Você estava na casa daquele parente cheio de ser o cozinheiro e viu que ele fez molho para cupim. Ao chegar em casa, você descobriu que não sabia fazer.
Contudo, você não se conforma com isso e vai à procura de opções saborosas e, claro, diferenciadas. Saiba que seu dia acaba de melhorar, pois neste conteúdo trarei até você as melhores opções. Assim, você fica em pé de igualdade na próxima refeição.
Nesse sentido, para lapidar suas habilidades, separei 5 receitas de molho que combinam perfeitamente com cupim. Aproveite as variações e crie um menu exclusivo!
5 melhores e mais fáceis opções de molho para cupim
O molho certo para o cupim não cumpre apenas a função de dar mais um toque de sabor. Isso porque é uma técnica culinária para ampliar a suculência da carne cupim, uma vez que pode ressecar quando assada.
Por mais que o corte tenha gordura em abundância, a maioria acaba passando da conta no cozimento. Como resultado, a carne fica com fibras mais firmes e a suculência desaparece. Então, o molho vem como uma fonte assertiva para corrigir isso.
Entretanto, nem por isso você deve fazer qualquer molho ou usar o molho como o tempero do cupim, pelo contrário. Já que você vai se empenhar, por que não apostar em receitas maravilhosas e que realmente elevam a experiência da sua carne?
1. Molho barbecue caseiro é a melhor combinação
Todo mundo já experimentou esse molho, nem que seja a versão industrializada, não é mesmo? Mas será que você já o apreciou com um sensacional cupim assado no forno? Isso mesmo, o barbecue deixa o que já é bom, muito melhor.
Contudo, por favor, não vá usar o produto comprado, sendo que fazer o molho caseiro é simples e rápido. Nesse contexto, saiba que existem “milhares” de preparos, utilizando os mais inusitados e diferentes ingredientes. Eu escolhi algo prático, veja:
- 1 cebola ralada;
- 2 colheres (sopa) de molho inglês;
- ½ xícara (chá) de açúcar mascavo;
- 4 colheres (sopa) de mostarda;
- 1 xícara (chá) de ketchup;
- ½ xícara (chá) de água;
- 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã;
- 2 colheres (sopa) de páprica defumada.
O primeiro passo é derreter levemente o açúcar mascavo, adicionando a cebola ralada na sequência. Aqui nós queremos infundir estes ingredientes para formar a base. Em seguida, coloque ketchup e misture para incorporar.
Agora, entre com molho inglês, vinagre de maçã, água, páprica e mostarda. Por fim, misture e refogue por 10 minutos até reduzir, claro, em fogo baixo. Prontinho, seu molho está daquele jeito e o cupim só aguardando a super camada de molho!
DICA EXCLUSIVA: está sem páprica defumada, mas tem fumaça líquida? Pode substituir sem medo, fica igualmente saboroso. Acha que o molho está grosso demais? Nada que bater no liquidificador não resolva!
2. Molho de manjericão é uma surpresa para satisfazer paladares exigentes
Apesar de o manjericão não agradar a todos, decidi trazer essa sugestão por dois motivos. Primeiro que você pode passar o molho na carne e levar para assar ou mesmo fritar. Assim, dá um acabamento e sabor que “não está escrito”.
O segundo motivo, é que também dá para combinar depois que fizer o cupim assado. Imagine a cena de você mergulhando um belo pedaço de carne no molho. Então, é disso que estou falando, versatilidade e múltiplas escolhas que transformam sua experiência, anote:
- ½ barra de manteiga derretida
- 5 dentes de alho picados
- 2 pimentas dedo-de-moça picadas
- 1 colher (chá) de orégano
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 3 colheres (sopa) de shoyu
- Manjericão fresco picado a gosto
Pegue uma gamela bem grande e coloque a manteiga. Depois é só adicionar ingrediente por ingrediente e misturar bem até ficar cremoso. Por fim, decida se você prefere passar na peça de cupim assado ou fazer bifes de cupim e passar o molho antes.
