Você já conhecia a receita de lombo de porco empanado? Ou melhor ainda, já experimentou esse prato super diferente e com um sabor marcante?
Confesso a você que não estava colocando muita fé nesse preparo, mas quando finalmente fiz, que explosão de sabor surpreendente. Acho muito válido a gente aprender esse tipo de receita, pois pode ser grande curinga na cozinha.
Então, elaborei um passo a passo com muitas dicas úteis para você acertar de primeira no lombo empanado delicioso. Você não vai perder essa oportunidade, né?
Receita super diferente de lombo de porco empanado para experimentar
À primeira vista, o lombo empanado pode parecer uma simples versão do empanado de frango abrasileirado, certo? Errado, embora seja muito consumido aqui, o porco empanado é um preparo tradicional do Japão, sabia dessa?
Falando mais especificamente, é um dos pratos mais populares no Japão, por lá você encontra com o nome de “Tonkatsu”. Olha que superinteressante discutir isso à mesa enquanto aprecia uma carne de porco suculenta e bem crocante, né?
Por mais que seja simples, separei a receita por etapas, pois acho que fica melhor para absorver os pormenores!
1. Como temperar lombo para empanar perfeitamente?
Ao contrário do que muitos pensam, o porco tem um sabor naturalmente suave e delicado. Na prática, quer dizer que todo tempero adicionado tem grandes chances de se ressaltar no paladar. Por isso, devagar na hora de temperar lombo de porco, está bem?
E outra, na receita empanada você sempre pode fortalecer os temperos ao incluir condimentos na farinha e no ovo. Com isso, a carne fica saborosa e bem temperada, bem como a casquinha crocante que traz mais nuances.
Para efeito prático, vamos utilizar os seguintes ingredientes como tempero:
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Alho em pasta ou triturado a gosto
- Leve toque de lemon pepper (cuidado porque tem sal)
- Toque de açafrão para destacar as especiarias
- Azeite para umedecer e fixar melhor os sabores
Nesse caso, você vai passar o alho e espalhar o restante dos temperos, dando aquela massageada para pegar bem os sabores. O segredo dessa etapa é reservar os bifes por pelo menos 30 minutos. Porém, se tiver uma horinha sobrando, melhor ainda.
“Eu já fiz uma marinada para carne de porco com meu lombo, será que posso usar assim mesmo?”. Sem dúvidas, na verdade eu sempre recomendo a marinada, mas como o pessoal costuma fugir dessa técnica, acabo desistindo. Então, se der, faça sim.
DICA EXTRA: depois que temperar, faça furos no lombo com um garfo, isso aumenta a absorção dos temperos. Aliás, se o lombo estiver gordinho, dê pequenos piques na emenda da gordura, isso evita o bife de envergar na fritura!
2. Como empanar lombo de porco para formar uma crosta incrível?
Até aqui você pegou apetitosas fatias de lombo e as deixou marinando no tempero, correto? Logo, o corte de porco macio está no jeito para ser empanado, e é justamente isso que faremos agora.
O método de empanamento é tradicional, ou seja, passe na farinha de trigo, no ovo e na farinha de rosca. Porém, a dica de ouro deste conteúdo é substituir a farinha de rosca pela farinha Panko, que tem espessura perfeita.
Em contrapartida, se for difícil encontrar essa farinha em sua cidade, você pode usar pão amanhecido. Para isso, corte em fatias e leve ao forno por 6 minutos até secar. Depois é só bater no liquidificador no modo pulsar até reduzir, pronto, farinha criada.
Ingredientes para empanar
- Farinha de trigo tradicional suficiente para os bifes
- 2 a 3 ovos batidos (essa quantidade empana cerca de 3 bifes médios)
- Farinha Panko ou pão francês triturado suficiente para empanar
Método assertivo de empanamento
- Primeiro de tudo, tempere as farinhas com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Faça o mesmo com o ovo batido.
- Em seguida, passe o lombo na farinha de trigo até pegar em toda a superfície.
