Embora o encontremos na maioria dos supermercados, sempre terá alguém que não sabe como usar alho poró na carne. O quanto você sabe sobre esse vegetal?
O alho-poró é utilizado na culinária desde que a civilização engatinha, pois há indícios de que os egípcios consumiam demais. Porém, ainda hoje algumas pessoas não fazem ideia do que é, como usar e, sobretudo, como combinar com receitas de carne.
Então, convido você a conferir um conteúdo épico, que mostrará em detalhes as melhores aplicações do alho-poró. Conheça 3 técnicas incríveis e muitas dicas!
Como usar alho poró na carne: conheça o jeito certo em 3 técnicas exclusivas
Dentre os temperos naturais para carne, o alho-poró ganhou muito destaque nos últimos anos, principalmente na alta gastronomia. Contudo, é no lar brasileiro que o vegetal ainda precisa fincar suas raízes com afinco, pois seu sabor é fantástico.
Sua composição nos fornece vitaminas A, C e algumas do Complexo B, além de Ferro, Cálcio, Potássio e Fósforo. Mas é o seu sabor e aplicabilidade na culinária diária que o destaca verdadeiramente.
No entanto, você acredita que tem gente que não sabe qual parte do alho-poró se usa? Ou então, será que pode comer a parte branca do alho-poró?
Eu entendo as dúvidas, mas assumindo que ele faz parte da família do alho e da cebola, isso fica esquisito. Além disso, é um vegetal há muito tempo encontrado na maioria dos supermercados, ou seja, suas desculpas acabam agora.
Pensando nisso, reuni muitas informações interessantes sobre a sua utilização nos mais variados preparos.
1. Saiba como usar alho-poró na fritura de carnes
De certa forma, o alho-poró não é tão utilizado na preparação de carnes fritas, a exemplo do bife acebolado. Mas isso quer dizer que não dá para usar? Claro que não, é um ingrediente sensacional que traz um mix de sensações e nuances, como:
- Lembra vagamente o gostinho da cebola.
- Do alho mesmo, talvez apenas o aroma quando refogado.
- No paladar, tem uma pegada mais delicada e menos ácida que a cebola.
Vamos supor que você esteja se preparando para fazer um majestoso contrafilé na frigideira, certo? Então, você separa os temperos, azeite, manteiga e aquece a frigideira.
Desse modo, sugiro que reserve alguns minutos para cortar metade daquele cilindro branco do alho-poró e cheio de folhas. Pode picar bem pequeno, como se fosse o alho mesmo.
Por conseguinte, você termina de fritar a carne e a reserva. Nesse momento, ligue novamente a frigideira, colocando azeite um pouco de manteiga. Assim que derreter, junte ½ cebola picada e o alho-poró.
Para finalizar, vá misturando até dourar levemente e volte a carne à frigideira já com o fogo desligado. Pronto, você acaba de usar o alho-poró num delicioso bife suculento. O sabor é quase celestial, o aroma irresistível e a aparência, ultra apetitosa.
DICA EXTRA: essa técnica serve para praticamente toda carne, do filé de frango ao bife ancho. Aliás, alguns chefs preferem picar bem pequeno e fritar em separado no óleo, espalhando sobre a carne pronta. É uma outra possibilidade!
2. Dá para usar alho-poró em assados?
Para você que estava pensando em fazer uma boa carne fraldinha assada no forno, essa técnica é para você. Normalmente colocamos muitos ingredientes, legumes e vegetais para assar junto com a carne, não é verdade?
Entretanto, acabamos ficando presos num “looping” onde utilizamos sempre os mesmos ingredientes. Seja com a batata, cenoura, cebola e, quando muito, pimentões, é preciso fugir da rotina.
Nesse contexto, essa sugestão consiste em usar praticamente todo o alho-poró, desde o tubo branco às folhas verdes. Veja uma receita base:
Ingredientes
- 1 peça de maminha ou fraldinha;
- 1 alho-poró cortado em rodelas médias;
- 4 batatas cortadas em cubos grossos;
- 2 cebolas cortadas em meia-lua;
- 1 cenoura grande em rodelas;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 200ml de caldo de legumes caseiro.