Não importa a sua escolha, pois o resultado será maravilhoso da mesma maneira. O ruim mesmo é não aproveitar essa sugestão dos deuses!
3. Vai churrasquear cupim? Combine com este molho de alho cremoso!
Quer uma sugestão clássica mesmo? Sugestão daquelas que nos levam de volta no tempo em que o molho de alho era referência? Então, essa é sem sombra de dúvidas a sua melhor escolha.
Se me permite o atrevimento, combine o molho com aquele irresistível cupim na churrasqueira, combinado? Olha, ficarei esperando você retornar para me agradecer depois de anotar os ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de manteiga amolecida
- 5 dentes de alho picados
- 100ml de creme de leite (melhor ainda se for fresco)
- ½ xícara (chá) de maionese
- ½ colher (chá) de sal
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 1 pitada de orégano seco
O interessante é que você só precisa misturar tudo isso. O ponto certo é quando a mistura fica bem branquinha, cremosa e aveludada. Nesse cenário, tempere bem o cupim, asse ao ponto na churrasqueira e mergulhe os pedaços nessa perdição de molho.
4. Opção chique e versátil de molho Rôti para cupim assado
Quem conhece um pouquinho sobre os melhores molhos para carne, provavelmente entende que o molho Rôti não é para todos. “Nossa, mas é tão difícil assim a ponto de ninguém conseguir fazer?”. Eu não diria complexo, mas demorado.
Isso porque é fundamental refogar e cozinhar o molho por bastante tempo, afinal, esse molho é “parente” do Demi-glace. Esse sim pode levar até dias para ficar pronto. Por outro lado, o Rôti que eu separei é ultra versátil e fácil de fazer.
A receita consiste em selar a carne numa frigideira e utilizar a sujeira de fritura para criar a base do molho. Em seguida, você adiciona legumes, vegetais, caldo de carne ou vinho seco, temperos naturais, entre outras coisas.
Esse sim eu recomendo você dar uma conferida no vídeo a seguir:
5. Molho completo batido no liquidificador é pura versatilidade
Por último, mas não menos importante, trago até você uma maravilha da gastronomia caseira. Quem nunca foi naquele churrasco completão e se deparou com o molho vermelhinho, bem temperado e batido no liquidificador, né?
Deixando o sabor incomparável de lado, o que mais me chama a atenção é a versatilidade. Primeiro porque você pode simplesmente espalhar uma colherada sobre a carne assada e degustar.
Em contrapartida, esse pode ser o tempero da carne, onde você bate tudo e deixa o cupim marinando algumas horas. Essa escolha fica a seu critério, mas aqui estão os ingredientes:
- 1 pimentão vermelho grande
- 2 cebolas médias
- 1 + ½ colher (sopa) de açúcar
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 200ml de azeite ou óleo
- 200ml de vinagre
- 3 colheres (sopa) de extrato de tomate
- ½ maço de cheiro-verde
O segredo aqui é limpar o pimentão das sementes e picar os demais componentes para facilitar no liquidificador. De forma prática, bata tudo até se transformar num molho denso e encorpado.
SUGESTÃO EXTRA: experimente assar o cupim no espeto para “casqueirar”. Daí você pega aquele filete caprichado de carne e mergulha no molho. Prepare-se para sentir a verdadeira explosão de sabores!
O molho para cupim é um verdadeiro acompanhamento para a carne assada!
Quando a gente fala em molho para cupim, pode até parecer que não tem tantas opções brilhantes. Porém, como você pôde ver, é possível elaborar as combinações mais fabulosas, não é mesmo?
Conta para mim, qual é o molho perfeito para você? Não deixe de experimentar todas as sugestões, pois alguma receita certamente vai “explodir sua mente” [risos].
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Compartilhe o conteúdo nas redes sociais para simplificar a vida de mais gente e até a próxima!