Quer dizer que você está querendo descobrir o segredo para o lombo não ficar seco? Quem sabe não compartilha, mas você está em um dia de sorte!
No momento de fazer lombo, seja assado ou frito, é sempre um “Deus nos acuda”, pelo menos aqui em casa. Você fica de olho durante todo o preparo, mas basta uma cochilada para a carne ressecar e ficar dura. É terrível quando isso acontece, né?
Então, fiz questão de montar um conteúdo bem exclusivo, onde você verá os principais pontos de atenção. Fique por aqui e confira, está extraordinário!
Qual o segredo para o lombo não ficar seco?
A primeira coisa que eu posso garantir a você, é que o segredo vai muito além de um único elemento. Por exemplo, já ouvi que o segredo está no tempero, no tamanho da peça e no tipo de forno. De fato, tudo isso influencia demais no resultado.
Entretanto, nosso conteúdo é focado no verdadeiro segredo, naquela única ação que faz toda a diferença, certo? Sendo assim, afirmo categoricamente que uma das coisas que mais impacta na umidade da carne é a temperatura do preparo.
Sendo assim, você pode investir na marinada para carne de porco, ter atenção à umidade do tempero e tudo mais. Mas basta assar ou fritar errado, que tudo isso vai por água abaixo, e aqui me refiro às altas temperaturas.
Eu até entendo que em determinadas situações, como o lombo de Natal, por exemplo, a ansiedade pode acabar atrapalhando. Só que o lombo suíno é uma carne que precisa de um preparo bem lento e cuidadoso.
Dentre os cortes de porco, o lombo é o mais magro, principalmente quanto à gordura entremeada, que basicamente não existe. Aliado a isso, normalmente encontramos lombos magros que não oferecem nem mesmo a gordura externa.
Veja se você se relaciona com essa situação!
Vamos assumir que você tenha comprado uma peça dessa magra, certo? Por sua vez, você tempera bem, coloca inúmeras especiarias, condimentos fantásticos e aquele toque de vinho branco.
No entanto, a refeição se aproxima e você ainda nem começou a preparar. Automaticamente você pensa: “quer saber, vou fazer em fogo alto para andar logo”. Como resultado, você assa o lombo em 35 minutos e acha que está perfeito, só que não.
Quando na verdade, a carne ficou seca, com as fibras ressecadas e quase nada de suculência. Acontece que no preparo agilizado, a alta temperatura desidrata o corte, ou seja, toda a umidade interna desaparece.
Provavelmente aqui você já está se perguntando se deveria ter comprado pernil ao invés do lombo. Calma, tenha fé no lombo suíno, pois a seguir você verá tudo que precisa se atentar em suas receitas!
Quer fazer o lombo suíno mais suculento? Veja 3 ações que garantem uma carne perfeita!
Depois do pernil, o lombo de porco no forno é uma das receitas mais consumidas com essa carne fenomenal. Mas isso é ainda mais sensacional hoje em dia, pois encontramos produtos praticamente prontos, faltando apenas assar.
Por outro lado, nada substitui o frescor e as características naturais tão importantes para um assado diferenciado. Nesse contexto, nosso passo a passo a seguir considera uma peça fresca de lombo de porco, combinado?
1. Como escolher a melhor peça de lombo para assar?
O brasileiro é muito criativo e atencioso nas receitas, mas infelizmente, ele acaba pecando pelo exagero. Tudo tem que ser monumental, por exemplo, vai fazer um pernil na churrasqueira, a peça tem que pesar 5kg.
E o mesmo acontece com o lombo, só que isso não contribui muito para uma carne suculenta. Pensa comigo, se o corte é mais alto e pesado, obviamente ele precisará de mais tempo no forno, não é mesmo?
Contudo, para assar o interior da carne é necessário um tempo elevado de forno, o que resseca completamente o exterior. Só que nada garante que dentro ficará úmido e suculento. Por isso, veja as qualidades do corte ideal de lombo:
- O peso ideal para assar uma carne macia é de 1,2kg a 1,5kg no máximo.
- Dê preferência às peças com maior teor de gordura, mesmo que vá tirar depois de pronto.
