredientes e colocar os filés até envolvê-los por completo, misture. O tempo mínimo para pegar o sabor é de 30 minutos. Contudo, deixe por mais tempo, se for possível, fica delicioso!
3. A carne suína ganha novos sabores com o molho inglês
Apesar de o molho inglês combinar bem com os cortes de porco, existe certo truque para criar boas receitas. Na minha opinião, a melhor forma de usar com carnes suínas é por meio da marinada.
Uma vez inventei de fazer carne de porco, não lembro se era pernil ou lombo, mas lembro certinho do resultado. Isso porque eu fiz como tinha costume, ou seja, deixei para juntar ao preparo no final do cozimento.
Só que para a minha surpresa a carne absorveu muito o molho, deixando o sabor pesado e enjoativo. “Nossa, mas como você está sugerindo a marinada, se o sabor ficou ruim?”.
O problema aqui é que não houve tempo suficiente para apurar o molho inglês no restante do processo. Em contrapartida, ao marinar carne de porco, garantimos que a carne puxe bem os ingredientes.
Por conseguinte, a preparação no tempo certo garante um apuramento perfeito do ingrediente, entende? Não conhece nenhuma boa receita? Sem problemas, deixe essa parte para mim, basta anotar aí:
- 800g de carne do porco da sua preferência
- ½ xícara (chá) de molho inglês
- ¼ xícara (chá) de azeite
- ¼ xícara (chá) de vinagre de maçã
- 4 dentes de alho picados ou amassados
- 2 colheres (sopa) de mel
- Mix de páprica picante, cominho, orégano e chimichurri a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Misture tudo e deixe a carne embebida pelo máximo de tempo possível. Depois é só seguir com a receita porque você já garantiu um sabor divino!
DICA EXTRA: se eu usar molho inglês no peixe fica bom de verdade?
Você já ouviu falar que gosto a gente não discute, certo? Então, esse é um bom exemplo de que o ditado é verdade. Se eu falar a você que fica ruim, não terei honestidade alguma, pois seu paladar pode amar a combinação.
O negócio é fazer, experimentar e tirar suas próprias conclusões, é isso. Agora, se perguntar a minha opinião, eu terei a obrigação de dizer: “olha, existem maneiras mais vantajosas de temperar peixe”.
Por exemplo, combinar azeite, suco de limão siciliano e temperos naturais é suficiente para evocar toda a naturalidade do peixe. No entanto, se ainda assim quiser tirar suas conclusões, que tal usar só um pouquinho?
Dessa maneira, coloque durante o preparo do molho, de forma a deixar tudo homogêneo e equilibrado. Para te ajudar nessa etapa, separei um vídeo superbacana, dá uma olhada:
Saber como usar molho inglês na carne é a melhor coisa para refeições únicas
Depois que eu aprendi como usar molho inglês na carne, confesso que nunca mais voltei a usar o shoyu. Digo isso porque a versão inglesa, também chamada de Molho de Worcestershire, tem uma concentração menor de sódio.
E isso se reflete na salinidade da receita. Trocando em miúdos, fica mais agradável. E você, aprendeu bem como incrementar seus preparos? Não deixe de testar incansavelmente até identificar as melhores aplicações, combinado?
Espero muito que tenha gostado das minhas, compartilhe o conteúdo com pessoas que gostam de aprender coisas novas. Utilize suas redes sociais para criar tópicos relevantes de discussão e até a próxima!