O preparo consiste em selar a carne já temperada numa panela e reservar. Em seguida, corte a carne em fatias médias e disponha numa assadeira. Enquanto a carne descansa, refogue rapidamente os legumes na mesma panela que selou a carne.
Por último, disponha tudo na assadeira com a carne e junte o caldo de legumes nas laterais. Você ainda pode colocar chimichurri na carne, ramos de alecrim e tomilho, enfim, o que quiser. Leve ao forno a 200° entre 15 e 25 minutos.
O alho-poró trará muito aroma e sabor, tanto ao caldo quanto à carne. Além do mais, fica suculento a ponto de você sentir prazer gustativo em combinar com um bom pedaço de carne.
DICA EXTRA: para fazer o caldo de legumes, use a parte mais verde do alho-poró, que é própria para isso. Assim, o caldo ficará muito mais potente e aromático!
3. Como usar alho-poró na carne cozida e refogada + receita maravilhosa
As receitas de carne cozida e refogada presentam bem a importância do alho-poró na culinária. Como não lembrar do sabor daquela carne de panela que desmancha, recheada com vegetais e legumes ultra macios, né?
Pois bem, o alho-poró deve ser adicionado juntamente ao caldo do preparo, no mesmo momento que os pimentões, por exemplo. Em contrapartida, se você preferir sabores mais intensos, pode ser interessante refogar juntamente com a cebola e alho.
Como consequência, ele libera um aroma que valoriza demais o molho da receita. É aquele negócio, não consigo pensar num único preparo em que o alho-poró não fique maravilhoso.
Acho que até com moela na panela de pressão fique saborosíssimo. Veja uma receita divina para reproduzir hoje mesmo!
Ingredientes
- 500g de coxão mole em tiras passadas na farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho picados
- 1 cebola média picada
- ½ pimentão amarelo picado
- ½ pimentão vermelho
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 talo de alho-poró picado
- 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
- Cheiro-verde picado a gosto
- ½ xícara (chá) de shoyu
- ½ xícara (chá) de água
Eu tenho certeza que você sabe fazer de cor e salteado, mas ainda assim deixarei o vídeo da receita. Confirmar os detalhes técnicos em primeira mão dá mais segurança na hora de usar ingredientes diferentes, né?
TÉCNICA EXCLUSIVA: utilize o alho-poró nas mais diferentes marinadas
Por acaso você já comeu frango marinado? Sabe aquela ave que ficou horas a fio em contato direto com os temperos para ganhar suculência? Também conhecida como marinada para frango, é uma técnica perfeita para receitas especiais.
“Certo, mas o que tem a ver uma coisa com outra, alho-poró não serve apenas para receitas feitas na hora?”. É aí que a maioria se engana, pois, o vegetal é indicado para dar mais sabor e aroma à marinada.
Nesse contexto, você pode colocar tanto a parte verde quanto branca, picada de forma grosseira. Na hora de assar o frango, transfira tudo para a assadeira e tenha uma receita que atende literalmente todas as ocasiões!
DICA EXTRA: independentemente do preparo você tem que lavar bem o alho-poró
Você já ouviu falar que a nossa percepção sobre determinado ingrediente é influenciada pelo primeiro contato com ele? Saiba que isso se aplica fortemente ao alho-poró.
Acontece que o vegetal fica com o cilindro branco enterrado e ninguém terá o trabalho de limpar, por motivos óbvios.
Portanto, quando ao preparar é crucial cortar ao meio e lavar abundantemente em água corrente, especialmente no centro do alho-poró. Você vai ver a quantidade de terra que tem armazenada ali. Nunca use sem lavar, combinado?
Entendeu bem como usar alho poró na carne? Explore esse ingrediente ao máximo!
Para quem não sabia como usar alho poró na carne, agora você entende praticamente tudo sobre o assunto. Dos mais distintos preparos às dicas de limpeza e até de marinada, olha que loucura, né?
Confesso que em casa não falta alho-poró, visto que fazemos até risoto com ele, fica uma delícia.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a espalhar esse conhecimento popular que todos deveriam saber. Compartilhe em suas redes sociais e até a próxima!