Querendo impressionar os convidados com um peixe suave, a aposta é a tilápia. Ao descobrir não saber como temperar tilápia para fritar, o desespero bate, e agora?
Agora é o momento de ter calma, pensar com racionalidade e acompanhar cada uma das minhas dicas. Se tem uma coisa que eu amo preparar, é tilápia frita. Logo, tenho muitas ideias de temperos e combinações consideradas mágicas.
Inclusive, hoje é seu dia de sorte, pois decidi abrir meu livro de receitas. Fique agora com um conteúdo recheado de ótimas dicas e receitas de tirar o chapéu!
Como temperar tilápia para fritar: aproveite 5 combinações que valorizam o peixe
Uma coisa que eu acho surpreendente na cozinha, é como as pessoas têm conhecimentos pontuais, digamos assim. Por exemplo, a pessoa pode saber tudo sobre como temperar salmão para fritar, e desconhecer completamente o processo na tilápia.
E olha que o salmão tem uma carne mais desafiadora em termos de combinar sabores. Então, o espanto é como alguém arrasa no salmão e fica paralisado diante da simples tilápia, né?
No meu ponto de vista, tenho a tilápia como sendo o filé mignon dos peixes. Não diria tanto na qualidade, mas na forma de temperar, pega a visão. No mignon nós optamos por não abusar dos temperos, de modo a apreciar o sabor natural, correto?
Dessa forma, nas receitas com tilápia você pode considerar a mesma coisa, onde menos é sempre mais. Vamos ao que interessa, conheça os temperos!
1. Tempero básico e diferenciado com alho para o dia a dia
Nosso primeiro tempero é um verdadeiro achado, pois alia muita praticidade, sabor marcante e versatilidade. Sabe aquela misturinha que você pode usar tanto na segunda-feira quanto no sábado porque combina com tudo?
Então, é justamente disso que estou falando. A base de todo o sabor é o alho pilado. Porém, o segredo é pilar com ervas frescas picadas, podendo ser:
- Coentro picadinho
- Salsa
- Tomilho fresco
- Manjericão picadinho
- Endro é refrescante
Dessa maneira, você vai pilar o alho do tempero diretamente com uma porção generosa de alguma destas ervas. Anote o restante dos ingredientes:
- 3 dentes de alho picados
- Endro e manjericão picados a gosto
- 1 colher (chá) de páprica doce
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Depois que pilar o alho com as ervas, é só espalhar tudo sobre os filés de tilápia. Esse tempero ideal para peixes de carne branca vai realçar consideravelmente o sabor da tilápia. Por conseguinte, o resultado será algo esplendoroso no paladar, experimente!
DICA EXTRA: escolha um pilão de excelente qualidade e utilize-o somente para esta finalidade para que não pegue gosto de outros temperos.
2. Tempero fresco de cebola e ervas é um espetáculo
Parece que quanto mais simples a combinação dos temperos, melhor o sabor do peixe frito. No caso da tilápia, parece que conseguimos captar perfeitamente todo seu sabor natural, que é divino por sinal.
Ingredientes do tempero
- ½ cebola branca processada
- ½ cebola roxa processada
- 1 colher (sopa) de cheiro-verde batido
- Ervas finas desidratadas a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Azeite a gosto para umedecer o peixe
Antes de mais nada, espalhe sal, pimenta e ervas finas no peixe. Depois que triturar as cebolas e o cheiro-verde, espalhe a pastinha sobre o peixe e reserve por 10 minutos. Pronto, finalize com o azeite e mande brasa no peixe!
DICA EXTRA: esse tempero é tão sensacional que não precisa de mais nada. No entanto, se preferir, dá para espalhar algumas gotas de limão siciliano para realçar um toque mais cítrico maravilhoso!
