Questionar se uma carne resfriada pode ser congelada é algo que todos deveriam fazer, pois envolve a segurança da saúde. Quanto você entende do assunto?
As pessoas acham que é brincadeira, mas a contaminação por carnes mal manuseadas é algo consideravelmente perigoso. O frango resfriado cru, por exemplo, pode conter duas bactérias com grande potencial de contaminação.
Então, sabendo como isso é de extrema importância, dediquei um conteúdo inteiro para que você entenda e se previna corretamente. Não deixe de acompanhar!
Quer saber se carne resfriada pode ser congelada? Saiba o que a ANVISA recomenda!
Dentre os muitos cuidados associados ao consumo de carnes, a conservação é um dos principais pontos. Logo em seguida, vem a dúvida se devemos lavar a carne antes de cozinhar, processo que exige nossa atenção.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) oferece em sua plataforma digital, muitas orientações válidas e relevantes. Nesse cenário, o congelamento de carnes entra no topo da lista como uma das “tarefas” mais importantes.
De forma sintetizada, a Anvisa sugere que é possível congelar carne resfriada sim. Para você que comprou carne moída fresca, peito de frango resfriado ou uma boa carne vermelha, pode congelar.
Contudo, “nem tudo que reluz, é ouro” porque existem incontáveis recomendações, cuidados e direcionamentos para fazer isso com máxima segurança.
Veja bem, não adianta você comprar carne fraldinha resfriada, deixar dias na geladeira e congelar posteriormente, não funciona assim. Nesse momento, seu melhor aliado é o planejamento do cardápio.
Dá uma olhada nesse comparativo do tempo recomendado de armazenamento para cada tipo de carne:
- Carne bovina/cordeiro/suína: segundo a Anvisa, tais carnes podem ser mantidas sob refrigeração por até 3 dias. Chegando nesse limite é imprescindível o congelamento.
- Carne de frango: por incrível que pareça, o frango é mais perecível do que os cortes suínos. A refrigeração segura deve ser feita por no máximo 2 dias, após, só o congelamento preserva a carne.
- Peixes: assim como o frango, os peixes aguentam no máximo 2 dias, tanto refrigerados quanto descongelados.
Lembrando que se você não tem a intenção de consumir dentro dos prazos estipulados, leve tudo ao congelador.
DICA EXTRA: planejar o cardápio semanal das refeições é a estratégia mais certeira para garantir carnes frescas e segurança!
Como congelar carne resfriada com segurança?
Certo, agora que você sabe perfeitamente como lidar com as carnes frescas, é hora de aprender como congelar corretamente. Obviamente que você só precisa colocar a carne no congelador e pronto, não é mesmo?
No entanto, há certos detalhes que facilitam mais sua vida. Por exemplo, é importante saber olhar a carne para garantir que ainda está fresca para consumo, entende?
Se você congela um corte que iniciou a deterioração, você apenas impede que isso avance. Porém, o estrago feito até ali é irreversível e a carne terá suas qualidades prejudicadas quando descongelada.
A carne mais sensível nesse contexto todo, é o frango, especialmente o filé de frango cortado. Pensa comigo, a carne processada passa pelas etapas de processamento no frigorífico. Chegando ao açougue, os profissionais têm contato com a carne.
No fim das contas, o frango chega em sua casa completamente “mexido”, você acha mesmo que a refrigeração é suficiente? Por isso, caso não haja consumo imediato, é congelador na carne sem pensar duas vezes, isso vale para todas.
10 passos práticos para um congelamento ideal
- Certifique-se de que tudo esteja dentro da validade.
- Foque na coloração, cheiro e aparência.
- Para carnes vermelhas, a cor avermelhada brilhante é indispensável.
- No frango, a cor neutra, com leve tons avermelhados e brancos são o melhor indicativo de frescor.
- Para congelar, o bacana é separar em porções, por exemplo, divida o frango em porções de 500g.
- Carnes vermelhas, divida os cortes em pedaços menores de acordo com as receitas.
- Utilize sacos próprios para alimentos, de preferência, com fechamento Zip lock, garantindo máximo frescor e vedação.
- Se for possível, coloque etiquetas para identificar a data de congelamento e a validade.
- Essa dica anterior é bastante interessante para quem costuma estocar carne no congelador.
- Por fim, disponha tudo no congelador e tenha sempre carnes frescas para aproveitar o sabor natural.
É importante considerar o congelamento correto? Sem sombra de dúvidas, mas e quanto ao descongelamento, você sabe como descongelar carne? Gosto de dizer que o descongelamento é ainda mais importante.
DICA EXTRA: descongelar carne vai além de tirar da geladeira!
Veja só, você fez todo o processo certinho com o frango, mas na hora de descongelar, deixou em temperatura ambiente. Para piorar, naquele dia fazia meros 35° lá fora, isso quase adiantou o processo do frango cozido [risos].
De acordo com a Anvisa, a forma segura para descongelar carnes é dentro da geladeira, durante 24 a 48 horas. Novamente, planeje os pratos e crie um cronograma, assim você coloca tudo no eixo. “Nossa, mas o que acontece de tão perigoso?”.
Você sabia que o frango pode contar Salmonella e Campylobacter? Esta última é ainda mais perigosa e pode desencadear inúmeros problemas de saúde.
Por conseguinte, ao descongelar o frango em temperatura ambiente, você está criando um “playground” para a proliferação bacteriana. As chances de as bactérias se potencializarem é grande, compreende?
E isso deve ser aplicado a todas as carnes. Por isso, sempre na geladeira!
DÚVIDA FREQUENTE: e carne descongelada, pode ser recongelada?
NÃO, você não pode congelar uma carne que foi descongelada. Antes que se irrite comigo, quem diz isso é a Anvisa. O motivo disso é que a carne descongelada entra uma vez mais em deterioração. Como consequência, a proliferação de bactérias é inevitável.
Infelizmente você terá que achar outra utilidade para aquela carne recém-descongelada. Uma dica pessoal: se for frango, cozinhe em água fervente, desfie e guarde.
Em contrapartida, se você descongelou carne acém, corte em cubos e cozinhe na pressão com temperos básicos. Dessa maneira, dá para incorporar em outras receitas posteriores, combinado?
Carne resfriada por ser congelada, desde que você tome os cuidados necessários!
As vantagens de saber que a carne resfriada pode ser congelada, é a possibilidade de evitar desperdício. Mas também, aproveitar sempre sabores frescos. Tomando os cuidados necessários, você pode comprar e preparar qualquer corte.
E então, você sabia de tudo que falamos hoje? Ou tem algo que é uma completa novidade para você?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, por ser um tema de saúde pública, compartilhe o conteúdo nas redes sociais. Todo mundo precisa saber os perigos que nos cercam e como se prevenir eficientemente. Até a próxima!