Poucas pessoas realmente sabem da existência do ojo de bife, mas quem ouviu falar, certamente quer muito saber a respeito.
Não é para menos, pois falamos de um corte muito nobre, considerado um dos melhores pelos argentinos e também uruguaios. Somente com essas informações dá para começar a entender do que estamos falando, você já pegou as referências?
Caso precise de mais informações, saiba que no conteúdo de hoje você descobrirá tudo sobre essa carne fantástica. Veja dicas, curiosidades e, claro, a receita!
Ojo de bife: o que é e por que tem ganhado fama na churrasqueira brasileira?
Do jeito que as coisas andam, logo mais precisaremos criar um dicionário do churrasco, pois surgem novas carnes diariamente. Porém, a verdade é que já conhecemos determinados cortes, mas com outros nomes, esse é o caso do ojo de bife.
Por acaso você conhece o bife ancho, sabe aquela carne sensacional e suculenta das melhores steakhouses? Então, saiba que o ojo de bife é o miolo do ancho, ou seja, a parte mais central.
Se nós pegarmos a peça inteira da carne contrafilé, o ancho está localizado na parte dianteira. De forma ainda mais específica, esse corte se estende da 6ª a 11ª costela. No entanto, ambos os cortes são retirados sem os ossos.
Olha que interessante, vamos supor que você decida ser uma pessoa “diferentona” e queira o miolo com osso. Sabe o que ele viraria automaticamente? Um delicioso e inconfundível prime rib, esse você já ouviu falar, não é mesmo?
Os cortes extraídos do contrafilé, especialmente o filé da costela que é de onde sai o ojo, mudam demais. O prime rib, por exemplo, é praticamente o mesmo corte do miolo, mas acompanha parte do osso, por isso muda tudo.
“Tudo bem, mas como é a estrutura desse corte? Como eu posso reconhecer com facilidade essa carne que parece ser tão incrível?”. Abaixo eu reuni as principais qualidades e características, inclusive, de maneira visual, aposto que vai ajudar!
Quais as características do bife de olho?
Para entender visualmente, basta lembrar do formato do bife ancho. Isso porque a diferença real entre ancho e ojo é uma pequena porção de carne que recobre a peça. Por conseguinte, basta retirar para termos o bife perfeito.
Quanto às suas características, eu não poderia ter melhores notícias, pois as qualidades superiores realmente costumam pegar todos pelo paladar. Dá só uma conferida e me diz se não é a carne vermelha mais fenomenal que alguém pode comer:
- O sabor marcante é uma das principais qualidades.
- Isso se deve à combinação de maciez e gordura entremeada sensacional.
- Inclusive, em alguns animais de qualidade encontramos uma camada de gordura que torna tudo mais saboroso.
- No preparo certo, podemos apreciar uma carne verdadeiramente tenra e suculenta.
- Sem contar o marmoreio de algumas carnes, principalmente da carne angus, é de comer com os olhos.
Portanto, essa é uma carne que todo mundo tem o dever de experimentar, nem que seja ao menos uma vez. No entanto, é bom não espalhar por aí que está degustando essa carne.
Muito porque alguns churrasqueiros que se intitulam “profissionais”, têm ressalvas e podem falar na sua cabeça. Veja a seguir sobre o que estou falando.
DICA CURIOSA: para apreciar o ojo de bife, deixamos de fora uma das carnes mais macias
Essa é uma verdadeira pérola que você não encontra em outro lugar, só aqui mesmo para ver curiosidades como essa. Como mencionei, para fazer o ojo de bife, precisamos tirar uma pequena parte que recobre o miolo do ancho, certo?
Acontece que essa pequena parte recebe diferentes nomes, como:
- Ceja
- Ribeye cap (capa do bife de olho)
- Capa do ancho
O que parece simples detalhe, se transforma rapidamente numa tempestade em copo d’água. Afinal, muitos consideram um pecado retirar a capa do ancho para degustar o corte, uma vez que seria um pecado.
De certa forma, eu concordo que a capa do ancho é uma das melhores carnes de todo o boi, sem exageros. Todavia, nada nos impede de comer um bom bife.
E outra, dá para comprar bons bifes de ancho, retirar a capa e preparar ambos separadamente, por que não, né? Toda vez que eu trago um conteúdo diferente, procuro embasar o que eu digo em um vídeo completo.
E dessa vez você está com sorte, pois achei um vídeo que mostra desde a desossa até o preparo. Recomendo fortemente que confira as particularidades dessa carne que, embora consumida muito na Argentina, ainda ganha fama no Brasil:
Como fazer o melhor ojo de bife em sua churrasqueira?
Uma das maiores vantagens do miolo é a versatilidade na hora de preparar. Digo isso porque dá para fazer como você preferir, seja em peça, bifes altos, tiras, enfim, a escolha é sua. Particularmente, tenho dois preparos que moram no coração:
- Churrasco na grelha: aqui eu costumo tirar steaks altos com 2 a 3 dedos. Em seguida, tempero apenas com sal triturado e asso rapidamente para selar, fica um pecado de tão bom.
- Assado em peça: aqui eu faço a peça temperada apenas com sal triturado e pimenta-do-reino. E o bom é que dá para fazer diretamente na churrasqueira simples, a uma altura de 45cm da brasa.
Contudo, a minha recomendação pessoal para você é: faça bifes selados rapidamente. Obviamente será necessário aprender como selar a carne, mas o resultado de tanto aprendizado é uma das carne mais suculentas.
Outra forma de preparar que é um clássico, é fazer o famoso churrasco na parrilla. Por conseguinte, use bifes altos, fogo controlado e desfrute de tudo que os hermanos estão acostumados no churrasco!
DICA EXCLUSIVA: experimente o bife de olho recheado que é sucesso
E para fechar nosso conteúdo de hoje com a expectativa lá nas alturas, deixo uma sugestão exclusiva de preparo. Ao invés de recorrer aos assados tradicionais, que tal “enfiar o pé no balde” com um miolo de ancho recheado?
Como recheio você pode usar muçarela, tomate cereja, bacon, cenoura e tantas outras coisas. O segredo está na utilização do sal de parrilla e na hora de amarrar para não vazar o recheio. Para te ajudar na preparação, tenho exatamente o que precisa:
Depois que provar você nunca mais esquecerá o ojo de bife
Tenho que admitir que encontrar ojo de bife nos supermercados e açougues não é tarefa simples. Por conta disso, é mais fácil ir em busca do bife ancho, aí sim você compra e faz o seu próprio corte.
Dito isso, conta para mim, o que você achou de conhecer mais essa carne fantástica? Quando o assunto são os cortes do contrafilé, a boca chega a comichar de vontade de experimentar todos.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, como falamos de um corte pouco conhecido, não deixe de compartilhar.