Apesar de ser muitíssimo saboroso, nem todos sabem como fazer ossobuco na panela de pressão, você já experimentou?
A combinação da carne suculenta, saborosa e com colágeno na medida, é a tradução da verdadeira explosão de sabor. Isso sem contar o osso, que nos entrega uma das melhores receitas de carne de panela desse mundo, sem exageros.
Considerando que o ossobuco é uma carne bastante desconhecida, decidi elaborar este conteúdo com uma receita incrível. Veja como é simples e rápido de fazer!
Receita simples de ossobuco na panela de pressão que conquista paladares
Eu acho que a carne ossobuco é um dos cortes mais injustiçados, pois muita gente tem preconceito, principalmente pela sua origem. Localizado entre a canela e o joelho do boi, as pessoas acham que é uma carne dura e sem valor.
No entanto, é difícil encontrar em outros cortes as qualidades, sabores e texturas que esse corte oferece. E antes que alguém possa dizer que é carne dura, saiba que eu já vi até mesmo churrasco de ossobuco. Você acredita?
Obviamente que aqui faremos na pressão, que é justamente para deixar a carne quase derretendo de tanta maciez. Então, o primeiro passo é anotar os ingredientes e acompanhar um passo a passo feito exclusivamente para facilitar sua vida!
Ingredientes
- 1 kg de ossobuco;
- 2 cebolas grandes picadas;
- 4 dentes de alho picados;
- 1 colher (sopa) de sal;
- 1 colher (chá) de açafrão;
- Páprica picante a gosto;
- Tempero baiano a gosto;
- Água ou caldo de carne caseiro quente suficiente para cobrir.
Modo de preparo detalhado e prático
- Na panela de pressão, aqueça azeite ou manteiga e frite os pedaços de ossobuco individualmente até dourar.
- Essa é a melhor forma de selar a carne para garantir suculência, maciez e aquela crostinha sensacional.
- Em seguida, reserve a carne e refogue a cebola para soltar o fundo da panela.
- Na sequência, acrescente alho e, novamente, frite até dourar.
- Feito isso, volte a carne à panela e junte o restante dos temperos naturais.
- Nessa última parte, coloque água ou caldo de carne até a metade da carne, tampe e aguarde pegar pressão.
- Por último, abaixe o fogo e conte entre 35 e 40 minutos, dependendo do seu fogo.
- O toque de mestre é salpicar um pouco de salsinha fresca e apreciar uma carne ultra saborosa.
Sério mesmo, o resultado é um espetáculo aos olhos e uma perdição no paladar, fica muito gostoso. Entretanto, um segredinho que ninguém compartilha é quanto à membrana que envolve o ossobuco.
Essa membrana fica na borda externa do corte e, se você não der alguns piques, ela prejudica o cozimento. Afinal, enrijece a ponto de não conseguir mastigar direito. Para tanto, pegue uma faca e faça pequenos cortes, apenas isso resolve.
DICA EXCLUSIVA: utilize o molho de tomate pelado para trazer um sabor diferenciado
Sabe aquele tipo de receita que a gente pensa: “ah, não tem como ficar melhor do que isso”? Então, você até pode pensar isso do ossobuco na pressão. Porém, garanto a você que basta um ingrediente aqui e outro condimento ali para transformar o sabor.
Por exemplo, essa receita fica maravilhosa com tomate, mas experimente colocar 1 lata de tomate pelado de boa qualidade. Esse produto tem uma acidez muito agradável, traz um sabor marcante de tomate e ainda ajuda a espessar o molho.
Outro ajuste que eu sempre faço, é trocar parte da água por vinho tinto seco. E como falamos em carne vermelha de muito sabor, nada melhor do que o vinho para realçar suas nuances.
Quem já combinou molho para filé mignon vai se relacionar bastante com a sugestão!
Tem como fazer ossobuco na panela normal? Essa receita prova que é possível e fica incrível!
Sim, e tenho que dizer que o resultado é igualmente fantástico. Na verdade, essa é para quem tem um tempinho sobrando na cozinha. Afinal, a carne acaba cozinhando lentamente por cerca de 1 hora e 40 minutos.
Já que falamos de cozimento em fogo baixo, dá para repaginar bastante a mesma receita. Nesse caso, combine cebola, cenoura e salsão picado, alho picado, alecrim fresco, sal, pimenta-do-reino e 700ml de vinho tinto seco.
Em seguida, despeje tudo isso sobre 600g de ossobuco e reserve por 1 hora para fazer uma marinada breve. Depois, sele a carne na frigideira e refogue o restante da marinada. Por fim, complete com água e cozinhe por 90 minutos em fogo baixo.
Sabe o que acontece de diferente nessa receita? O tutano de boi se solta e incorpora no molho da receita. Como resultado, seu prato fica ainda mais encorpado, com sabor único e extremamente apetitoso. Veja tudo através do vídeo abaixo:
4 coisas que você pode fazer para aperfeiçoar a receita
Até aqui certamente você já aprendeu alguns macetes através de dois preparos maravilhosos. Porém, a mágica do ossobuco é justamente a possibilidade de refinar seus sabores constantemente.
Nesse sentido, escolhi para você algumas pequenas coisinhas que podem criar um impacto gigantesco, dá só uma olhada:
- É fundamental a carne estar bem presa ao osso, indicando máximo frescor.
- Além disso, o próprio tutano deve estar compactado no interior do osso, isso denota qualidade.
- O ossobuco precisa ter cor avermelhada intensa e fibras bem demarcadas, aí você sabe que terá uma receita inigualável.
- Uma dica pessoal é escolher pedaços que tenham ossos menores e mais centralizados, facilitando na hora de selar.
Portanto, são meros detalhes que influenciam bastante na sua receita de chambaril simples e deliciosa!
Gostou de aprender a fazer ossobuco na panela de pressão com facilidade?
Saber fazer ossobuco na panela de pressão não reflete apenas num cardápio variado e apetitoso, mas também na economia. Tenho o hábito de dizer que o ossobuco possui um dos melhores custos-benefícios.
Para se ter ideia, eu já cheguei a pagar R$27,00 no quilo, mas obtive um rendimento inacreditável. Uma última indicação, experimente ossobuco da carne angus, a princípio pode parecer caro, mas o sabor vai surpreender seu paladar.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe o conteúdo com mais pessoas nas redes sociais.