Por fora, uma crosta apetitosa e douradinha, mas por dentro, carne crua. Afinal, como fritar coxa de frango? Tem macetes secretos? Como evitar que fique cru?
Quem nunca investiu tempo na fritura da coxa de frango, mas teve uma experiência ruim com o cozimento, né? É normal errar nessa etapa, principalmente quando a pele fica super crocante. A gente pensa: “nossa, deve estar no ponto agora”.
Então, para que você não perca tempo e desperdice uma boa coxa, esse conteúdo é seu. Aproveite cada dica e anote toda sugestão para fritar a melhor coxa!
Como fritar coxa de frango? Aprenda o passo a passo perfeito para cozinhar perfeitamente por dentro!
Quando estamos sem tempo na cozinha, a coxinha nos salva. Já quando não temos ideia do que preparar, a coxa de frango entrega versatilidade. O pessoal chegou do nada ou em cima da hora? Coxa frita é a solução para o problema.
Depois do peito de frango desossado, a coxa é o corte mais consumido, seja frita, assada ou cozida na pressão. Contudo, um problema costuma perseguir esse corte, não importa o método, que é a carne malcozida.
Por mais que você frite naquele óleo pelando, o negócio parece que fica cru de qualquer forma. Entretanto, essa receita é uma das poucas que exigem plena atenção às etapas do processo. É isso que você verá, os processos nos mínimos detalhes.
1. Cuidados que você precisa ter antes de fritar
O erro mais comum começa bem antes de a pessoa fritar a coxa. Isso porque o primeiro passo para assegurar um cozimento favorável, é a temperatura da carne. Quem sabe como fritar bife, entende que a carne precisa estar em temperatura ambiente.
No caso da coxa, isso é ainda mais importante, pois a temperatura do óleo precisa atingir o centro da coxa. Porém, quando você coloca a carne resfriada para fritar, o exterior fica maravilhoso. Mas o interior, pode apostar que está cru.
Dessa forma, antes mesmo de pensar em temperar, retire da geladeira 30 minutos antes. “E no meu caso que fiz uma marinada para frango, como proceder?”. Ótima pergunta, pois via de regra reservamos a carne na geladeira.
Resumidamente, o processo é o mesmo, ou seja, tire a carne da geladeira, tempere e volte à geladeira para marinar. Por fim, quando for começar as preparações é só tirar e deixar em temperatura ambiente.
POR QUE ISSO FUNCIONA?
Quando a carne chega na temperatura ambiente, a ação do óleo quente é 100% eficaz. Na prática, quer dizer que o óleo começa a cozinhar a coxa de imediato. Por conseguinte, tanto o exterior quanto o interior, ganham temperatura uniformemente, resultando num cozimento perfeito.
DICA EXTRA: considere esse processo como o mais importante e você reduzirá bastante as chances de dar errado. Inclusive, caso vá preparar coxa de frango caipira, tenha ainda mais atenção. Afinal, a coxa é maior e a carne mais firme!
2. O tempero interfere na fritura e cozimento?
Eu diria que sim, no sentido de que determinados temperos são compostos por especiarias e condimentos granulados. Aqui eu destaco o chimichurri desidratado, que é um tempero natural maravilhoso, mas que geralmente é “pedaçudo”.
Todavia, no processo de fritura em si, o tempero não muda nada. Na realidade, o ponto de cozimento independe disso e está mais ligado à temperatura.
Vale ressaltar, que a marinada bem-feita é uma aliada indispensável para coxas realmente suculentas. Digo isso porque a técnica ajuda a carne a puxar mais líquidos, logo, a temperatura do óleo encontra menos resistência.
Então, minha única ressalva para você é apostar em temperos moídos. Nesse contexto, tudo frita igualmente e o óleo não fica comprometido por detritos queimados que amargam a carne.
3. Método assertivo para fritar coxa de frango no ponto certo de cozimento
Até esse ponto você entendeu bem a teoria da coisa, desde a temperatura ideal ao tempero para frango, né? Logo, tudo que você precisa é de uma “aula” prática para pegar o jeito do negócio.
Assim sendo, montei um passo a passo rico em detalhes que transformará sua visão acerca do preparo.
- Adicione óleo à frigideira ou panela.
- Ligue em fogo médio para alto, de acordo com a potência do fogão.
- O tempo estimado para aquecer na constância ideal, é de 10 a 12 minutos em fogo médio.
- Para determinar as condições do óleo, jogue um pedacinho de miolo de pão, se borbulhar, está no ponto certo.
- Agora vem um segredinho fantástico: salpique farinha de trigo no frango.
- Não é para empanar o frango, apenas criar uma camada extra que ajuda no cozimento.
- Em seguida, coloque as coxas no óleo com a pele voltada para dentro do óleo.
- Não é necessário exagerar na quantidade de óleo, apenas até cobrir a metade é suficiente.
- Agora, conte entre 7 e 9 minutos e vire as coxas.
- Repita o mesmo tempo do outro lado até ficar bem douradinho.
- Frite poucas unidades por vez, assim a temperatura do óleo não baixa tanto.
Se mesmo depois desses detalhes você ficar em dúvida, o jeito é apelar para o termômetro culinário. Esse utensílio é barato, eficiente e ajuda no preparo de todo tipo de carne.
Se porventura você tiver, a temperatura interna precisa estar a 75°, indicando perfeição no cozimento. Seguindo todos estes passos é praticamente impossível seu frango ficar cru por dentro.
DICA EXCLUSIVA: e o corte da coxa e sobrecoxa? É o mesmo processo ou tem algum segredo?
Existe muita controvérsia e informação desencontrada quando falamos em cortes de frango. Por exemplo, a coxa é diferente da coxinha, que é diferente da coxa e sobrecoxa e por aí vai.
O negócio é que cada parte do frango tem um ponto de cocção único. Vamos pegar a coxa e sobrecoxa, por exemplo, tente fritar essa carne seguindo os mesmos passos da coxa. Sabe o que acontece?
Você provavelmente comerá carne crua, uma vez que o tempo muda consideravelmente. Isso sem contar o tamanho, que costuma ser bem grosso, né?
Nesse contexto, o tempo médio é de 11 a 13 minutos de cada lado, considerando óleo aquecido e constante a 180°, combinado? Novamente, confirme com o termômetro se possível e, claro, pela cor da pele e consistência da carne.
DICA EXCLUSIVA: experimente fazer coxa e sobrecoxa desossada, aí sim o frango fica maravilhoso e o preparo é mais rápido!
Aprendeu como fritar coxa de frango sem ficar crua por dentro?
Concluindo, o segredo de como fritar coxa de frango é a combinação da temperatura da carne e do óleo. Depois é só cozinhar pelo tempo sugerido em cada receita que não tem como dar errado, é muito prático.
Agora é com você preparar as melhores coxas ou coxinhas, seja para uma refeição ou no petisco com frango. Há sempre maneiras criativas e inovadoras para diferenciar nos sabores.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, caso tenha aprendido algo, que tal compartilhar a novidade com todos? Até a próxima!