Petisco com calabresa: 4 Melhores opções para fazer

Então você prometeu para os amigos que faria o melhor petisco com calabresa, mas não tem ideia de como começar? Não perca o sono, pois você chegou ao lugar certo.

Talvez nenhum ingrediente ofereça tantas opções de petiscos quanto a calabresa. Se por um lado isso é sensacional, porque favorece versatilidade, por outro, acaba criando ainda mais dúvidas. Afinal, quais as melhores opções, né?

Chegando para te surpreender, trago um conteúdo com 4 dicas maravilhosas. Todas práticas, fáceis e com sabores apetitosos, essa você não perde por esperar!

Estas 4 opções de petisco com calabresa vão explodir seu paladar de sabor

petisco com calabresa

O petisco feito com calabresa é capaz de atender praticamente toda ocasião, talvez menos como petisco do lanche da tarde. Muito porque, esse é um momento que exige comidinhas leves, e a calabresa de leve não tem nada.

Em contrapartida, dá para servir à noite, durante o churrasquinho do fim de semana e no período de descontração pós-serviço. Só que diante da pancada de coisas possíveis, eu sei que fica complicado escolher apenas uma.

Dessa maneira, comece a tirar a pele da calabresa, pois embarcaremos num caminho sem passagem de volta, hein? Afinal, todas as dicas foram testadas repetidas vezes enquanto a cerveja descia no copo da galera!

1. Os beberrões de plantão vão se amarrar na calabresa acebolada na cachaça

A combinação de calabresa acebolada com um toque de cachaça e degustada com uma boa cerveja gelada lhe parece boa? Não só é boa, como muitos consideram um dos melhores petiscos, pois além de gostoso é muito prático.

Ingredientes

  • 4 gomos de calabresa sem pele cortada em fatias transversais
  • 3 cebolas grandes cortadas em rodelas
  • 2 colheres (sopa) de shoyu
  • 1 colher (sopa) de melaço de cana
  • Toque de cachaça a gosto
  • Salsinha picada a gosto

Sem frescura, frite a calabresa num pouquinho de azeite até dourar bem e formar uma crostinha no fundo da frigideira. Em seguida, reserve a calabresa e entre com a cebola, mexendo a todo momento para incorporar os sabores da panela.

Quando a cebola “der de murchar”, coloque shoyu e melaço, pois é essa mistura que dará o caramelizado à receita. Nesse momento, entre novamente com a calabresa e misture.

O pulo do gato é adicionar a cachaça e flambar, mas tome cuidado ao fazer isso. O método mais seguro, é colocar a cachaça e inclinar a frigideira. Assim, o fogo entra em contato bem leve com o líquido.

Automaticamente o álcool começa a evaporar e sobra apenas o gostinho “até doce” da cachaça. Finalize com um toque generoso de salsinha e mande ver nesse petisco incrível, que mais parece petisco de boteco.

2. Quer economizar? Veja esse petisco com 2 ingredientes feito em 3 minutos!

Esse segundo petisco é coisa de louco, pois ao mesmo tempo que é fácil de fazer, dá um resultado surpreendente. Você precisará de massa de pastel pronta e calabresa, a quantidade fica a critério do tamanho da sua fome.

Para fazer esse petisco supercomplicado, basta cortar a calabresa ao meio no sentido do comprimento. Depois disso, enrole a massa de pastel até cobrir e corte em pedaços com meio dedo de espessura.

Para finalizar, frite em óleo bem quente até dourar a massa e dar uma cor apetitosa à calabresa. O interessante dessa sugestão, no entanto, é que você pode colocar queijo no meio ou mesmo pedaços de salame.

Além do mais, crie diferentes versões de molho para petisco, assim, os convidados podem chuchar o petisco, bacana né? Garanto a você que é simplesmente um dos melhores petiscos com massa de pastel.

3. Se tiver calabresa ralada sobrando aí, faça este petisco salgado!

Você já reparou que muita gente só considera petisco se o preparo for frito, em formato de bolinho e com massa? Tenho comigo que as melhores opções são aquelas consideradas tira gosto de pobre, porque todo mundo consegue fazer e aproveitar.

Sendo assim, essa sugestão é muito incrível justamente porque utiliza ingredientes simples, mas o petisco em si, fica muito diferenciado.

Ingredientes

  • 250g de calabresa ralada bem fina
  • 1 cebola pequena picada
  • 2 dentes de alho triturados
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • 1 ovo inteiro
  • Aproximadamente 1 xícara (chá) de farinha Panko ou pão triturado
  • Sal, pimenta-do-reino, páprica picante e chimichurri com pimenta a gosto

O preparo é muito simples, é só colocar todos os ingredientes numa tigela, deixando a farinha por último. Isso porque é essencial adicionar farinha aos poucos, pois precisamos apenas de uma quantidade que dê firmeza à mistura.

Com isso, misture bem, faça bolinhas ou formato de croquete e vamos empanar. Você precisará de ovo batido e temperado e farinha Panko, passando primeiro no ovo e depois na farinha. Frite em óleo quente até dourar.

Quer incrementar a degustação? Então prepare um molho de mostarda para carne ultrarrápido. Tão logo, misture 200g de maionese, 100g de mostarda, páprica defumada a gosto, alho em pó e 50ml de mel. Pronto, misture até ficar cremoso!

4. Bolinho frito de carne seca com calabresa é o petisco perfeito

E por fim, chegamos à nossa última sugestão, mas essa é de arrebentar a boca do balão. Estou falando de um bolinho frito, até aqui “zero pessoas surpresas”, né? Mas o segredo do sucesso aqui é a mistura com carne seca.

Quem não gosta dessa combinação, certamente não é uma pessoa boa “petiscadora”, pois é quase obrigatória. Vale dizer antes de mais nada, que a receita é grande e leva inúmeros ingredientes. Porém, rende um absurdo e fica irresistível.

Ingredientes

  • 250g de maniçoba pronta (opcional)
  • 1 xícara (chá) de farinha de mandioca fina
  • ½ xícara (chá) de água
  • 100g de carne seca desfiada e dessalgada
  • 1 gomo de calabresa defumada
  • 350g de farinha de rosca
  • 200g de farinha de trigo
  • ½ cebola picada
  • 3 dentes de alho picados
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 1 punhado de coentro a gosto
  • 3 ovos
  • 1 punhado de cheiro-verde a gosto
  • Óleo para fritar por imersão
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto

O único ingrediente opcional é a maniçoba. Esse é um preparo típico do Pará, feito com folhas de mandioca triturada, carne de porco, carne processada e temperos fenomenais. Caso decida usar, utilize apenas o caldo, deixando as carnes de fora.

Quanto ao preparo, por ter muitos ingredientes, aconselho você a conferir o vídeo na íntegra. A partir daí fica muito mais fácil se orientar na criação desse petisco com calabresa inigualável!

Petisco com calabresa é um clássico que agora você entende bem

Eu prefiro muito mais apresentar 4 opções de petisco com calabresa de forma aprofundada, do que trazer inúmeras sugestões superficiais. Por exemplo, se você analisar as ideias do conteúdo de hoje, verá que tem um preparo para cada ocasião.

Vai organizar um churrasco com os amigos? Então, que tal a versão de bolinho frito? Ou quem sabe vão se reunir depois do trabalho numa sexta à noite? Dessa forma, a última opção com maniçoba é tiro e queda, compreende? Agora é com você aproveitar!

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite essa oportunidade para compartilhar com todo mundo. Afinal de contas, calabresa é um ingrediente muito versátil e relativamente barato para qualquer ocasião, concorda? Até a próxima!