Já percebeu que quando a pessoa aprende uma receita, ela só faz aquilo e deixa de se arriscar? É o caso das receitas de rabada de boi, existem muitas, mas que são pouco exploradas.
De uma forma ou de outra, boa parte dos preparos se resume ao cozimento na pressão, pois rabo bovino é um pouco mais firme. Logo, a “árdua tarefa” é ter criatividade suficiente para diferenciar nos ingredientes, temperos e acompanhamentos.
É justamente isso que pretendo mostrar para você, ao menos 5 maneiras de transformar os pratos com essa carne magnífica. Então, não saia daqui, acompanhe a leitura!
5 receitas de rabada de boi que merecem destaque em seu cardápio
Confesso a você que até pouco tempo eu não tinha tanto apreço pela rabada quanto tenho hoje. Isso porque tudo que eu conhecia em termos de carne para cozinhar, era a carne ossobuco, maravilhosa por sinal.
No entanto, o ossobuco passou a ser muito visado, onde as pessoas buscavam a carne Angus e tudo mais. Resultado? O corte encareceu e me obrigou a migrar, mas agradeço até hoje, pois a partir disso eu conheci o rabo bovino.
Afinal, tem custo-benefício, maciez, sabor e uma diversidade incrível de receitas. Ah, quantas vezes já cheguei a lamber o prato depois de bater aquela “montanha” de rabada na panela de pressão. Vamos ver o que você tem a dizer?
1. Receita de rabada com molho de vinho e tomate caseiro
Para os amantes da verdadeira carne de panela, o molho precisa ter aquela consistência e cor inconfundíveis. Pois saiba que dá para fazer com rabada, utilizando ingredientes “mágicos”, como vinho tinto seco e molho de tomate caseiro.
Além disso, você pode colocar salsão, cenoura e cebola, além de abusar nos temperos para rabada. Eu separei uma lista de ingredientes e um vídeo campeão para te ajudar, anote aí:
- 1 kg de rabada de boi (limpa e escaldada);
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- Mix de páprica defumada, chili em pó, cominho em pó e açafrão a gosto;
- Alho e cebola em pó a gosto;
- Azeite ou banha de porco para refogar;
- 1 cebola grande picada;
- 3 tomates grandes picados;
- 2 talos de salsão;
- 4 dentes de alho picados;
- 2 xícaras (chá) de vinho tinto seco;
- Água suficiente para complementar o molho;
- ½ lata de tomate pelado.
Para simplificar sua vida, a receita se resume a temperar a carne, selar na panela e acrescentar os demais ingredientes. Por último, junte os líquidos, tampe e cozinhe por cerca de 40 minutos.
Ah, dá para fazer também na panela de pressão elétrica, mas nesse caso, diminua a quantidade de água. Fique com o vídeo:
2. Preparo ultra suculento de rabada com agrião é imperdível
De todos os preparos com rabo bovino, a receita de rabada com agrião é uma das minhas favoritas. Simples de fazer, nos proporciona um sabor muito diferenciado para acompanhar qualquer refeição.
Eu diria que o maior cuidado está em limpar bem a carne antes, cortando a gordura em excesso e escaldando. Na hora de escaldar, use um pouco de suco de limão ou vinagre, o processo deve levar entre 10 e 15 minutos. Veja o que vamos precisar:
- 1,5kg de rabada de boi
- 10 batatas
- Agrião a gosto
- 2 tomates picados
- 1 pimentão vermelho picado
- 1 cebola picada
- 2 cubos de caldo de carne
- 1 sachê de molho de tomate
- Colorau, açafrão, cominho, ervas finas, páprica e chimichurri a gosto
- 4 dentes de alho picados
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- A primeira coisa a se fazer é temperar a carne e reservar por alguns minutos.
- Enquanto isso, aqueça banha de porco na panela até derreter, adicionando a carne em seguida para selar.
- É muito importante mexer de vez em quando para dourar de todos os lados.
- O tempo médio aqui pode variar bastante, mas algo entre 20 e 25 minutos é suficiente.
- Na sequência, coloque o restante dos temperos, como cebola, tomate, pimentão, extrato de tomate e batatas.
- Feche a panela e cozinhe por 15 a 20 minutos depois que pegar pressão.
- Para finalizar, abra e adicione o agrião.
- Com o fogo desligado, tampe a panela e deixe o vapor cozinhar levemente o agrião por 8 minutos.
