Vamos combinar que o pessoal tem preconceito com a tilápia que não seja frita. É porque ainda não provaram da receita de tilápia cozida, você já teve essa honra?
Essa não é uma receita para quem ama sabores potentes, como a moqueca. Porém, que rende um excelente cozido saboroso, cheio de identidade e textura, isso sim. O melhor é a facilidade para reproduzir com poucos ingredientes, quer apostar?
O conteúdo de hoje está imperdível porque reúne as melhores dicas para arrebentar a boca do balão com tilápia cozida. Eu não perderia se fosse você!
Receita de tilápia cozida: a melhor opção para o almoço você só encontra aqui
Falou em peixe todo mundo já lembra de imediato do salmão e do bacalhau, você também é assim? Claro, quem sou eu para minimizar a importância e qualidade destes peixes. Só que a tilápia acaba sendo subestimada dentro da culinária popular.
Você pode pegar qualquer preparo com peixe que consiga imaginar, provavelmente dá para transformar numa receita com tilápia. Isso porque esse pescado é versátil, macio, suculento, barato e encontrado às pencas em todos os lugares.
Quais outras vantagens você está esperando para começar a usar mais a tilápia? Ah, sem contar que as versões cozidas são magníficas. Não à toa, a tilápia rende um dos melhores peixes para fazer escabeche, já experimentou?
Sem mais delongas, acompanhe a receita que mudará para sempre a sua forma de cozinhar.
Ingredientes
- 800g de tilápia cortada em postas;
- 2 tomates cortados em tiras médias;
- ½ pimentão verde em tiras;
- Alecrim fresco picadinho a gosto;
- ½ pimentão amarelo em tiras;
- 2 cebolas médias cortadas em meia-lua fina;
- ½ pimentão amarelo em tiras;
- Tomilho fresco picadinho a gosto;
- ½ maço de coentro ou salsinha picada;
- Colorau, páprica picante, açafrão, curry e pimenta branca a gosto;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Suco de 1 limão Taiti grande;
- 3 dentes de alho amassados;
- Azeite suficiente para refogar os ingredientes.
Modo de preparo detalhado
- Tempere a tilápia com sal, suco de limão, pimenta, páprica, açafrão, colorau, curry, pimenta branca, alecrim e tomilho.
- Besunte com azeite e misture para pegar em tudo.
- Reserve pelo menos 30 minutos para absorver os sabores.
- Em seguida, disponha metade dos legumes numa panela grande.
- Feito isso, coloque o peixe por cima e complemente com o restante dos ingredientes.
- Diferentemente do peixe cozido tradicional, aqui você não refoga os ingredientes antes.
- Na realidade, ligue em fogo baixo, tampe a panela e cozinhe sem mexer.
- Cozinhe inicialmente por 15 minutos em fogo baixo.
- Depois disso, abra, verifique o ponto dos ingredientes e o molho.
- Geralmente é necessário cozinhar por mais 10 minutos para engrossar.
- Prontinho, corrija os temperos e sirva bem quentinho.
Preparo muito simples, fica pronto em pouco mais de 30 minutos e rende um peixe cozido incomparável. Uma forma divina de aprimorar a receita, é adicionar 100ml de vinho branco seco ou caldo caseiro de legumes. Assim, você espessa a base do molho.
Se bem também que apenas a receita como está é impecável, tudo fica a seu critério mesmo. Dá só uma conferida na simplicidade desse preparo a seguir:
DICA EXCLUSIVA: quem gosta de cremosidade vai amar essa dica!
A tilápia cozida me lembra muito uma boa moqueca de peixe, especialmente por causa do sabor. E não é que tem como deixar a receita acima bastante parecida com moqueca?
“Nossa, mas deve envolver mais técnicas apuradas, ou então ingredientes difíceis de achar”. Que nada, tudo que você precisa fazer, é adicionar cerca de 200ml de leite de coco ao cozimento.
Aliás, o azeite de dendê é um ingrediente indispensável para trazer aquele sabor apurado da moqueca. Para 400g de peixe e 200ml de leite de coco, utilize cerca de 2 colheres (sopa) de azeite ou óleo de dendê.
Por último, cozinhe em fogo baixo pelo mesmo tempo base da receita anterior, ou seja, entre 25 e 30 minutos. Aposto que você vai amar essa pequena mudança que traz grandes impactos no sabor do prato.
Qual o corte ideal de tilápia para fazer cozida?
Gosto de pensar que tilápia é tão versátil, que você pode fazer até mesmo com as aparas, dá certo. Isso porque é um peixe de carne mais firme, bem estruturada e que aguenta cozimentos longos.
Dito isso, se eu tivesse que escolher, ainda seria a posta de tilápia. Esse é aquele corte em formato de “U”, onde a espinha dorsal está presente. É como se você limpasse a tilápia e cortasse pedaços únicos, começando pelo dorso e separando as partes.
Embora pareça mero detalhe, esse corte é ideal para não desmanchar no preparo. Diferentemente da tilápia frita, o cozimento amolece demais a carne, que precisa preservar textura até o prato chegar à mesa.
Se você cortar em filés, por exemplo, as chances de sumir no caldo do cozimento são grandes. Prefira pedaços robustos e tenha máxima suculência!
4 maneiras criativas de diferenciar nas receitas do almoço
Agora você conhece cada detalhe da tilápia cozida, aprendeu como modificar com maestria e entende o corte perfeito, certo? Que tal descobrir maneiras simples de aperfeiçoar o sabor do caldo? Anote as sugestões a seguir e monte um cardápio daqueles:
- Receita de tilápia cozida com batata: o tempo de cozimento total da receita pode não ser suficiente para amolecer a batata. Então, dê uma pré-cozida antes e incorpore ao molho na metade do tempo.
- Tilápia cozida com creme de leite: essa dica é para quem está sem leite de coco. O creme de leite, especialmente o fresco, agrega muita cremosidade, deixando o molho super aveludado.
- Filé de tilápia ao molho cremoso: outro ingrediente fantástico é o requeijão cremoso. Procure equilibrar com um pouco de creme de leite fresco ou mesmo leite de coco, fica espetacular.
- Tilápia cozida ao molho picante: para quem adora sabor mais picante, talvez seja bacana incrementar com pimenta dedo-de-moça. Inclusive, capriche na adição de pimenta caiena, jalapeño e calabresa.
Olha que demais, com pequenas mudanças você já montou um cardápio para brilhar durante a semana inteira. Nem venha dizer que tilápia é cara para fazer isso, pois é um dos peixes que mais entram em promoção!
Não subestime a receita de tilápia cozida e tenha uma alternativa saborosa
Eu não gosto muito de ficar falando sobre receita de tilápia cozida, sabia? Não porque eu não goste, pelo contrário, agora estou morrendo de vontade de fazer. Mas o pior é que meu peixe está congelado, vou ter que esperar mais tempo ainda.
Gostou de saber tudo sobre essa receita maravilhosa? Aproveite a primeira oportunidade que pintar. Afinal de contas, uma receita com um sabor desses e feita em menos de uma hora só pode ser miragem [risos].
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas.