O brasileiro é fã número 1 de um bom e saboroso churrasco. Porém, há ainda uma pequena porcentagem da população que prefere uma comida mais saudável, já pensou em oferecer uma alternativa, como o espetinho de berinjela?
Para organizar um churrasco para muitas pessoas é interessante pensar no gosto de cada um para que todos tenham uma experiência incrível na festa. O mesmo acontece com quem vende espetinhos na rua, se você não oferecer opções para todos os gostos, pode acabar perdendo para a concorrência.
Hoje irei lhe ensinar uma receita fantástica de espetinho de berinjela, além, é claro, de dicas super importantes que irão fazer muita diferença para você. Veja só!
Como fazer espetinhos veganos?
Os espetinhos veganos estão fazendo um enorme sucesso ultimamente. Não é só de carne que se faz um bom churrasco, tudo fica saboroso se muito bem temperado.
Temos que explorar também os legumes, que além de trazerem nutrientes essenciais para nosso corpo, trazem uma explosão de sabores. Quem nunca pensou em assar legumes, não sabe o que está perdendo. É sempre bom variar no cardápio.
E optar por um cardápio magro, saudável e que só faz bem à saúde é uma maneira deliciosa de desintoxicar o corpo.
Para fazer espetinhos veganos, você precisa primeiramente optar pela qualidade dos legumes. Prefira alimentos frescos que saíram direto da natureza e não passaram por nenhum processo de industrialização. Você pode escolher os seguintes itens para um delicioso churrasco vegano:
- Abobrinha
- Batata
- Cogumelos
- Tomate cereja
- Abóbora caipira
- Berinjela
- Milho verde
- Pimentão (verde, vermelho e amarelo)
- Cenoura
- Batata doce
- Brócolis
- Tofu
- Salmão
- Cebola pérola (aquelas bem pequenininhas)
- Cebola roxa
- Mussarela de búfala
- Palmito
- Inhame
Além desses ingredientes muito utilizados para o preparo de espetinhos veganos, você pode usar sua criatividade e investir em espetinhos personalizados. Quanto aos temperos pode apostar em alho, shoyo, azeite, vinagre, sal e especiarias.
Como os legumes já apresentam uma variedade imensa de sabores, não coloque muito tempero para não esconder os sabores naturais dos ingredientes. Uma pitadinha de sal, azeite e especiarias é suficiente.
Outra dica interessante de consumir os espetinhos veganos, assim como o espetinho de berinjela que vou te mostrar a seguir, é oferecer molhos para acompanhamento. Os molhos podem ser aqueles rosados, molho de mostarda, agridoce, molho balsâmico, molho vermelho, apimentado, molho shoyo, etc.
Receita de espetinho de berinjela colorido
Para apresentar um espetinho de berinjela delicioso e atrativo, aposte na mistura de cores. A maior característica dos legumes é as cores distintas que cada um apresenta, aproveite isso para deixar seus espetinhos mais apresentáveis.
Para montar esse espetinho de berinjela colorido, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 1 berinjela pequena;
- 1 abobrinha verde;
- 1 abobrinha amarela pequena;
- 6 cebolas pérola;
- 12 tomates cereja;
- Folhas frescas de manjericão;
- Sal e pimenta do reino a gosto;
- 1 colher de chá de páprica defumada (opcional);
- 2 colheres (sopa) de azeite ou óleo;
- Suco de ½ limão (opcional);
- Espetinhos de madeira.
Antes de mais nada, lave bem os legumes e deixe-os prontinhos para a montagem. Corte todos os legumes em cubos médios e coloque em uma tigela grande para que você possa temperá-los.
Tempere com sal, pimenta do reino, o manjericão e finalize com suco de limão. O ideal é deixar esses legumes repousando por aproximadamente 20 minutos, para ter um espetinho de berinjela super saboroso.
Após esse tempo de repouso, é só montar os espetinhos e levar à churrasqueira até ficarem bem dourados.
Outra coisa que vale lembrar é deixar os espetos de churrasco na água por mais ou menos 20 minutos antes da montagem. Isso evitará que eles queimem na grelha.
Para servir o espetinho de berinjela, você pode acompanhar com arroz branco, uma salada bem caprichada ou com fatias de pão fresco. Não se esqueça de elaborar um molho saboroso para mergulhar os espetinhos!
Dicas finais para um bom espetinho de berinjela
Essa receita que deixei acima é uma receita mais básica, mas você pode elaborá-la de acordo com suas preferências e criatividade. Tudo o que vai à churrasqueira fica saboroso, mas é interessante que você faça também uma lista de acompanhamentos, como esses que já mencionei.
Mas se quiser mais dicas de acompanhamentos, você pode investir em maionese de alho, pão de alho, farofa de proteína de soja, queijo coalho temperado, macarrão, vinagrete, aspargos em conserva, patê verde e frutas.
Para o preparo de espetinhos com batata doce, inhame ou batata, é interessante embrulhar o espetinho em papel alumínio e assar até que os legumes fiquem macios. Depois, abra o papel e deixe assando mais uns 10 minutos para dourar.
Espero que você tenha gostado dessas dicas e da receita de espetinho de berinjela. Aproveite para fazer na sua casa para a família ou até mesmo para reinventar o seu cardápio, caso queira vender espetinhos. Vai ser um sucesso!
Se tiver qualquer outra dúvida, pode deixar nos comentários abaixo, que ficarei muito feliz em te ajudar. Não esqueça de compartilhar essa novidade saborosa!
Boa tarde, adorei as dicas e receitas, mas a minha dúvida é se posso montar os espetinhos/rebatas de berinjela, abobrinha e cebolinha com 1 dia de antecedência, e, se sim como fazer para a berinjela não ficar escura.
Parabéns e obrigada.