Tempero para fraldinha: Como temperar para churrasco?

Será que encontrar o tempero para fraldinha é tão complicado como a maioria diz por aí? E no churrasco, o tempero muda alguma coisa ou está tudo liberado?

Alguns cortes bovinos realmente não oferecem a versatilidade da fraldinha, a exemplo da picanha. Nesse caso, você sabe que precisa apenas de sal. A fraldinha, por sua vez, é uma carne mais eclética e que fica ainda melhor com os temperos certos.

Quer saber do que estou falando? O que acha de descobrir combinações fantásticas que intensificam o sabor da carne? Então, você precisa desse conteúdo!

Tempero para fraldinha: como temperar e deixar o churrasco mais saboroso?

tempero para fraldinha

Conversar sobre o tempero ideal para um churrasco é complicado, pois geralmente as pessoas têm suas preferências bem estabelecidas. Porém, no momento em que um corte novo aparece, aí sim a aceitação é maior e o debate vai longe.

No caso da carne fraldinha, difícil é falar do que não combina, já que o corte vai bem com tudo. Temperar com sal e pimenta fica bom, passar uma pastinha de alho com cebola e sal, também fica incrível.

No meu ponto de vista, o que determina melhor a escolha dos temperos, é a composição da carne comprada. Ocorre que a estrutura padrão é uma peça fina, sem tanta gordura entremeada, mas com uma camada externa de gordura.

E é justamente essa quantidade de gordura da fraldinha que pede mais ou menos temperos. Pessoalmente não ligo para isso, mas como o conteúdo é para você e não para mim, separei ambos os cenários.

Temperando fraldinha com pouca gordura

Você foi ao açougue e pediu uma boa peça de fraldinha. Só que o açougueiro falou que o boi estava meio magro e a carne sem tanta gordura. Como consequência, chegando em casa você realmente confirma as suspeitas.

Nessa situação, a minha recomendação é apostar em ingredientes e temperos para churrasco que substituam a ausência de gordura. “Estou com pressa, posso usar apenas sal mesmo?”. Sim, claro que pode, mas saiba que a chance de ressecar é grande.

Isso porque a peça não terá tanta reserva natural para transferir umidade e suculência à carne. E como sabemos, esse corte tem fibras longas que necessitam de umidade para entregar maciez. Sendo assim, segura a primeira sugestão:

Ingredientes

  • 1,2kg de fraldinha
  • 600ml de cerveja preta (de qualidade)
  • 2 cebolas picadas
  • 6 dentes de alho amassados
  • ½ lata de tomate pelado com o molho
  • Tomilho, orégano, manjericão e cheiro-verde picado a gosto
  • Sal de parrilla e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite suficiente para criar a base da marinada

O primeiro passo é temperar toda a peça com sal e pimenta, transferindo-a para uma tigela grande. Em seguida, adicione o tomate pelado, a cerveja preta, o alho, a cebola, os temperos frescos e o azeite. Misture bem e reserve por 2 horas.

A ciência por trás desse preparo está na combinação da acidez do molho de tomate e da gordura do azeite. Essa mistura garante que a carne absorva melhor os temperos, bem como a umidade da marinada.

Como resultado, o assado ficará extremamente suculento, saboroso e com uma textura inacreditável no paladar.

DICA EXTRA: uma técnica para garantir máximo sabor dessa marinada, é regar o churrasco na grelha a cada 10 minutos. Além de impedir a carne de ressecar, cada pincelada garante uma nova camada de sabor.

Temperando fraldinha com boa camada de gordura

Já nesse segundo cenário você deu sorte porque o açougueiro havia separado a melhor fraldinha para você. Logo, a peça tinha uma faixa de gordura maravilhosa por cima e, de quebra, tinha traços de gordura nas fibras.

É preciso marinar aqui? Não necessariamente, apenas se você preferir. Dito isso, você também não precisa ficar apenas no sal grosso tradicional, pelo contrário. Existe um churrasco de fraldinha na manteiga de alho que é de comer rezando, anote:

  • 1 peça de fraldinha com 1,2kg
  • 4 colheres (sopa) de manteiga amolecida
  • 6 dentes de alho bem picados
  • Pitada generosa de sal
  • 1 colher (café) de páprica picante ou a gosto
  • Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
  • Chimichurri e colorau a gosto

Tudo que você precisa fazer é colocar estes ingredientes numa vasilha e mexer até obter uma mistura pastosa e homogênea. Em seguida, besunte a carne com a pasta de alho de todos os lados e já pode assar.

Não bastasse o sabor divino dessa mistura, os ingredientes ajudam a intensificar a cor de assado na fraldinha. Com isso, você nem precisará de fumaça líquida para realçar o sabor de churrasco, olha que interessante, né?

DICA EXTRA: você realmente gosta de alho no churrasco? Então, combine 4 dentes de alho picados grosseiros, 1 dose de cachaça de boa qualidade e azeite. Por último, leve tudo à frigideira e deixe até ficar crocante!

Prove a combinação de molhos como uma camada extra de tempero

Você já reparou como tem gente que não se engraça muito com molho para carne no churrasco? Não sei você, mas eu considero bons molhos como a extensão do tempero, e com a fraldinha isso é ainda mais fantástico.

O bom aqui é a possibilidade de fazer muitas receitinhas distintas, e não apenas o molho de mostarda para carne. Vale ressaltar que a fraldinha combina com molhos mais pesados e gordurosos, precisamente por ser um corte magro.

Nesse sentido, não se limite às versões simples, veja algumas dicas que podem estimular sua criatividade:

  • Molho de manteiga especial com chimichurri, pimenta calabresa, orégano, páprica defumada e cheiro-verde picado.
  • Fraldinha ao molho barbecue fica um espetáculo.
  • Fraldinha ao molho 4 queijos bem encorpado e cremoso.
  • Carne fraldinha assada ao molho shoyu e mostarda Dijon.
  • Carne fraldinha assada e servida com molho madeira e champignon.

Sério, é uma sugestão melhor do que a outra, basta escolher a que mais agrada no churrasco com os amigos.

Não existem limites no tempero para fraldinha, crie a sua versão!

O melhor tempero para fraldinha é aquele que você tem à disposição com facilidade e frequência. No fim das contas, fraldinha é versátil, podendo ser usada como carne para almoço de domingo com churrasco, que tal?

Nesse momento você sabe com exatidão como criar o sabor desejado, seja com temperos ou molhos complementares, não é mesmo?

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar com os amigos. Agora, se quer ajudar outras pessoas, as redes sociais são perfeitas para disseminar conhecimento, aproveite e até a próxima!