Quer dizer que você ganhou um belo galo já limpo de presente, mas não sabe como amolecer carne de galo para um preparo saboroso e suculento?
Quem nunca preparou galo, tem grandes chances de errar na primeira vez, pois a rigidez da carne é um dos principais obstáculos. E conforme o animal envelhece, mais dura sua carne tende a ficar, o que exige cuidados bem técnicos no preparo.
No entanto, se você não sabe por onde começar, pois nunca cozinhou galo caipira, prepare-se. Afinal, escolhi ótimas dicas e técnicas que vão facilitar para você. Confira!
Como amolecer carne de galo: 4 técnicas que ajudam a deixar a carne uma molinha
Sempre que eu falo em galo, automaticamente já vem na mente a lembrança da receita de galopé, temida por muitos. Isso porque o preparo vai galo caipira e pé de porco, além dos muitos temperos e condimentos.
Contudo, o cozimento perfeito deixa a carne do galo desmanchando e um caldo que lembra muito aquelas receitas de antigamente. Nesse sentido, o primordial ainda é lidar com a carne do galo que, convenhamos, é bem dura mesmo.
Vale ressaltar que não importa a receita escolhida, pois todo preparo tem que ir na panela de pressão. “Ah, mas e se eu cozinhar lentamente na panela normal, como se fosse galinhada, dá certo?”.
Olha, eu não arriscaria porque dependendo da idade do galo, você pode cozinhar por horas e ainda assim ficar firme. Portanto, é melhor apertar os cintos, anotar as dicas e ter a panela de pressão como aliada incondicional!
1. A panela de pressão é sempre a alternativa mais segura
Tudo bem que usar a panela de pressão não é lá uma técnica, por assim dizer. Só que para amolecer carne de galo, a pressão é crucial para agilizar o cozimento perfeito da carne.
Só que não existe um tempo certo, uma vez que tudo depende da idade do galo. Por exemplo, se você cozinhar um galo mais jovem, pode deixar entre 25 e 30 minutos aproximadamente.
Agora, se você ganhou um galo de capoeira, aquele famoso de terreiro, mas já bem velhinho, se prepare. Digo isso porque já vi algumas carnes levarem 50 minutos na pressão, de tão dura que a carne era.
Na dúvida, taque o galo caipira na panela e cozinhe na pressão até ficar desmanchando, uma hora amolece.
DICA EXCLUSIVA: não esqueça de cortar bem o galo depois de lavar e higienizar. Utilize o tamanho do frango a passarinho como base para cortar. Tenha em mente que quanto menor você cortar, mais rápido vai cozinhar e mais macio vai ficar!
2. Combine suco de laranja no preparo
Você está na cozinha, limpou a carne em água corrente, deu aquela escaldada e está no jeito para cozinhar, certo? Inclusive, já separou os ingredientes para temperar o galo caipira, se segure porque aqui vai mais uma dica importante.
Independentemente dos temperos escolhidos, separe ao menos ¾ de xícara (chá) de suco de laranja natural espremido na hora. Vamos a um exemplo prático:
- Primeiro você tempera a carne, colocando os temperos naturais
- Visando dar mais untuosidade e sabor, despeje um belo fio de azeite.
- Misture bem para pegar os sabores em tudo e coloque a gordura para aquecer na panela.
- Quando derreter, coloque a carne para selar, é nesse momento que o suco entra.
- Então, adicione o suco de laranja e dê continuidade à receita, cozinhando até amolecer na pressão.
A “mágica” aqui, é que o cítrico da laranja ajuda a quebrar as proteínas das fibras do galo caipira. Por conseguinte, o cozimento é agilizado e o resultado fica ainda melhor, já que chega a desmanchar no prato.
Entretanto, não vá adicionar apenas o suco de laranja, pois é necessário complementar com água para diluir. Eu particularmente substituo a água por caldo de galinha caseiro, fica um espetáculo de sabor.
