Receita de rabada com agrião: Aprenda como fazer

A receita de rabada com agrião é ideal para quem quer experimentar um preparo tradicional, mas com uma pegada diferente.

Isso porque o agrião aqui traz uma camada de sabor fenomenal e consegue incrementar uma receita que já parecia perfeita. E o melhor de tudo, é muito fácil de fazer, mas as pessoas insistem que é um prato complexo. Quer se surpreender?

Então, continue a leitura e aproveite cada uma das dicas que separei especialmente para você. Aprenda como fazer a melhor rabada que você já comeu!

Que tal aprender agora como fazer a melhor receita de rabada com agrião?

rabada com agrião

Depois de entender de qual parte do boi é a rabada, só resta compreender que a carne precisa cozinhar intensamente. Pela lógica, a panela de pressão é a melhor saída, de fato, o cozimento em panela tradicional leva muitas horas.

Com isso em mente, saiba que o preparo todo se resume a selar a carne, refogar os ingredientes, cozinhar e pronto. Claro, existem incontáveis detalhes, como a adição do agrião e os cuidados com a carne. Fora isso, é tudo muito prático.

Vamos começar pelos ingredientes, que são meras sugestões e podem ser modificados a seu critério, tudo bem? Porém, o ideal é seguir os passos para que a receita seja executada da melhor maneira possível.

Ingredientes

  • 2 kg de rabada de boi;
  • 4 dentes de alho picados;
  • 2 colheres (sopa) de vinagre;
  • 1 colher (chá) de louro em pó ou 4 folhas;
  • ¾ de maço de agrião;
  • 1 colher (café) de cominho em pó;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • 2 cebolas médias picadas;
  • 1 pimenta dedo-de-moça picada;
  • ½ pimentão verde picado;
  • ½ pimentão vermelho picado;
  • Colorau, açafrão, ervas finas e manjericão a gosto;
  • 1 colher (sopa) de extrato de tomate;
  • Coentro ou cheiro-verde picado a gosto;
  • Água quente suficiente para cobrir a carne.

O segredo da receita está na forma de temperar a rabada. Afinal de contas, é a partir disso que o sabor do molho se forma, dando corpo e identidade ao prato. Portanto, quanto mais especiarias e temperos, melhor fica, né?

1. Veja como diminuir a gordura da rabada

Costumo dizer que a rabada tem um sabor único e difícil de encontrar em outros cortes. Talvez o que mais se aproxime seja o sabor da carne ossobuco, pois ambas possuem características similares. E aqui me refiro ao osso, colágeno e, claro, gordura.

Entretanto, o alto teor de gordura na rabada é algo que precisa ser considerado. Você até consegue reduzir a gordura depois de pronto, mas daí teria que ficar “pescando” o excesso com uma concha. E como sabemos, a praticidade não tem preço.

Nesse sentido, a melhor alternativa é aprender perfeitamente como tirar a gordura da rabada. E vou logo adiantando, tirar apenas o excesso externo não é suficiente, pois o “grosso” da gordura é entremeado. A forma mais eficaz é assim:

  1. Primeiro, lave bem os pedaços de carne em água corrente, eliminando o excedente de viscosidade.
  2. Em seguida, corte as partes mais gordurosas, além dos sebos que geralmente vêm do açougue.
  3. Feito isso, encha uma panela com água, um pouco de sal e suco de limão ou vinagre a gosto.
  4. Por fim, coloque a rabada na panela e escalde por aproximadamente 10 a 15 minutos.
  5. Você consegue ver na superfície da água a gordura que se solta, é uma coisa de louco.
  6. Descarte a água e a rabada estará pronta para ser cozida.

2. Cozinhando rabada na pressão pelo tempo ideal

Bom, agora que a carne “está no papo”, é hora de temperar e continuar com o preparo. Assim sendo, tempere a carne com os temperos naturais escolhidos, como alho, cebola, cominho, sal e pimenta-do-reino, misture bem.

Feito isso, esquente banha de porco ou azeite na panela e coloque a carne, pois o primeiro passo é selar a carne. Nesse momento, relaxe, deixe em fogo médio e vá mexendo aos poucos. Se notar que está pegando no fundo, coloque um pingo de água.

Assim que dourar, acrescente cebola, pimenta dedo-de-moça, tomate, extrato de tomate e pimentões. Dê uma leve refogada de uns 2 minutos e acrescente água quente até quase cobrir. Depois disso, corrija os temperos e tampe a panela.

Quando pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 35 a 40 minutos. Por fim, deixe a pressão sair naturalmente, abra e confira o molho. Daí fica a seu critério, ou seja, se você gosta de molho mais “caldudo” ou encorpado.

Essa é a receita base de rabada na panela de pressão, fácil demais, não é mesmo? Ah, quase esqueci, não deixe de salpicar o coentro ou cheiro-verde, hein?

3. O agrião tem que entrar na receita no momento certo

E se eu te contar que já vi muita gente colocando o agrião para cozinhar junto com a carne, você acredita? Pode parecer loucura, mas isso acontece. Só que logicamente, isso faz o agrião derreter e você não aproveita sua textura. Em vista disso, o jeito certo é:

  1. Lavar e higienizar bem o agrião antes de colocar na panela.
  2. Então, assim que terminar de cozinhar, basta espalhar o agrião sobre a carne.
  3. Sem ligar o fogo, tampe a panela e deixe cerca de 5 minutos.
  4. Apenas o vapor é suficiente para cozinhar as folhas, deixando perfeitamente apetitoso e verdinho.

Olha só que receitinha incrível e fácil de fazer, concorda? No fim das contas, mais parece uma receita de carne de panela, mas com rabo bovino, ideal para qualquer refeição. Não deixe de conferir mais detalhes no vídeo a seguir:

DICA EXCLUSIVA: harmonize a rabada com agrião com uma deliciosa polenta

É impossível fazer uma receita de rabada com agrião e deixar a polenta de fora. Onde alguns chamam de polenta italiana, aqui eu chamo mesmo é de angu, pois é mais lindo e cremoso.

Nessa sugestão eu prezei mesmo pela praticidade, tanto é que usaremos farinha de polenta instantânea, para não ficar horas mexendo.

Ingredientes da polenta ou angu cremoso

1 kg de rabada serve quantas pessoas

  • 300ml de caldo de frango caseiro
  • 100g de polenta instantânea
  • 50g de manteiga gelada
  • 50g de queijo parmesão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

Coloque o caldo de galinha numa panela e esquente. Quando ganhar temperatura, comece a incorporar a farinha de polenta aos poucos e mexendo sem parar com um fuê. É fundamental ser com o fuê para não empelotar.

Assim que começar a ganhar a consistência da sua preferência, adicione a manteiga ainda gelada e torne a misturar. Por fim, coloque parmesão ralado, sal e pimenta e continue até tudo ficar homogêneo, só isso.

SUGESTÃO DE MONTAGEM: coloque o angu no centro do prato, posicionando a carne com molho e agrião por cima. Olha, você deveria cobrar esse prato da sua visita, pois fica chique demais!

A receita de rabada com agrião é muito simples e prática, aproveite!

Agora você já pode esquecer a rabada na churrasqueira, afinal, você aprendeu tudo sobre a receita de rabada com agrião. Preparo descomplicado, ultra saboroso e eclético, é um verdadeiro prato cheio para convidar amigos e familiares.

Juro que já estou até sentindo o cheiro, é por isso que vou correr fazer a minha versão, bom apetite.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a mostrar para mais pessoas como a rabada é fantástica. Para isso, nada melhor do que compartilhar nas redes sociais, até a próxima!