Churrasco de ossobuco: Como fazer na churrasqueira?

Sempre que pensamos em carne assada, dificilmente associamos ao churrasco de ossobuco, certo? Mas se você soubesse como fica fantástico, já teria feito há muito tempo.

A ideia de usar apenas cortes tradicionais é muito boa e segura, mas acaba nos privando de conhecer alternativas interessantes. E isso é inaceitável diante da quantidade de possibilidades que encontramos à disposição em praticamente todo açougue.

Sendo assim, trago até você uma churrasqueada diferente, com sabores únicos e uma dica bônus que te pegará de surpresa. Vamos parar de perder tempo e conhecer logo?

Churrasco de ossobuco na churrasqueira é para quem procura fortes emoções, saiba como fazer!

churrasco de ossobuco

A primeira impressão que dá quando falamos da carne ossobuco, é de uma carne complexa e de preparo técnico. Mas quando olhamos as características acerca do corte, vemos que ele tem tudo para proporcionar um êxtase ao paladar.

Isso porque encontramos fibras macias, gordura entremeada na medida, colágeno que chega a derreter e um sabor difícil de esquecer. Agora, se tudo isso não apela ao seu paladar, não sei o que mais pode evocar sua vontade de experimentar.

Para não cometer injustiça aqui, você até encontra aquela pessoa que diz ser uma das piores carnes para churrasco. Contudo, tenho comigo que isso acontece porque a pessoa não curte muito essa parte do boi, fique com a receita.

Ingredientes

  • 6 peças de ossobuco;
  • Sal grosso ou triturado a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • 12 dentes de alho inteiros descascados;
  • Páprica picante, pimenta-da-Jamaica, pimenta caiena e curry a gosto;
  • Alecrim, tomilho, louro, ervas finas e chimichurri a gosto;
  • Azeite suficiente para besuntar e umedecer a carne;
  • Papel-alumínio ou celofane suficiente (plástico para assar carne).

1. Como temperar ossobuco para churrasco

Diferentemente daquele tradicional bife de contrafilé, onde você salpica sal de parrilla e assa, aqui vamos incrementar. Na verdade, essa é a mágica de assar ossobuco, pois é uma carne única que permite brincar com os sabores.

Em nossa receita, a ideia é temperar com todos aqueles temperos naturais para carne, lógico, caso você os aprecie. Quanto aos dentes de alho, faça pequenos furos na carne e coloque um alho dentro de cada furo.

Por conseguinte, recomendo você usar ramos de tomilho e alecrim frescos, para aromatizar a carne durante o cozimento. Portanto, assim como na maioria dos temperos, basta espalhar sobre os pedaços de ossobuco e reservar.

Tome cuidado apenas no sal, principalmente se usar o triturado, pois é um processo delicado na hora de assar.

DICA EXTRA: não esqueça em hipótese alguma de colocar bastante azeite. Além de ajudar a espalhar os temperos, traz mais umidade e sabor ao assado. “Ah porque no tempero para churrasco eu gosto apenas de sal, dá para fazer?”. Certamente, mas abra seu coração e experimente minha sugestão, não vai se arrepender!

2. Como assar ossobuco na churrasqueira para uma carne macia?

Ainda que o ossobuco na churrasqueira seja satisfatório além da conta, é uma carne que pede cuidados pontuais. Por exemplo, você não pode fazer igual o bife ancho, ou seja, temperar e assar direto na grelha.

Isso porque a carne tem colágeno, como mencionei, certo? Então, quando você coloca em contato direto com o braseiro, esse colágeno enrijece conforme ganha temperatura.

O ponto mais importante no churrasco com ossobuco, é cozinhar lentamente, se for abafado então, muito melhor e mais seguro. Nesse sentido, posso dizer sem medo que o assado se resume em duas etapas.