- O primeiro truque é bater levemente no bife para retirar o excesso de farinha.
- Na sequência, passe no ovo até cobrir com uma boa camada.
- Logo depois é só passar na farinha Panko, jogando mais farinha sobre a carne.
- O segundo truque é pressionar a Panko na carne para fixar bem, formando assim, uma casquinha uniforme.
- Após repetir esse processo com toda a carne, reserve por 30 minutos.
Esse tempo é ideal para que a carne consiga aderir melhor ao empanamento, visto que a farinha puxa mais ovo. Se você sabe como empanar frango, o procedimento é o mesmo, fazendo como mostrei, a casquinha não solta da carne.
3. Como fritar lombo suíno empanado para deixar suculento e crocante?
Enfim chegamos ao momento da verdade, àquela hora que vemos todo esforço valer a pena. Gosto de brincar que tudo que precisamos fazer na hora de fritar, é não atrapalhar o processo que é simples e prático.
Isso porque você deve aquecer uma boa quantidade de óleo, atingindo cerca de 180°. “Nossa, mas não tenho termômetro, como saberei se a gordura está boa?”. Simples, ao notar a formação de borbulhas, jogue um pedacinho de farinha Panko.
Se ela fritar rapidamente a ponto de formar bolhas ao seu redor, está no ponto perfeito. Em seguida, coloque 1 bife por vez para não diminuir a temperatura e frite até dourar o lombo. No momento em que a casca alaranjar, comece a virar.
Por fim, a aparência dourada indica que seu lombo empanado está pedindo para sair da fritura, repita com todos. Evite fritar demais porque o lombo suíno é um corte magro que pode ressecar num piscar de olhos.
Além de fritar rapidamente, corte bifes com 1 dedo de espessura em média, visto que dá mais suculência à carne. Você gostou tanto da receita que um vídeo cairia muito bem para consolidar as dicas? É para já, pois encontrei o que precisava:
DICA EXCLUSIVA: como fazer um delicioso molho para acompanhar lombo de porco empanado?
Não importa se é lombo cozido, frito ou assado, você tem que escolher um delicioso acompanhamento para lombo de porco. Nesse momento vale de tudo, desde o tradicional feijão com arroz, até as saladas irresistíveis e legumes grelhados.
Contudo, para esse preparo de lombo suíno empanado, minha sugestão é um molho bem diferente que acompanha a receita. Para quem já experimentou e amou o frango teriyaki, vai encontrar nesta dica uma alternativa fantástica.
Ingredientes do molho
- 2 colheres (sopa) de molho inglês
- 2 colheres (sopa) de shoyu
- ½ colher (sopa) de vinagre
- 2 colheres (sopa) de ketchup
- 1 colher (sopa) de gergelim torrado e moído grosseiro
- Wasabi em pasta a gosto
Não existe segredo aqui, é só misturar os ingredientes até ficar homogêneo e o molho está pronto. Todavia, um ingrediente muito usado na culinária japonesa, é o molho de ostra, opcional, mas que agrega um sabor espetacular.
Além do molho, você pode pensar numa textura extra para contrabalancear a fritura e o molho bem encorpado. Geralmente pensamos em salada, mas nunca lembramos do repolho, né? Só que o repolho verde aqui é uma surpresa maravilhosa.
Afinal, ele propicia textura agradável e crocante, além de quebrar o peso do prato, pois ainda falamos de fritura, experimente!
Lombo de porco empanado é uma receita que você nunca mais esquecerá nessa vida!
E então, o que você achou de aprender como fazer lombo de porco empanado de forma detalhada, fácil e saborosa? Era tudo que você esperava ou consegui superar as suas expectativas?
Confesso que não estava pensando nesse prato, vou aproveitar minha copa lombo suína para empanar e fritar. Isso mesmo, você pode usar diferentes cortes suínos, desde que em bifes mais grossos, versatilidade que chama, né?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar com os amigos, pois todos vão adorar. Até a próxima!