Bisteca bovina na panela de pressão: Aprenda como fazer

Será que a bisteca bovina na panela de pressão é uma receita que pode surpreender o paladar naquele almoço familiar? Que tal descobrirmos juntos?

Uns conhecem por chuleta bovina, outros compram apenas carré bovino, mas no final da história, tudo se resume à bisteca. Isso quando a pessoa conhece apenas bisteca suína, e acaba não aproveitando os sabores e texturas do corte de boi.

Não importa a nomenclatura, pois é a qualidade e os sabores da bisteca de boi na pressão, que estamos buscando hoje. E é justamente isso que mostrarei a você!

Como fazer a melhor bisteca bovina na panela de pressão de forma fácil

bisteca bovina na panela de pressão

O preparo mais tradicional ainda é a bisteca frita na manteiga, pois convenhamos, é mais rápido e basta selar. Contudo, para quem não abre mão de maciez e suculência, a carne cozida na pressão é “outros quinhentos”.

Um diferencial é a presença do osso na bisteca, que dá ao molho um sabor ainda mais marcante e irresistível. Se você sabe fazer ossobuco na panela de pressão, asseguro que o resultado da bisteca é fantástico da mesma maneira.

No entanto, não espere pelo toque persistente do tutano de boi, já que no osso da bisteca não o encontramos. Fora isso, é uma carne mais do que recomendada para cozinhar.

Ingredientes

  • 4 a 6 bistecas bovinas com um dedo de espessura;
  • 3 cebolas grandes cortadas em rodelas médias;
  • Sal de parrilla a gosto;
  • 6 dentes de alho picados;
  • Páprica, orégano, pimenta-do-reino, manjericão, açafrão, chimichurri e ervas finas a gosto.

Modo de preparo detalhado

  1. No fundo da panela, coloque um terço da cebola e do alho.
  2. Em seguida, posicione 2 bifes e os tempere com as especiarias e condimentos escolhidos.
  3. O segredo é intercalar cebola, alho e carne, sempre temperando entre as “camadas”.
  4. O último ingrediente sempre deve ser a cebola, para que quando cozinhe, libere o líquido sobre a carne.
  5. Nessa receita não precisa colocar água, pois a cebola e a carne soltam suficiente para o cozimento perfeito.
  6. Continuando, assim que terminar é só fechar a panela e ligar em fogo médio.
  7. No momento que pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe entre 30 e 35 minutos.
  8. Passado esse tempo, abra e verifique o ponto da carne.
  9. É interessante que o osso não esteja soltando, assim você aproveita uma experiência ainda mais abundante.
  10. Por fim, transfira a carne para uma travessa e aproveite todo o fundo que sobra para espalhar por cima.

Simples assim, você terá uma bisteca de boi na pressão irresistivelmente saborosa e macia. “E eu que gosto de carne de panela com bastante molho e ingredientes extras, posso modificar sua sugestão?”.

Nossa, eu até recomendo, pois sempre procuro trazer uma sugestão mais ampla, de modo que todos consigam fazer com facilidade. Por outro lado, procuro encorajar a todos a buscar combinações únicas.

Por exemplo, carne de panela com cerveja preta é algo fora da curva, principalmente quando usamos carne contrafilé. Veja algumas sugestões logo abaixo!

DICA EXCLUSIVA: como transformar uma receita simples em prato de restaurante?

Como você pôde ver acima, recomendei poucos ingredientes, certo? Porém, na minha humilde opinião, quanto mais “coisa”, melhor a receita fica. Algo simples que causa um grande impacto, é adicionar um bom caldo de carne caseiro.

Dessa maneira, cria-se mais umidade, deixando o preparo com mais suculência. Aliás, separe um pouco de tomate, cenoura, batata, alho-poró, mandioquinha e até mesmo pimentões.

Uma dica bacana é usar ingredientes que tenham amido, como por exemplo, batata e mandioquinha. Isso porque o amido é muito bem-vindo para espessar o caldo do preparo enquanto a carne apura, que tal?

Está sem tomate, mas na despensa tem uma lata de tomate pelado? Então, não perca tempo e coloque para cozinhar. Garanto que o molho formado nessa receita será algo que você nunca experimentou!

Como fazer um molho sensacional para sua receita de bisteca bovina na panela de pressão?

Você terminou de cozinhar a carne, tudo está maravilhoso, super aromático e convidativo à beça. Em contrapartida, na panela sobrou aquele monte de ingrediente implorando para ser usado.

Por sua vez, é uma obrigação extrair um novo molho com esse resquício, concorda comigo? Sendo assim, você precisará de 250ml de vinho tinto seco, um pouco de amido dissolvido em água e manteiga. O processo é simples:

  1. Volte a aquecer a panela para desgrudar levemente.
  2. Em seguida, transfira para uma outra panela menor, a fim de encontrar o ponto mais facilmente.
  3. Feito isso, acrescente a manteiga e misture até derreter.
  4. Depois, entre com o vinho, mexa tudo e abaixe o fogo.
  5. O ponto ideal é quando o molho reduz pela metade e está bem encorpado.
  6. Por fim, despeje ainda quente sobre a carne ou coloque numa molheira para servir à mesa.

Esse é literalmente um prato cheio para os amantes do molho para carne de panela!

Aproveite um delicioso acompanhamento para sua bisteca de boi assada na pressão

A sugestão de acompanhamento para carne de panela de bisteca bovina, é um tabule, ou tabulé como também é conhecido. De origem libanesa, esse prato na verdade é uma salada incrível, refrescante e que fecha a harmonização com a bisteca.

Os ingredientes são bem simples, não precisa ter receio de experimentar, veja:

  • 200g de trigo para quibe (já hidratado)
  • 3 tomates picados
  • 1 cebola picada grosseira
  • 2 pepinos picados
  • 1 maço de salsinha picada
  • 3 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 xícara (chá) de azeite
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • ¼ colher (chá) de noz-moscada
  • Hortelã picada a gosto
  • Lemon pepper e pimenta calabresa a gosto

Embora eu vá deixar um vídeo completo abaixo, saiba que o preparo se resume a misturar todos estes ingredientes. Depois é só refrigerar e servir, todos vão “cair matando” em cima dessa combinação dos deuses.

De quebra, você ainda aprenderá como temperar bisteca de boi para assar, quer mais o quê, fala para mim? Se eu fosse você aproveitaria mais essa rica sugestão de prato saboroso:

Bisteca bovina na panela de pressão é uma das receitas para guardar no coração

Não adianta, quando falamos em carne de panela, a bisteca dificilmente é a primeira opção, pois o intuito é fritar. Além do que, encontramos outras carnes para fazer carne de panela que são consideradas mais apropriadas.

Nesse contexto, posso elencar o acém, peito bovino, lagarto, fraldinha, maminha e, claro, coxão mole ou coxão duro. Porém, peço que dê uma chance à bisteca, pois o corte tem todas as características ideais para um prato inesquecível.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, me ajude a alcançar outras pessoas. Para isso, basta compartilhar com os amigos nas redes sociais, combinado? Tire muito proveito das sugestões e bom apetite, até a próxima!