Panceta frita: Receita crocante e sequinha

Você não resistiu à promoção de panceta fresca e trouxe muita carne para casa. Depois de assar boa parte, você quer diferenciar, será que dá para fazer panceta frita?

O mais comum é usar o toucinho do lombo ou do pernil para fritar. Porém, depois que você experimenta barriga, dificilmente volta a preparar outra parte do porco. Sabendo fazer, você cria uma carne muito suculenta por dentro e crocante por fora.

Então, se você quer fazer aquela panceta que estala na boca, as dicas de hoje são obrigatórias. E outra, separei tudo com carinho para você dominar e receita, confira!

3 maneiras de fazer panceta frita que dão certo, mas com resultados diferentes

E se ao invés de uma receita, você tivesse ao alcance três maneiras diferentes de preparar panceta? Assim, dá para você adaptar ao seu dia a dia, aos finais de semana e, por que não uma data especial, concorda?

É o mesmo caso da panceta recheada, existe a versão simples, mas a feita na churrasqueira de defumação é incomparável. Você verá em cada sugestão que as mudanças no preparo são pequenas.

Agora, o resultado destes meros detalhes pode transformar o sabor da panceta no paladar. Nem mesmo a panceta na panela de pressão consegue superar.

1. Fritando a panceta no método tradicional

Esse é aquele preparo que vem a calhar em dias de correria. Vamos supor que você fez panceta na churrasqueira no domingo, mas acabou sobrando descongelado para a segunda-feira.

Não preciso nem dizer que segunda é loucura total e corremos na direção oposta das receitas demoradas, não é mesmo? Pois bem, essa primeira receita de panceta sequinha é uma mão na roda, tanto nos ingredientes quanto na execução.

Falando em ingredientes, você precisará de panceta fresca descongelada, o tanto que quiser fritar. Além disso, separe sal, pimenta-do-reino e, se possível, banha de porco para a fritura. Se não tiver, sem problemas, vai no óleo mesmo.

Em seguida, coloque a panceta picada em cubos médios e adicione óleo até a metade da carne. Por fim, ligue em fogo médio e comece a fritar. O segredinho é mexer sempre para fritar uniformemente e criar a camada crocante em tudo.

Assim que estiver bem dourado, é só retirar e eliminar o excesso de óleo com papel-toalha. Pronto, é só isso e em poucos minutos você terá um delicioso petisco.

DICA EXTRA: se porventura você usar banha, guarde o óleo depois que fritar a panceta. Afinal, sempre dá para refogar alho, cebola, fazer aquele feijãozinho e até mesmo o preparo do arroz, vale para tudo!

2. Como fritar panceta na frigideira sem óleo + dica incrível

Já na segunda sugestão, as coisas começam a esquentar de verdade. Primeiro porque você deve temperar a barriga de porco em tiras médias com antecedência. Tipo, vai fazer amanhã? Então, tempera hoje, assim pega um sabor especial.

A segunda grande mudança, é que primeiro você precisa selar o couro da panceta antes de adicionar gordura. Como resultado, você cria aquele aspecto de pururuca tão marcante nesse tipo de carne, anote os ingredientes e o modo de preparo:

Ingredientes

  • 1 kg de gordura de porco (pode ser banha ainda em pasta);
  • 2 kg de panceta da barriga em tiras com um dedo de espessura;
  • Sal de parrilla a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • Pimenta calabresa moída a gosto.

Modo de preparo

panceta frita

  1. Antes de sair fritando a carne, é fundamental temperar de véspera.
  2. Em seguida, aqueça uma panela em fogo baixo.
  3. Agora, coloque o couro para baixo até começar a secar bem.
  4. Você percebe que está dando certo porque vai começar a juntar gordura na frigideira.
  5. Se tiver dificuldades para manter em pé, apoie os pedaços uns nos outros, retire e reserve.
  6. Nessa etapa é fundamental colocar menos pedaços de carne para fritar ao mesmo tempo.
  7. Logo, coloque metade da carne, ligue em fogo alto e adicione a gordura de porco derretida até cobrir.
  8. O pulo do gato é fritar por imersão, a fim de que os pedaços fritem por completo.
  9. O ponto ideal é quando a pele está à pururuca e a carne ultra douradinha.

O resultado dessa fritura em etapas é evidentemente melhor do que a receita anterior. Tudo por causa que você aprendeu como selar a carne antes!

3. Combine o forno com a frigideira para uma panceta diferenciada + técnica para pururucar

Você quer mensurar quão versátil e satisfatória é uma carne? Então, veja se dá para adaptá-la em outras preparações, mas com a mesma qualidade. Um bom exemplo é a carne fraldinha, você faz de tudo quanto é jeito e fica espetacular sempre.

Falo isso porque consigo enxergar na panceta esse tipo de qualidade, prova disso é essa receita a seguir. Ela é feita a partir de etapas distintas, mas nos entrega um sabor divino. Sem contar a mesma qualidade do primeiro prato de hoje, acredita nisso?

Dá uma conferida nas etapas que lhe aguardam para chegar num resultado maravilhoso:

  1. Esfregar sal triturado fino na peça para curar.
  2. Levar a panceta à geladeira por no mínimo 12 horas.
  3. Mas se puder, deixe 24 horas para ficar melhor.
  4. Após o tempo, retire e dê uma boa lavada rápida para tirar o excesso.
  5. Depois leve ao forno a 150° por 2 horas.
  6. Na sequência, tire do forno e corte em tiras de 2 dedos.
  7. Coloque óleo numa panela suficiente para cobrir a carne.
  8. Frite a 200° entre 4 e 5 minutos.
  9. Se for necessário, segure o couro no óleo para terminar de pururucar.
  10. Frite um por vez para não baixar a temperatura do óleo.

Uma última dica superinteressante aqui, é passar uma faquinha com ponta sob o couro, apenas para desgrudar. Quer saber o porquê disso? Basta conferir o vídeo completo da receita a seguir:

Panceta frita acompanha as refeições, mas dá um petisco incomparável!

Você pode se empenhar na panceta frita sequinha, mas o elemento que não pode ficar de fora é a qualidade. Compre sempre carnes frescas, bem branquinhas, de procedência e com máximo equilíbrio entre carne, couro e gordura.

Podem parecer simples detalhes, mas fazem diferença numa receita que lembra bem aqueles famosos petiscos de boteco de cidade grande.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se você encontrou o que procurava e ficou feliz por isso, compartilhe a alegria. Use suas redes sociais para alcançar mais pessoas e amigos, todos merecem saber fazer panceta. Até a próxima!