Uma das maiores dificuldades dos churrasqueiros, é ter que escolher entre ancho ou chorizo. E então, qual é melhor para churrasco? Qual é mais macia?
Infelizmente muita gente ainda não conhece esses cortes maravilhosos, seja pelo custo ou dificuldade em encontrar para comprar. Agora, quem já experimentou sabe que ambas têm qualidade indiscutível, mas sempre tem aquela mais perfeita.
Sendo assim, a sua dúvida me motivou a conhecer melhor sobre os cortes. Me acompanhe nessa caminhada e entenda qual é a melhor escolha, vamos lá!
Ancho ou chorizo: qual é melhor para churrasco + dicas sobre cada corte
Ter que escolher entre chorizo ou ancho poderia ser considerado um sacrilégio no universo churrasqueiro, sabe por que? Simplesmente porque falamos de duas das melhores carnes para churrasco que qualquer pessoa pode consumir.
Na verdade, são cortes mais nobres, de extrema qualidade, maciez, suculência e sabor distinto. Há quem diga que são até melhores do que a própria picanha, principalmente quando derivam da carne angus. Aí sim é sucesso na grelha.
Contudo, eu sei que isso não responde a sua pergunta, mas essa é a realidade destes cortes.
Para resumir a história, o ancho é ideal para quem gosta de carne realmente macia e de sabor moderado. Já o chorizo vai agradar bastante quem adora uma carne mais rústica, com texturas únicas e sabor reconhecidamente mais potente.
Algo interessante sobre os cortes, é que na teoria eles se complementam. Isso porque um guarda o marmoreio e a gordura entremeada excepcional. Enquanto o outro compensa na capa de gordura externa que dá mais sabor de churrasco à carne.
Entretanto, uma coisa é fato, seus sabores no paladar podem ser considerados opostos. Quer entender mais sobre cada um? É só seguir adiante!
O que o bife ancho entrega no churrasco que o torna tão especial?
Em termos de sabor e maciez, o bife ancho é mais valorizado. Especialistas churrasqueiros dizem que é ideal para quem quer impressionar a galera.
Normalmente seu preparo envolve sal de parrilla, pimenta-do-reino e brasa de “queimar o bigode” [risos]. O método de preparação que realmente o valoriza é grelhar na churrasqueira, em braseiro forte.
Vale ressaltar que esse tipo de carne não é indicado para ser consumida bem passada, principalmente com bifes mais altos. Não à toa, você encontra apenas em bifes com 2 a 3 dedos de altura. Assim, selamos por fora e mantemos a suculência interna.
Principais características do bife ancho
- Por ser retirado da parte dianteira da peça do contrafilé, a maciez é uma das principais qualidades do ancho.
- O ancho retirado de gados de qualidades entrega uma carne com alto marmoreio, sabor presente e muita suculência.
- Ele é versátil, podendo ser feito como bife na frigideira, na grelha e chapeado , há quem faça no espeto.
- Devido à gordura entremeada, ele retém bem os líquidos naturais, viabilizando o suprassumo da suculência.
- Visualmente o ancho é maravilhoso, carne imponente, grossa e com uma faixa de gordura que dá um charme especial.
É impressionante como essa carne não desmancha na mordida, mas ainda assim é macia a ponto de satisfazer nosso paladar.
CURIOSIDADE SOBRE A CARNE ANCHO
Sabia que o ancho nada mais é do que o Prime Rib sem osso? Isso mesmo, são o mesmo corte, retirados da mesma peça, mas de posições e com propósitos distintos, bacana demais, né?
COMO PEDIR NO AÇOUGUE?
Certamente você sabe que esse é o termo argentino, certo? Tudo bem, mas como pedir no seu açougue? Bom, é raro encontrar profissionais que conheçam por ancho no açougue tradicional. Então, o jeito é saber o jeitinho brasileiro de pedir. A dica é pedir por “Filé de Costela”, que é justamente o que o ancho representa aqui!
Preparo magnífico com ancho no churrasco
Não vou ficar aqui reinventando a roda, por isso, a sugestão é muito simples. Nós faremos um bife ancho grelhado como no churrasco de parrilla, forma como os “Hermanos” argentinos fazem tradicionalmente:
- Deixe a carne em temperatura ambiente e coloque a brasa para esquentar.
- Quando estiver bem quente, sem chamas e a grelha em si ganhar temperatura, é hora de temperar.
