Pensando em fazer uma receita bem diferente, você esbarrou na rabada na panela de pressão, mas não sabe como preparar?
Se na teoria basta colocar qualquer carne na pressão que a receita sai pronta, na prática, a rabada é desafiadora. Não porque exige conhecimentos avançados, mas porque a estrutura desse corte é única. Por conseguinte, seu preparo é mais cauteloso.
Dessa maneira, caso tenha descongelado sua carne, já separe os temperos, porque o método de preparo vem agora. Para isso, acompanhe esse conteúdo bacana!
Quanto tempo leva para cozinhar rabada na panela de pressão?
Você acredita que nessa altura do campeonato as pessoas ainda não sabem qual parte do boi é a rabada? Composta por carne abundante, colágeno e gordura, é muito saborosa e de personalidade forte.
O tempo de preparo é o elemento principal da receita bem-feita, pois é ele quem dita consistência e sabor. Porém, nesse momento as pessoas acham que existe fórmula mágica, ou melhor, um tempo exato para cozinhar rabo bovino.
Entretanto, essa receita não é uma ciência exata, pelo contrário, é imprescindível se atentar primeiramente à carne. Por exemplo, a receita exige um tempo maior dependendo da distribuição de gordura e carne.
Geralmente, 2kg de uma rabada de qualidade levam no mínimo 50 minutos na pressão para ficar bem macia e suculenta. Mas olha para você ver que interessante, só é possível cozinhar em 50 minutos se você a escaldar primeiro.
Sendo assim, apenas temperar, selar a carne e cozinhar, pode implicar num tempo maior. É ou não é de se descabelar para tentar entender?
Como diminuir o tempo de cozimento com sabor e maciez?
Em vista disso, veja um processo simples que favorece receitas mais rápidas, mas ainda mais saborosas:
- Tempero inicial: aqui você tempera com suco de limão e um pouco de sal, apenas para criar a base.
- Escalda da rabada: para 2kg de rabada, escalde em fogo baixo por 20 minutos, isso amolece sua estrutura.
- Selagem na panela: depois de escorrer a água, aqueça azeite na panela e sele todos os pedaços uniformemente. Faça isso aos poucos para não cozinhar a carne no vapor.
- Tempo médio: para 2kg de rabada, conte cerca de 50 minutos. Agora, 1,5kg de rabada deve cozinhar por 40 minutos. Para fazer apenas 1kg, conte cerca de 30 minutos.
“Nossa, agora que eu vi aqui, os pedaços estão bem irregulares no tamanho, o que fazer?”. Bom, cozinhar separadamente é que você não vai, né? Nesse contexto, considere o maior pedaço de rabada.
Afinal, quando ele estiver bem cozido, o restante todo vai estar naquele “esquema” de carne de panela que desmancha.
Rabada na panela de pressão: como fazer a melhor receita com facilidade
O que difere as receitas de carne de panela, é carne e tempero, pois o preparo é o mesmo. Nesse sentido, quem sabe como fazer carne de panela provavelmente terá muita facilidade ao cozinhar rabada.
Diante disso, nossa lista de ingredientes é considerável, mas vai na fé porque o resultado é realmente surpreendente.
Ingredientes
- 2 kg de rabada de boi;
- Suco de 1 limão;
- 1 colher (chá) de sal;
- Azeite suficiente para selar a carne;
- 1 colher (sopa) de azeite para cozinhar os ingredientes;
- 2 cebolas picadas em cubinhos;
- 2 talos de salsão picados;
- Pimenta dedo-de-moça a gosto;
- 3 dentes de alho picados;
- 2 colheres (chá) de cominho (opcional);
- 2 folhas de louro fresco;
- 1 lata de tomate pelado;
- 1 xícara (chá) de vinho tinto seco;
- 2 xícaras (chá) de água fervente;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto para corrigir o tempero.
Modo de preparo
- Tempere a carne com sal e suco de limão, leve para escaldar por 20 minutos.
- Em seguida, escorra a água e aqueça um fio de azeite na panela.
- Agora, sele toda a carne aos poucos, criando uma camada externa que protege a umidade e traz mais sabor. Reserve a carne depois.
- Feito isso, coloque mais azeite e refogue a cebola, o salsão, o alho e a pimenta dedo-de-moça.
- É importante colocar também o sal, o cominho e o louro na refoga.
- O último passo nessa etapa é juntar o vinho, o tomate pelado e a água.
- Assim que o molho ferver, transfira a carne para a panela, corrija os temperos e tampe.
- Por último, quando pegar pressão, abaixe o fogo e conte 50 minutos.
- Aguarde a pressão sair e sirva uma carne fenomenal.
Bem simples fazer rabada na pressão, concorda? Só que essa carne tem um macete que eu ainda não compartilhei com você. Então, primeiro deixarei o vídeo do preparo e, logo após, falaremos sobre esse segredinho que faz muita diferença.
DICA EXCLUSIVA: veja o segredo para um prato leve e saboroso ao mesmo tempo
Sabe por que tanta gente fala mal e chega a desprezar a rabada? Pelo simples fato de ser uma carne com bastante gordura, não tem como esconder isso. Mas costumo usar um exemplo fantástico para contrapor essa afirmação.
A carne cupim também não é um corte gorduroso e mesmo assim o brasileiro come de montão, certo? Pois então, o negócio está em saber fazer, assim como acontece com a rabada.
Em outras palavras, você tem que aprender como tirar a gordura da rabada, esse é o segredo do corte. Quando a gente dá uma boa olhada, vemos que a carne possui grande concentração de gordura que permeia tudo.
E o cozido na pressão acaba realçando esse excesso, deixando a comida pesada e com um aspecto pouco apetitoso. Não tenha receio, pois o processo é bem simples. É só cortar o excesso mais visível e escaldar, isso reduz bastante!
Qual o melhor acompanhamento para rabada cozida na pressão?
Olha, sinceramente o melhor acompanhamento para rabada é aquele que faz seu paladar pular de alegria. Mas tenho duas sugestões que podem agradar bastante. A primeira seria uma combinação de:
- Arroz com alho e açafrão
- Fatias grelhadas de abóbora cabotiá
- Pimenta biquinho
- Uma grande quantidade de agrião bem fresquinha
Pronto, você tem um PF incrível, ultra saboroso, colorido e rico em textura. Aproveite também o restante do cozido para fazer um delicioso molho para carne de panela que complementa a experiência.
Já a segunda sugestão de acompanhamento, é uma canjiquinha bem cremosa, com consistência parecida com a de um bom risoto. Caso você se interesse por essa opção, deixarei um vídeo bem bacana para contribuir visualmente para sua refeição!
A receita de rabada na panela de pressão é a sua mais nova obsessão
Particularmente eu não vejo nenhuma desvantagem em trocar as carnes mais tradicionais, como a carne ossobuco, pela rabada. Isso porque a rabada na panela de pressão é pura versatilidade, sabor e, sobretudo, tem um custo-benefício excepcional.
O quilo normalmente fica na casa dos R$27,00, o que é bem baixo tendo em vista o resultado. Com isso eu me despeço, mas deixo aqui um reforço para que você experimente cada uma das minhas sugestões.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Me ajude a alcançar mais pessoas para que todos conheçam essas dicas e receita. Sendo assim, compartilhe nas redes sociais e até a próxima!