Antes que me esqueça, nessa técnica o tempo de cozimento cai para 20 minutos, considerando 2kg de galo, tudo bem?
DICA EXCLUSIVA: adicione também pedaços da laranja sem a casca
Se assim como eu, você adora a combinação de galo e laranja, saiba que dá para ir ainda mais longe. Na verdade, você pode colocar gomos de laranja sem casca para cozinhar junto.
Além de trazer mais sabor, esse pequeno truque intensifica a ação da laranja, trazendo mais maciez!
3. Junte alguma bebida alcoólica na hora de temperar
Vamos supor agora, que você é daquelas pessoas que usufruem das vantagens da marinada para frango.
Nesse contexto, você costuma temperar a carne e reservar por algumas horas, que é para dar um sabor único. Dessa forma, a dica da vez é incluir algum tipo de líquido alcoólico, podendo ser:
- Cerveja clara de qualidade (prefira puro malte)
- Cerveja escura de qualidade (experimente uma boa Stout)
- Uísque também funciona bem
- Cachaça de procedência é incrível e deixará o galo excepcional.
- Vinho tinto ou branco seco.
Acontece que as bebidas alcoólicas possuem enzimas capazes de quebrar as proteínas das fibras, o que reduz a rigidez. “Nossa, mas eu não costumo ingerir bebida alcoólica, e agora?”.
Não há com o que se preocupar, uma vez que o álcool evapora por completo durante o cozimento. O que sobra é um sabor fenomenal, que nada lembra a bebida, mas é a maciez que chama a atenção, experimente sem medo!
4. Faça uma boa marinada que ajuda demais a amolecer as fibras
E por fim chegamos à marinada, que é a técnica mais assertiva para amolecer a carne de galo. Porém, antes que você pense no tempo que a carne precisa marinar, saiba que aqui pode ser “jogo rápido”. Para isso, utilize essa sugestão:
- Galo caipira de 2,5kg
- Alho-poró cortado (apenas a parte branca)
- Dente de alho amassado com casca
- Suco de 3 laranjas
- 400ml de água
- Mix de temperos a gosto (pimenta preta, pimenta branca, açafrão, curry, chimichurri e manjericão)
- Alecrim e tomilho fresco a gosto
- Sal a gosto
- ½ colher (chá) de vinagre
Pronto, coloque o frango inteiro ou os pedaços dentro de um saco plástico ou tupperware e vá adicionando os temperos. Por último, entre com o suco de laranja e a água, reservando por 2 a 3 horas. Depois é só seguir com o preparo na pressão mesmo.
E outra, você sempre pode substituir esses ingredientes pelos melhores temperos para frango cozido que funciona também.
DICA EXCLUSIVA: a estratégia infalível é combinar todas as técnicas para amolecer carne de galo
Deixei essa dica separada simplesmente porque é muito opcional. Digo isso porque se você usar individualmente as sugestões anteriores, é muito provável que terá grandes resultados. Afinal, como amolecer a carne de galo é um processo de etapas.
Em contrapartida, a minha dica exclusiva, e pessoal, é combinar todas ou boa parte das dicas de hoje. Assim sendo, traga o suco de laranja, adicione alguma bebida de qualidade e faça a marinada.
Por conseguinte, sua receita de galo caipira não terá como dar errado. No fim das contas, a carne fica ultra macia e o sabor de arrancar suspiros. Uma última dica, procure cozinhar galos mais jovens, pois têm a carne mais macia e saborosa.
Descobriu como amolecer carne de galo? Agora é só praticar!
Pode falar a verdade, você não achou que fosse tão fácil aprender como amolecer carne de galo, né? Costumo dizer que o preparo é realmente mais trabalhoso do que a galinha caipira.
Entretanto, o sabor e a maciez são incomparáveis, agora é pegar tudo isso e tirar suas próprias conclusões, não é verdade?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Caso você conheça alguém que não sabe nem o que é galo caipira, aproveite e compartilhe o conteúdo, combinado? Até a próxima!