- Para isso, espalhe uma camada fina de pimenta-do-reino moída na hora e sal a gosto.
- Repita isso em todo o steak e coloque diretamente na grelha.
- Se o fogo estiver forte o suficiente, a superfície da carne vai selar de imediato.
- O tempo varia, mas acompanhe pela cor dourada e “casquinha” que se forma na superfície.
- Geralmente cerca de 8 a 9 minutos de cada lado para bifes altos são suficientes.
A sugestão de acompanhamento para churrasco aqui, é um tradicional molho de chimichurri. O molho é feito com bastante temperos naturais, ervas e azeite para emulsionar, fica um espetáculo com o corte. Abaixo você confere mais detalhes:
Por que você também deve considerar o chorizo naquele churrascão?
Também retirado do contrafilé, o chorizo é um caso de paixão para mim. Aqui perto da minha cidade tem um desses restaurantes especializados em cortes especiais. E para a minha sorte, eles fazem um dos melhores bifes de chorizo que já comi na vida.
Acompanhado de um molho de chimichurri caseiro, é simplesmente o paraíso a cada mordida. “Certo, mas se ambos são retirados do contrafilé, como distinguir cada um?”. Olha que pergunta excelente para acabar de vez com as dúvidas.
O ancho é retirado logo depois que a capa do filé acaba, ou seja, uma camada visível de gordura. O chorizo, por outro lado, fica na parte traseira do contrafilé. Mais precisamente no início dessa capa sensacional de gordura, não tem como errar.
Principais qualidades e características do chorizo
- O sabor é, sem sombra de dúvidas, o maior destaque do chorizo.
- Sua carne tem uma textura sensacional de muita maciez, mas o sabor marcante é algo que o distingue.
- Apesar de não oferecer tanto marmoreio quanto o ancho, ainda mantém a suculência que todos procuramos.
- Enquanto o ancho é mais arredondado, o chorizo é maior em comprimento, tornando-o uma ótima opção para render mais.
- Toda a sua composição culmina numa carne de rápido preparo e que favorece churrascadas mais rápidas.
Você percebeu que mesmo dissecando as características individuais dos cortes, ainda fica complicado escolher? É a mesma coisa de quem pede para escolher entre alcatra ou contrafilé, como fazer isso? Afinal, todas são perfeitas para inúmeros pratos.
O jeito é experimentar as duas carnes, se possível, no mesmo churrasco. Esse tira-teima é a única alternativa para você se decidir pelos detalhes, pois tudo se resume a isso, detalhes!
CURIOSIDADE SOBRE O CHORIZO
Você acredita que até hoje algumas pessoas acham que chorizo e chouriço são a mesma coisa? Sabe aquele embutido feito com sangue suíno coagulado, especiarias e temperos, muito consumido antigamente? O chouriço também é conhecido por morcela preta ou morcilha, mas não tem relação alguma com o corte chorizo!
Sugestão de preparo com chorizo no churrasco para não se arrepender
A receita ilustrativa para atrapalhar ainda mais a sua escolha, é um bife de chorizo assado na grelha. Até aqui nada de novo, né? Porém, o segredinho é assar cabeças de alho, amassar e misturar com azeite e outros temperos.
Em seguida, você tempera levemente o chorizo com sal triturado e pimenta-do-reino, passa essa pasta e leva para grelhar rapidamente. Como um belo acompanhamento, que tal polenta com creme de parmesão?
DICA EXTRA: por ter um marmoreio menor, procure não assar muito tempo. Estima-se que 15 minutos são suficientes para cozinhar perfeitamente a carne alta. Passando disso, você corre o risco de deixar firme, e nós não queremos isso, né?
No vídeo a seguir você encontrará todas as dicas e passos para executar essa obra de arte da churrasqueada moderna:
A sorte está lançada, escolha entre ancho ou chorizo para transformar seu churrasco!
Afinal, você já se decidiu se escolhe ANCHO ou CHORIZO? Na minha opinião, qualquer um dos dois está valendo, pois são deliciosos, macios e cheios de sabor. Claro, considere as particularidades para não ter nenhuma surpresa e ótimo churrasco.
Me arrisco a dizer que ambas são perfeitas para aquele churrasco em apartamento, pois dá para grelhar na frigideira.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, dá uma força para levar esse conhecimento para outras pessoas, pode ser? Compartilhe em suas redes sociais e até a próxima!