5 Molhos para comer com peixe frito

Todo mundo está cansado de saber que peixe na alimentação é muito bom. Mas ao combinar molhos para comer com peixe frito, tudo fica mais gostoso.

Ainda que nesse momento existam milhares e milhares de opções, algumas pessoas simplesmente não conseguem tirar do papel. Seja devido à correria ou desconhecimento de boas preparações, a refeição fica meio sem graça, mas não hoje.

Isso porque eu selecionei algumas receitinhas divinas, bem fáceis de fazer e que agradam a todos. Quer aprender como enriquecer a mesa? Então, acompanhe a leitura!

Que tal 5 ideias diferenciadas de molhos para comer com peixe frito?

Eu poderia começar apontando o molho de camarão para peixe, já que seu sabor é de arrasar. Porém, essa receita é mais indicada para peixes mais elaborados, como assado, cozido no vapor ou recheado.

Contudo, tenho como objetivo hoje, mostrar apenas dicas facilmente executáveis. Sabe quando você só mistura alguns ingredientes e o molho fica pronto de imediato? Então, é disso que estou falando.

Vou logo avisando que dentre as ideias abaixo, tem um preparo que é mais técnico. Não se preocupe, guiarei você a cada etapa do processo.

1. Molho de alho para peixe frito é essencial no cardápio

A versão de alho é fortemente recomendada como molho para comer com peixe, sem dificuldades ou pegadinhas. E olha que você nem precisa empanar, pois aquele filézinho de tilápia selado na frigideira já cumpre o papel.

A maior vantagem, depois do sabor, é que não precisa ir ao fogo, você apenas mistura os ingredientes e “voilà”. Veja com seus próprios olhos como é prático e econômico:

Ingredientes

  • 4 dentes de alho bem picados;
  • Suco de 2 limões Taiti ou siciliano;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Orégano, ervas secas, coentro em pó e toque de açafrão;
  • 3 a 4 colheres (sopa) de azeite.

Para fazer, misture os ingredientes, deixando o azeite por último. Em seguida, adicione o azeite e comece a misturar para emulsionar o molho. Você pode servir numa molheira ou espalhar sobre o peixe.

DICA EXTRA: se quiser um sabor mais marcante, frite brevemente o alho apenas para dourar. Ou então, ao invés do alho in natura, atualmente existe o alho granulado que é ideal para realçar a receita!

2. Você tem que aprender a fazer molho holandês para comer com peixe

Sabe o que combina com peixe frito? Conhecido como molho holandês ou molho Béarnaise, essa receita elaborada pode espantar pelo nome. No entanto, é algo relativamente rápido, barato e entrega uma opção fenomenal para peixe frito.

A receita é feita através de uma emulsão de gema de ovo, vinagre e manteiga clarificada derretida. Mas obviamente que o segredo está nos temperos e ervas adicionadas, dando um toque sutil e agradável ao paladar.

Ingredientes

  • 100g de manteiga sem sal (clarificada e derretida)
  • 1 gema
  • ½ colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • Sal, pimenta-do-reino, pimenta branca e toque de ervas finas a gosto
  • 1 colher (sopa) de água quente
  • Água quente para fazer banho-maria

Modo de preparo

  1. Em uma tigelinha, coloque a gema, o vinagre e os temperos.
  2. O primeiro passo é bater com um fuê até misturar bem.
  3. Quando o ovo mudar de cor e agregar ao vinagre, adicione água quente.
  4. Agora é mexer para incorporar a água e levar ao banho-maria.
  5. Nesse momento, comece a despejar a manteiga aos poucos e em fio.
  6. Continue batendo por 3 a 4 minutos, ainda em banho-maria.
  7. O ponto certo é quando o molho engrossa e fica parecendo maionese.
  8. Sirva ainda quentinho com o peixe frito crocante.

