Cupim na churrasqueira: Como fazer assado? Quanto tempo?

Na hora de organizar o churrasco, cada pessoa se encarregou de uma carne, mas alguém trouxe cupim. E agora, cupim na churrasqueira rende um bom assado?

O cupim é uma carne bastante subestimada, pois a grande maioria não enxerga seu potencial. Porém, devemos é ter orgulho desse corte incrível, visto que é uma carne exclusivamente brasileira. Então, agradeça quem trouxe e vamos aprender como assar.

Para isso, separei ótimas dicas que vão te guiar na preparação de uma carne realmente saborosa e super apetitosa. Acompanhe e descubra coisas incríveis!

Como assar cupim na churrasqueira sem complicação?

Apesar de a carne cupim ainda representar um corte deixado de lado nos churrascos, isso tem mudado nos últimos anos. Cada dia mais gente começa a ver suas qualidades reais, como suculência, sabor e maciez.

Quando compramos cupim de qualidade, encontramos uma gordura entremeada fantástica que irriga a carne com sabores incomparáveis. E não só isso, mas a própria delicadeza da consistência é aprimorada e a experiência é inesquecível.

Bom, antes mesmo de começar a assar, é fundamental falar sobre o tempero para cupim na churrasqueira. Isso porque esse é um corte com sabor natural presente, devido à gordura. Logo, eu aconselho a usar sal e pimentas moídas.

A complementação pode ser um molho cremoso, um molho de chimichurri, uma crosta de mostarda, enfim, diferentes “acabamentos”. Com isso em mente, fique com o preparo tradicional do cupim assado. Primeiro, anote os ingredientes:

Ingredientes

  • 1 peça de cupim de 1,5 kg;
  • Sal de parrilla a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo simples

  1. O ponto de partida é cortar pedaços retangulares e uniformes para facilitar na hora de espetar.
  2. Feito isso, espete a carne no centro, colocando cerca de 4 pedaços por espeto.
  3. Para uma estética mais aprimorada, corte as laterais para deixar retinho.
  4. Em seguida, tempere com sal e pimenta de todos os lados.
  5. Esquente o carvão ou a lenha para churrasco até formar brasa incandescente.
  6. Depois disso, coloque os espetos numa distância de 25cm a 30cm e numa caloria entre 4 e 5 segundos.
  7. Por fim, aguarde até o lado em contato com a brasa selar e dourar.
  8. A técnica utilizada é aquela das churrascarias, onde você vai “casquerar” a carne.
  9. Por conseguinte, volte a temperar o lado cortado e alterne os lados até assar totalmente.

Fazendo dessa forma você aproveita o que a carne tem a oferecer de melhor. Eu resolvi trazer essa sugestão porque é o jeito mais rápido de assar, mas dá para fazer de muitas formas.

Por exemplo, se você gosta de assar bifes, que tal fazer bife de cupim direto na grelha? Então, basta escolher o melhor formato para agilizar a degustação da galera e fiscalizar o andamento. Não tem como dar errado, veja tudo no vídeo:

DICA EXCLUSIVA: utilize as aparas e cortes do cupim para fazer um belo hambúrguer!

Durante o modo de preparo, você viu que eu sugeri cortar algumas partes para deixar a carne mais regular, certo? Então, não vá descartar as rebarbas, hein?

Isso porque, se até hoje ninguém te falou, aqui vai: o cupim é uma carne perfeita para fazer hambúrguer. Tem suculência, sabor e a gordura necessária para deixar o lanche úmido de escorrer.

Contudo, caso a peça tenha gordura em excesso, talvez seja interessante eliminar um pouco disso. Depois é só moer com as especiarias preferidas e fazer a noite do lanche gourmet, que tal?

Cupim na churrasqueira quanto tempo é suficiente para deixar apetitoso

cupim na churrasqueira

Provavelmente você deva estar sentindo falta da sugestão de tempo do cupim assado na churrasqueira, né?

Existe um motivo para eu ter “negligenciado” o tempo no preparo, que é a discrepância na eficiência da churrasqueira. Isso porque cada equipamento, carvão, lenha usada e a técnica de churrasquear, mudam absurdamente em cada cenário.

Dessa forma, se eu falar: “não, pode assar por determinado tempo que a carne vai estar pronta”, eu estaria mentindo. Além do mais, o método de preparo influencia muito no tempo total.

Por exemplo, no preparo do espeto de cupim, o tempo médio para selar a carne é de 30 minutos. Ao “casqueirar”, volte o outro lado pelo mesmo tempo. Então, podemos dizer que leva em torno de 1 hora para assar a carne ao ponto, certo?

Quanto tempo para assar cupim na churrasqueira no alumínio?

Em alguns casos, a pessoa quer assar a peça inteira. Talvez porque não tenha tempo de monitorar o espeto ou porque simplesmente prefere assim. Se for o seu caso, prepare-se, pois, o tempo sobe exponencialmente aqui, veja:

  1. Pegue uma peça de cupim de 2,5kg e corte-a ao meio.
  2. Retire a ponta mais fina para não ressecar, visto que o corte é triangular.
  3. Aqui pode ser ideal fazer churrasco na parrilla, para que o assado seja eficiente.
  4. Sendo assim, leve a peça a uma distância de 10 a 15cm em braseiro forte.
  5. A intenção inicial é selar toda a carne para preservar umidade.
  6. Feito isso, abra um pedaço considerável de alumínio e coloque a carne selada no centro.
  7. O pulo do gato é besuntar manteiga amolecida sobre a peça.
  8. Por fim, dê 7 voltas de alumínio e coloque o embrulho a uma distância de 45cm da brasa média.
  9. Nessa etapa, o ingrediente mais importante é a paciência, pois leva cerca de 5 horas para ficar pronto.
  10. Aliás, vire o embrulho a cada 30 minutos para um ponto perfeito.

Para saber se o cupim está pronto, eu aconselho a espetar a carne com um pedaço de arame esterilizado. Desse modo, se atravessar com facilidade, pode desembrulhar e apreciar cada mordida, pois estará maravilhosamente suculento.

Essa dica vai diretamente para quem quer saber como fazer cupim na churrasqueira desmanchando.

Que tal ir ainda mais longe nesse preparo sensacional?

Eu simplesmente poderia parar por aqui, mas por que eu faria isso, quando tenho mais uma carta na manga? Nesse caso, minha última sugestão é um cupim assado na mostarda. E como acompanhamento para cupim, uma farofa de cenoura fácil:

  • 2kg de cupim
  • 1 cabeça de alho cortada
  • 100ml de mostarda
  • ½ xícara (chá) de shoyu
  • ½ xícara (chá) de mel
  • Suco de 2 laranjas
  • Sal grosso a gosto

Esse preparo é tão indescritível e saboroso, que deixarei um vídeo completo para auxiliar você na execução. Inclusive, a própria farofa está no vídeo, então, eu não perderia se fosse você!

Cupim na churrasqueira é a essência da versatilidade que você deve aproveitar!

Eu acho impossível a pessoa ficar indiferente com tanta dica bacana assim. O cupim na churrasqueira é uma carne obrigatória para quem ama churrasco de qualidade, relativamente barato e fácil de fazer.

O que você ainda está fazendo aqui? Corra comprar uma carne de qualidade e prepare o melhor assado para os convidados, amigos e familiares.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, vamos tornar o cupim ainda mais famoso. Por isso, compartilhe nas redes sociais com todo mundo e até a próxima!