- A gordura transfere umidade na medida que favorece a suculência que tanto procura.
- O frescor da carne é essencial, pois é onde conseguimos máxima qualidade, tanto no sabor quanto na textura.
Somente a partir destas características você já aumenta suas chances de fazer um assado extraordinário!
2. Prepare essa marinada rápida para levar mais umidade à carne
Lembra que eu mencionei lá atrás a bendita marinada? Então, a melhor forma de temperar lombo de porco ainda é a famosa marinada. A combinação de elementos ácidos, cítricos e aromáticos, assegura a maciez desejada por todos.
Ingredientes da marinada
- 10 dentes de alho inteiros sem casca
- 1,5lt de água
- 5 pimentas dedo-de-moça (sem semente)
- 3 folhas de louro
- 4 ramos de alecrim fresco
- 100ml de vinagre balsâmico
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Salsinha picada a gosto
A ideia é fazer pequenos furos na carne e colocar alho dentro. Em seguida, coloque a carne numa tigela grande ou num saco plástico próprio. Daí é só despejar e acrescentar o restante dos ingredientes, deixando marinar no mínimo 2 horas.
O ideal mesmo é reservar pelo menos 12 horas. Esse é o tempo que a solução leva para salgar e dar gosto à carne. Outra mudança bacana é trocar parte da água por vinho branco, fica maravilhoso da mesma maneira!
3. A paciência é o ingrediente indispensável na sua receita!
E chegamos à parte que mais impacta no lombo suculento, que é o momento de assar. O jeito certo de assar é em temperatura baixa, seja na churrasqueira ou no forno.
É preferível assar em 170° por mais tempo, do que a 200° por 1 hora. Conforme a carne ganha temperatura gradual, mais uniforme fica o cozimento.
Como resultado, todo o líquido natural, bem como aquele proporcionado pela marinada, é preservado. Tem uma coisa que eu sempre deixo para o momento do preparo, lá vem a dica suprema. Sabe aquele toque final que faz tudo dar certo?
Então, eu não diria que é um segredo. Mas sim uma técnica avançada que vai blindar sua carne contra a perda de líquidos. Se você pensou em como selar a carne, saiba que isso é responsável por 80% de toda a suculência da carne.
Vale ressaltar que serve para todas as carnes. Veja um exemplo prático e muito certeiro:
- Primeiramente, tempere a carne com sal, pimenta-do-reino, azeite e alecrim fresco picado, reserve 45 minutos na geladeira.
- Em uma frigideira, esquente azeite e coloque a peça de lombo.
- Agora é fundamental ficar de olho para não cozinhar, pois queremos apenas selar o exterior.
- Logo, vire a carne de tempos em tempos até formar uma crosta.
- Por fim, disponha numa assadeira com legumes, tomates, molho para carne e asse por 50 minutos a 1 hora.
- A temperatura média é de 170°.
- Para certificar que está bem cozida por dentro, faça um furo na lateral, o líquido tem que escorrer transparente.
DICA EXTRA: evite cortar imediatamente depois de assar o lombo
E a cereja do bolo para garantir que todo esforço e atenção até aqui valeu a pena, o último segredo. Já aconteceu de você assar carne ao ponto, mas ao cortar, o líquido se espalhou pela tábua?
Você sabia que esse líquido é a suculência da carne que acaba de ser perdida? Em outras palavras, quando terminar de assar, transfira a carne para tábua ou travessa e aguarde cerca de 5 minutos.
Essa pequena ação garante um resultado estrondoso, já que os líquidos retornam para o centro da carne. É justamente por isso que muita gente faz lombo de porco fatiado, ou seja, para não perder a maciez!
Você não aprendeu apenas o segredo para o lombo não ficar seco, mas sim o caminho para a felicidade!
Conseguiu compreender como não é apenas uma coisinha aqui e ali, mas sim uma combinação de técnicas, ações e cuidados? Esse é o verdadeiro segredo para o lombo não ficar seco.
Além do que, isso se aplica a praticamente todo preparo, basta ajustar e replicar em cada nova receita. Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite e compartilhe-as no feed das redes sociais dos amigos. Até a próxima!