Sério, o preparo é tão simples que não transparece o quanto esse molho é perfeito e delicioso. Aliás, fica realmente parecido com uma maionese cremosa, mas feita com a manteiga que dá um “tchan” no sabor.

DICA EXTRA: o único ponto de atenção é misturar bem mesmo com um fuê. Assim, você garante que a gema, a manteiga e o vinagre, sejam emulsionados perfeitamente, entregando pura cremosidade!

3. Fez filé de peixe frito? Prepare um molho de cogumelos inacreditável!

Você grelhou o melhor peixe de carne branca que encontrou, super fresco e apetitoso além da conta. Daí você nota que no fundo da frigideira tem um “grudinho” especial formado pelos temperos. Claramente você não vai desperdiçar, né?

Nesse caso, esquente novamente a frigideira, adicionando manteiga e azeite. Quando esquentar, entre com meia cebola picadinha e 3 dentes de alho batidos. O interessante é refogar rapidamente até acastanhar.

Em seguida, adicione meia bandeja de cogumelo Portobello cortado em fatias médias. Quando o cogumelo pegar a cor da frigideira, entre com creme de leite fresco e meia colher de mostarda de Dijon. Não esqueça dos temperos naturais a gosto.

Pronto, agora é só misturar até encorpar o molho e espalhar sobre os filés de peixe frito. Fica incrível, é saboroso e tem zero complicações.

DICA EXCLUSIVA: dá para fazer e combinar com aquele peixe empanado no fubá. A casquinha crocante absorve a umidade do molho e cria aquilo que eu chamo de “ir ao céu numa garfada”. Então, se você ainda não fez, está perdendo tempo!

4. Opção de molho universal para qualquer preparo de peixe frito

molhos para comer com peixe frito

Na minha cozinha, carrego a filosofia de que precisamos ter receitas exclusivas e criadas pessoalmente para nosso paladar. Seja um molho, uma técnica para grelhar peixes e mesmo temperos especiais.

Por outro lado, é indispensável conhecer certos preparos que agilizam as refeições, em especial, quando não temos tempo de caprichar. Então, o molho a seguir é uma forma universal de complementar o peixe frito, mesmo que em cima da hora.

Ingredientes

  • 200g creme de leite fresco
  • 200g de maionese (pode ser aquela especial com toque de pimenta)
  • 30g de mostarda escura ou de Dijon
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • Suco de 1 limão
  • Sal, pimenta-do-reino e pimenta vermelha moída a gosto

Sem grandes segredos culinários, é só misturar todos os ingredientes diretamente no creme de leite. Em seguida, você leva à geladeira e serve bem refrescante, perfeito para combinar com petiscos de peixe, sensacional né?

5. Você gosta de sabores intensos? Conheça a receita que vai explodir seu paladar!

Essa é para surpreender até quem está acostumado com restaurantes chiques. É uma opção maravilhosa para quem curte sabores intensos e diferentes, mas ao mesmo tempo, de preparação prática.

  • 300g de maionese de qualidade
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 3 colheres (sopa) de picles picadinho
  • 1 colher (sopa) de salsinha picada
  • 1 colher (sopa) de alcaparras picadas
  • 2 colheres (sopa) de cebola
  • 1 colher (sopa) de mostarda
  • Suco de 1 limão Taiti
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Provavelmente alguém dirá que isso é molho tártaro, mas eu penso diferente. Apenas com a presença das alcaparras, a receita ganha um contorno único, não há nada parecido no sabor, pode acreditar!

Explore toda a versatilidade e sabor dos molhos para comer com peixe frito

Vai me dizer que você ainda não consegue se decidir pelos melhores molhos para comer com peixe frito? Se eu fosse você, faria cada uma das sugestões acima em dias diferentes.

Dessa maneira, você terá sempre uma versão irresistível de petisco gourmet para fazer um happy hour como nenhum outro.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, mas vamos arrebentar a boca do balão juntos? Para isso, compartilhe o conteúdo com o máximo de pessoas possível, combinado? Até a próxima!