3. Saiba como temperar tilápia para fritar empanada
E se ao invés de conhecer apenas os temperos para tilápia, você não aproveitasse uma receita inteira? Por acaso já experimentou empanar peixe com fubá? Nesse contexto, utilizaremos a posta da tilápia, que é para preservar a suculência:
Ingredientes do peixe
- 800g de tilápia em posta
- 1 colher (sopa) de lemon pepper
- Suco de 1 limão
- 1 colher (sopa) de alho processado
- Sal, pimenta-do-reino e toque de pimenta caiena a gosto
- Azeite a gosto
Ingredientes para empanar
- ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- ½ xícara (chá) de fubá
- Sal e pimenta-do-reino para dar sabor às farinhas
- 1 colher (sobremesa) de páprica picante
- Óleo para fritar
O único cuidado na receita é não exagerar no sal, já que o tempero natural lemon pepper possui sódio. Inclusive, depois de temperar e adicionar o suco de limão, reserve o peixe na geladeira por cerca de 2 horas.
No mais, faça uma bela crosta no empanamento e frite até dourar bem, sem passar do ponto para não ressecar. Veja tudo que precisa em detalhes no vídeo a seguir:
4. Prove esse tempero com raízes asiáticas e tenha uma explosão de sabor
Na culinária asiática, alguns ingredientes são indispensáveis e o brasileiro tem captado muito bem essa característica. Quem já degustou um suculento salmão assado no forno na crosta de gergelim, possivelmente pegará de imediato a minha sugestão.
Além do gergelim, encontramos também o gengibre ralado que dá um sabor marcante e um aroma de abrir o apetite. Entretanto, estes ingredientes possuem sabores bastante acentuados, então, o jeito é não abusar na adição dos demais:
- 4 filés grossos de tilápia
- 1 colher (sopa) de gergelim branco
- 1 colher (sopa) de gergelim preto
- Sal, pimenta-do-reino, manjericão fresco e tomilho a gosto
- 1 colher (chá) de gengibre ralado
- Azeite para realçar e unir os sabores
Passe esses ingredientes nos filés de tilápia, massageando bem para espalhar. Em seguida, acrescente azeite e volte a misturar, reservando na geladeira por 15 minutos. O segredinho aqui é pingar algumas gotas de limão siciliano na hora de fritar.
Ah, não deixe de usar manteiga e azeite para grelhar e selar os filés. Outra técnica que dá um sabor incrível, é juntar 2 dentes de alho e ramos de alecrim enquanto frita o peixe. De verdade, que receita saborosa!
5. Receita de tilápia frita com um molho delicioso
Para fechar nossa lista sem arrependimentos, trago até você um dos melhores filés de peixe. O diferencial aqui é a finalização com um molho surpreendentemente fácil e digno de restaurante. Vamos precisar de:
- 2 filés de tilápia com a pele
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo
- Azeite a gosto
- 200ml de caldo de peixe (pode ser feito com a carcaça da tilápia)
- Suco de 1 limão siciliano (separe também pequenas aparas)
- Sal, pimenta-do-reino, pimenta branca e toque de chimichurri
Tudo que você precisa fazer é temperar os filés, usando pouco suco de limão. Enquanto a frigideira esquenta com manteiga e azeite, passe a farinha de trigo sobre a carne do peixe. Esse é o truque que ajuda a formar uma crostinha divina.
Por fim, frite rapidamente para selar a pele e dar cor à carne, depois é só reservar. Afinal, faremos o molho com caldo do peixe, salsinha picada, temperos a gosto e quantidade extra de suco de limão.
Misture tudo até engrossar o caldo, chegando numa consistência perfeita de molho. Espalhe sobre os filés e bom apetite!
Aprender como temperar tilápia para fritar é a tarefa mais prazerosa
Além de aprender como temperar tilápia para fritar, você vai sair daqui com a bagagem cheia de receitinhas fantásticas, hein? É aquela típica situação em que você não ficará um dia sequer sem diferenciar na cozinha.
Vale dizer que as sugestões de hoje não servem apenas para peixe frito, tudo bem? Pelo contrário, se você estiver pensando em fazer peixe assado na churrasqueira, aproveite para adaptar, funciona que é uma maravilha.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que elas proporcionem incontáveis receitas extraordinárias em sua cozinha. Não esqueça de compartilhar nas redes sociais e até a próxima!