É difícil alguém não conhecer a qualidade do mignon, mas será que filé mignon na churrasqueira é uma boa escolha?
Por mais qualidade que alguns cortes tenham, isso não os qualifica automaticamente para a churrasqueira, é preciso considerar algumas coisas. A principal delas é quanto à umidade e gordura da carne, o que é relativo numa peça de filé mignon.
Com isso em mente, leia o conteúdo e descubra se vale a pena ou não comprar aquela majestosa peça de mignon. As dicas de hoje estão surpreendentes, confira!
Será que é uma boa fazer filé mignon na churrasqueira? O que você precisa saber!
Normalmente os churrasqueiros preferem outros cortes, não porque o filé mignon é ruim, isso é impossível. Porém, você há de concordar comigo que é uma carne magra, né? E o que acontece ao assar carne com pouca gordura na churrasqueira?
Então, há grandes possibilidades de o corte ressecar e ficar ligeiramente sem muito sabor. “Nossa, mas isso pode acontecer com o filé mignon, mesmo ele sendo nobre como é?”. Infelizmente sim, mas isso não quer dizer que fique ruim no churrasco.
Em poucas palavras, o filé fica espetacular no churrasco, mas é preciso saber fazer. Costumo dizer que quem reclama, provavelmente não perdeu dois segundos considerando as qualidades e técnica de assar. Diferentemente de você, que aqui está.
Vamos sair um pouco da teoria e falar abertamente. O mignon é magro, como já apontei, e isso influencia em dois aspectos da carne assada:
- Ressecamento fácil, fazendo o corte perder sua qualidade natural.
- Diminuição do sabor, já que a gordura que deixa a carne mais saborosa é escassa aqui.
Nesse sentido, se você conseguir driblar esses obstáculos, saiba que terá uma das carnes assadas mais incríveis.
Quais as características do filé mignon e qual o preparo ideal?
O mignon bovino é tão bom e tem qualidades tão surpreendentes, que atualmente o quilo parte de R$82,00. Entretanto, dias atrás estava num supermercado numa cidade vizinha, quando me deparei com o filé mignon da carne angus.
Pessoa antenada que sou, logo corri pegar aquela peça para dar uma olhada de perto. Eis que para minha surpresa, e tristeza do bolso, a peça custava nada mais nada menos, do que incríveis R$162,00.
Não estou brincando, pelo contrário, gostaria muito que fosse mentira, mas essa é a nossa realidade. No entanto, penso que tudo isso tem uma boa justificativa, visto que o mignon citado acima tem características, como:
- Maciez extrema, a partir de fibras longas e delicadas.
- Sabor muito suave, mas facilmente realçado pelo tempero certo.
- Pouquíssima gordura, o tornando ideal até como carne para crianças.
- Super apetitoso, pois guarda uma suculência inacreditável.
- Versatilidade que o estende como uma das melhores carnes para churrasco.
Como tudo nessa vida, o corte realmente não agrada todo mundo no churrasco. Ainda mais quando o churrasqueiro e os convidados adoram uma boa carne para churrasco com gordura, como a costela.
Como fazer filé mignon assado na churrasqueira: 3 formas de preparar o rei da maciez
Agora que você conhece um pouco mais sobre o filé bovino, é hora de saber como a mágica é feita na prática. Começando por um ponto controverso, o filé não é indicado para churrasco se você gosta de carne bem passada.
Infelizmente, assar além do ponto rosado é o mesmo que matar o restinho da gordura, e o ressecamento logo chega. Desse modo, é necessário assar ao ponto ou ponto menos, para preservar sabor e umidade.
Outra questão imprescindível é como aumentar sua gordura. Nesse contexto, podemos trazer novas fontes de gordura, como manteiga, azeite e até mesmo outras carnes, como o bacon. Então, fique com três preparos espetaculares, anote tudo!
1. Assado tradicional de filé mignon na churrasqueira
Abrindo as sugestões, temos uma deliciosa peça de filé mignon assada inteira na grelha. Chame de churrasco na grelha ou assado rápido, tudo se resume a temperar e assar lentamente no andar superior:
- Peça de filé mignon de 1,2kg;
- Sal triturado e pimenta-do-reino a gosto;
- Mix de manteiga, alho em pasta, chimichurri, ervas finas e manjericão a gosto.
Modo de preparo
- Em braseiro médio, coloque a peça na grelha a uma distância de 40cm a 45cm da brasa.
- O segredo é deixar até dourar, o que deve levar cerca de 10 a 12 minutos aproximadamente.
- Em seguida, vire a carne e deixe mais alguns minutos, se for necessário, vire também para selar as laterais.
- Por último, você escolhe se passa mais manteiga para “renovar” a umidade ou se serve assim mesmo.
Provavelmente sua carne estará perfeitamente ao ponto, que é rosada por dentro e bem dourada por fora. Sabe o que ainda cabe aqui? Um bom molho de mostarda para carne, que tal?
2. Experimente o filé mignon defumado que é uma explosão de sabores
Já que estamos falando numa carne superexclusiva, que tal apelar para um preparo igualmente diferenciado? Estou falando do filé mignon defumado, que pode ser feito no bafo ou no equipamento próprio de defumação.
Hoje em dia encontramos diferentes versões no mercado, inclusive, versões portáteis que são uma mão na roda. Voltando à sugestão, faremos uma peça inteira, vale ressaltar que você precisa cortar as pontas e a cabeça do mignon.
Quanto ao tempero do filé mignon, faremos uma versão seca que é justamente para grudar na peça ao defumar, anote:
- 2 colheres (sopa) de pimenta-do-reino moída grossa
- 2 colheres (sopa) de sal de parrilla
- 1 colher (sopa) de louro em pó
- 2 colheres (chá) de alecrim
- 2 colheres (sopa) de alho em flocos
- Cominho a gosto
O objetivo é misturar estes temperos naturais para carne e esfregar na carne. Depois disso, enrole barbante ao longo de toda a peça. Como consequência, isso faz com que os líquidos percorram a carne, deixando-a suculenta.
Por último, asse no defumador por 45 minutos entre 115° e 120° minutos. Finalize na frigideira com um pouco de manteiga até terminar de dourar!
3. Filé mignon com bacon trançado no churrasco é uma novidade incrível
Nossa última receita de hoje, é um filé mignon trançado com bacon, é ruim ou quer mais? Para quem está habituado a comer cordão de filé mignon, certamente vai ampliar o alcance de receita à churrasqueira.
Você vai precisar de uma das pontas do mignon, já sem a cabeça e totalmente limpo. Além disso, compre fatias ou tiras bem suculentas de bacon, sal triturado e pimenta-do-reino.
Para tornar esse assado ainda mais mágico, disponibilizo um vídeo completo que vai do corte ao preparo. Veja certinho como fazer a trança e se deliciar com algo realmente incomum naquele churrascão.
O bacana é que o bacon traz gordura e sabor ao mignon que, combinado com a suculência, fica um espetáculo.
Filé mignon na churrasqueira é para quem preza pela maciez e suculência
Se depois de descobrir tanta coisa sobre o filé mignon na churrasqueira, você não tomar uma atitude, algo está errado. Sabendo preparar como mostrei no conteúdo, você servirá uma carne inigualável em sua churrasqueada.
O truque de mestre para dominar essa carne, é combinar bons molhos e fontes de gordura que agreguem sabor. Seja um molho de queijo, uma manteiga temperada ou como você aprendeu, fatias generosas de bacon, é tudo simples demais.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se possível, compartilhe com os amigos, principalmente com aqueles que nem sabem o que é um tornedor de mignon. Até a próxima!