A cereja do bolo é o acompanhamento para rabada, que no caso pode ser um arroz à grega simples.
3. Cozinhe a rabada no ponto e faça um delicioso ragu de rabada com polenta frita
Aqui em casa a gente sempre faz ragu de linguiça, você já provou? É uma delícia e supersimples de preparar. Num belo dia eu tinha descongelado a rabada de boi, mas estava sem ideias criativas de receitas. Daí eu pensei: “será que ragu de rabada vira?”.
Bom, nada melhor do que fazer na prática para tirar essa dúvida, e com muita paciência eu fiz. Acho que você já imagina que deu certo, né? Afinal, se eu estou trazendo essa sugestão é porque ficou um espetáculo. De fato, ficou inacreditável.
O preparo todo é muito parecido, pois usamos, rabo bovino, cebola, tomate, pimentão, alho, cenoura e alho-poró. Daquele mesmo jeito, tempere a carne com sal e pimenta e refogue até selar a carne.
Em seguida, reserve a carne e refogue o restante dos ingredientes. Depois disso você pode usar água ou vinho tinto seco para deglaçar a panela, refogue por 1 minuto para evaporar o álcool.
Agora, volte a carne para a panela, adicionando cerca de 1lt de caldo de carne caseiro até quase cobrir. O tempo de cozimento é de 40 minutos, mas é importante a carne soltar do osso ao término.
Por fim, desfie a rabada, coe apenas o caldo do cozimento e transfira para uma panela, cozinhando até apurar.
DICA EXCLUSIVA: essa receita é uma explosão de sabor e combina muito com purê ou nhoque de mandioquinha. Olha essa combinação, né? Mas você ainda pode combinar com o que mais gostar, dê preferência a pratos mais cremosos para harmonizar com o molho do ragu!
4. Gosta de sabores fortes? Essa rabada com cerveja preta é a sua receita!
Eu sempre brigo com os familiares aqui quando eles fazem carne de panela com cerveja preta e não me convidam. E para que você não tenha que passar pela frustração de não receber um convite, que tal aprender a fazer?
As características e estrutura da rabada casam perfeitamente com o sabor forte que a cerveja preta traz. Porém, minha primeira recomendação é usar uma cerveja preta de qualidade superior.
Existem dois estilos que me agradam demais e que podem trazer um sabor agradável ao seu paladar. Nesse sentido, me refiro ao estilo Stout e à cerveja estilo Porter, ambas pretas, saborosas e marcantes.
A Stout tem um sabor mais “seco” e presente, enquanto a Porter é mais suave, daí fica a seu critério. Se por acaso você não souber por onde começar, aproveite um vídeo completinho:
5. Leve a rabada à churrasqueira e surpreenda-se com o resultado
Para muitas pessoas, a rabada passa longe das melhores carnes para churrasco, não é verdade? O pessoal só quer saber de linguiça, costela, contrafilé e picanha.
Entretanto, a rabada na churrasqueira é uma das melhores surpresas que você terá hoje. Dessa forma, o segredo é embrulhar a carne com diversos ingredientes no celofane, numa espécie de bombom, e assar lentamente.
O celofane é aquele plástico para assar que vai diretamente na grelha da churrasqueira. Nesse contexto, você pode colocar cebola, cenoura, alho, tomate, ervas frescas, pimentão, batata em pedacinhos, enfim, tudo que preferir.
Para finalizar, feche bem o embrulho e asse entre 3 horas e meia a 4 horas em fogo brando. Pode até parecer muito tempo, mas o resultado é uma carne excepcionalmente macia, saborosa e que se desfaz no paladar. Você tem que provar!
DICA EXCLUSIVA: uma recomendação que faço questão de ressaltar sempre, é tirar a gordura da rabada. Seja na churrasqueira ou na pressão, é indispensável para um prato mais leve!
Qual das 5 receitas de rabada de boi mais chamou sua atenção?
Eu não sou a melhor pessoa para sugerir apenas uma versão das receitas de rabada de boi. Isso porque realmente adoro essa carne que é barata, subestimada e proporciona receitas especiais, sem exagero algum.
Em vista disso, pegue cada uma das sugestões e experimente uma a cada final de semana. Aposto que vai se surpreender com essa carne para almoço de domingo.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe agora mesmo nas redes sociais. Já imaginou o tanto de gente que vai gostar de aprender tais receitas? Até a próxima!