A primeira é assar no alumínio, já a segunda, é colocar na grelha para ganhar aquela cor maravilhosa de assado. Para isso, veja um passo a passo bacana:

  1. Primeiramente, tempere a carne do seu gosto, colocando as especiarias, temperos, alho e sal.
  2. Em seguida, embale cada pedaço separadamente com seu respectivo tempero.
  3. O primeiro truque é apertar bem o alumínio para manter o máximo de calor interno.
  4. Depois disso, a paciência é uma virtude, pois serão necessárias 2 horas fechado no alumínio.
  5. O segundo truque é escolher uma parte da churrasqueira com calor residual e não com a intensidade da brasa.
  6. Passado esse tempo, abra os embrulhos ultra aromáticos e posicione a carne sobre a grelha.
  7. Por fim, asse até dourar, mas sem exagerar no ponto da carne.

De antemão, saiba que o caminho inverso também dá certo, ou seja, assar na grelha e depois no alumínio. Só que o cuidado é assar primeiramente em braseiro fraco, fica a seu critério. Dúvidas ou perguntas? Basta acompanhar o vídeo abaixo:

SUGESTÃO EXCLUSIVA: dê um jeito de arrumar um disco de arado para turbinar seu churrasco!

Eu acho meio difícil não sentir fortes emoções com essa carne assada na grelha, pois o resultado agrada todo mundo. E para deixar as coisas ainda mais desafiadoras, por assim dizer, recomendo a você utilizar o disco de arado.

Essa é uma receita bem caseira e das antigas, quem já preparou comida de roça, certamente vai se identificar. Nesse contexto, precisamos temperar a carne e selar na churrasqueira dos dois lados em fogo alto, mas coisa rápida.

Na sequência, você coloca o disco de arado sobre a brasa e faz assim:

  1. Derreta 100g de manteiga.
  2. Em seguida, coloque os ossobucos previamente selados e espalhe 2 cebolas grandes picadas.
  3. O próximo ingrediente é tomate, use 1 bem grande picado grosseiro.
  4. Após isso, acrescente alho-poró picado, cenoura, pimentão e sal com pimenta.
  5. Por último, junte 2 copos de água ou caldo de carne, misture e deixe apurar.
  6. Quando a água secar, inclua cheiro-verde picado e sirva um delicioso churrasco muito saboroso.

Olha só que ideia genial para impressionar convidados naquele churrasco com os amigos que aposto que você está organizando, acertei? Gostou da receita e quer reproduzir, acompanhe através do vídeo e não perca um detalhe sequer:

DICA BÔNUS: aproveite todo o sabor e potência do tutano de boi

Quem gosta vai dizer que eu deixei o melhor por último, veja só. O churrasco de ossobuco guarda um segredo que poucos conhecem, que é o tutano de boi, já ouviu falar?

No centro do ossobuco tem um osso meio arredondado, meio triangular, não tem mesmo? Então, dentro desse osso há uma “gelatina” que preenche os ossos, rica em colágeno, sabor e suculência.

Não é todo mundo que gosta, confesso, mas quem experimenta com a mente aberta, na maioria das vezes se apaixona. Sendo assim, quando você assar o ossobuco, essa parte acaba assando junto.

Como resultado, temos uma gordurinha bem maleável, que você pode usar para infinitas coisas, inclusive, para comer junto com arroz. Recomendo de verdade que experimente essa sugestão, vai adorar!

O churrasco de ossobuco é uma verdadeira aventura para quem ama churrasco

Boa parte das pessoas acha que o ossobuco serve apenas como a melhor carne para fazer carne de panela. De fato, fica incrível, mas é no churrasco de ossobuco que as coisas começam a ficar ainda mais interessantes.

Em vista disso, se você tinha alguma ressalva quanto ao preparo, basta se apropriar das dicas de hoje. Garanto que você vai se surpreender a cada momento em que a carne estiver assando.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se foram úteis para você, não deixe de compartilhar nas redes sociais. Assim, você vai poder mostrar como o bom churrasco vai muito além da alcatra com maminha, concorda? Até a próxima!