Churrasco na frigideira: Aprenda como fazer de forma fácil

Muitas vezes a vontade de acender a churrasqueira é grande, mas ao aprender a fazer churrasco na frigideira, você irá se surpreender com mais essa praticidade.

Você já conhece a expressão: “quem não tem cão, caça com gato”? Então, isso resume bem o preparo na frigideira, pois é uma maneira criativa de improvisar uma deliciosa carne suculenta com aquele saborzinho de churrasco.

Nesse contexto, se você não sabe por onde começar, tenho ótimas notícias. O conteúdo que eu preparei está recheado de boas dicas para colocar em prática já. Vamos conferir?

É possível fazer um bom churrasco na frigideira? Aprenda a técnica perfeita agora!

A resposta que todos procuram é sim, dá para fazer versões fantásticas de churrasco de frigideira. Porém, sempre reforço que para isso você precisa da combinação de dois elementos fundamentais: carne de qualidade e fogo alto.

Nesse sentido, quanto mais macia a carne, melhor a estrutura para selar perfeitamente. Enquanto o fogo é o grande responsável por dourar completamente por fora, mas manter a suculência interna intacta.

Rapidamente podemos entender que fogo baixo e frigideira fria não favorecem uma experiência próxima do tradicional churrasco. Com isso em vista, mostrarei um passo a passo imperdível para chegar no melhor resultado.

Para isso, você precisará de uma carne realmente boa, e aqui eu recomendo bife ancho com dois dedos de espessura. Veja todos os ingredientes:

Ingredientes

  • 2 bifes de ancho (dois dedos de espessura);
  • Sal de parrilla temperado com chimichurri e pimenta-do-reino;
  • Azeite para besuntar a frigideira;
  • Ramos de tomilho fresco a gosto;
  • 1 cabeça de alho com casca e tudo (apenas o topo cortado);
  • 1 colher (sopa) bem cheia de manteiga (se for clarificada, melhor).

Modo de preparo

  1. Antes de mais nada, retire o bife da geladeira 30 minutos antes de fritá-lo.
  2. Em seguida, salpique sal triturado com os temperos sobre toda a superfície da carne.
  3. O primeiro truque é aguardar entre 4 a 5 minutos para que o sal “regule” a umidade da carne.
  4. Enquanto isso, ligue a frigideira em fogo médio para alto e deixe ganhar temperatura por 5 minutos.
  5. Depois você entra com um fio de azeite e coloca a carne sobre o azeite.
  6. O segundo truque é deixar a carne por 2 minutos sem mexer, depois disso, faça uma rotação de 360°.
  7. Feito isso, deixe a carne selar entre 4 e 5 minutos e vire-a.
  8. Novamente, aguarde 2 minutos, dê a rotação e conte 4 minutos.
  9. Nesse momento, entre com o tomilho, o alho voltado para a frigideira e a manteiga.
  10. Quando o tomilho liberar cheiro, coloque-o sobre a carne.
  11. Depois, o terceiro truque é regar a carne com os líquidos da fritura, inclusive com a manteiga.
  12. Por fim, o “golpe de misericórdia” [risos] para um churrasco perfeito, é esperar 5 minutos antes de cortar.
  13. Enfim a tão esperada hora de cortar, você vai se surpreender demais com o resultado.

Sirva o alho junto da carne, coloque os temperos naturais por cima e bom apetite. Pode comprar um frigorífico de carne que você vai comer tudo, sem exagero.

Além do ancho, você pode usar picanha, tornedor de filé mignon, bife alto de alcatra e até mesmo patinho. Claro, desde que as carnes estejam em pedaços robustos.

EXPLICAÇÃO EXCLUSIVA: cada uma das “frescuras” nesse preparo tem um propósito

A explicação mais rápida para o sucesso desse churrasco na frigideira, está na fusão entre espessura da carne e fogo. Com isso, quando você coloca a carne na frigideira bem quente, sua superfície é selada automaticamente de maneira “agressiva”.

Por consequência, cria-se rapidamente uma casca externa ultra dourada e crocante, mas o tesouro está dentro. Isso porque a suculência é aprisionada dentro do bife, ou seja, a maciez é algo impressionante aqui.

A isso damos o nome de “reação de Maillard” que, executada perfeitamente, entrega a melhor carne da sua vida. Contudo, é bom não exagerar na frequência do consumo desse tipo de carne, especialmente se for inexperiente.

Ah, outra coisa importante acontece quando você rega a carne com o líquido da frigideira. Na realidade, está ajudando o interior a obter o melhor ponto de carne possível. Por isso eu recomendo dar uma olhada no vídeo acima!

Tem como fazer linguiça de churrasco na frigideira?

churrasco na frigideira

Existem alguns pratos indispensáveis no churrasco, concorda? Uma boa farofa, um pão de alho cremoso, aquele salpicão divino, bem como a maionese. Em vista disso, separe um tempinho para montar a lista do que não pode faltar no churrasco.

E uma das coisas mais tradicionais é a nossa amada linguiça, mas será que tem como fazer na frigideira? A linguiça toscana assada fica parecida com aquela da grelha? Bom, vou deixar você tirar as conclusões, mas para mim, fica dos deuses.

E como não podia faltar, trouxe uma sugestão de linguiça assada na frigideira com queijo que fica um espetáculo. O pulo do gato para facilitar, é enrolar e espetar com espetos de madeira. Em seguida, aqueça azeite e frite levemente com a tampa.

Assim que notar que está fritando como nunca, abra e adicione um pouco de água para agilizar o cozimento. Por último, vire a linguiça, salpique muçarela temperada com ervas por cima e finalize no ponto desejado.

Portanto, dá para usar todo tipo de linguiça e ingredientes adicionais a gosto, como pedacinhos de bacon e outros queijos.

Qual a melhor frigideira para fazer churrasco de frigideira de forma espetacular?

A frigideira mais recomendada para quem pensa em substituir a grelha, ainda é a de ferro fundido. Não apenas pela estética da carne assada, mas sim pelas suas qualidades, como:

  • Alta absorção de temperatura e melhor dispersão do calor.
  • Consegue reter calor por mais tempo.
  • Oferece antiaderência natural.
  • Seu custo-benefício se reflete na durabilidade.
  • Pode ser usada até mesmo no fogão à lenha.
  • Proporciona acabamentos uniformes e impecáveis ao seu filé.

Admito que talvez não seja a opção mais em conta, mas é sem sombra de dúvidas uma das melhores. Em contrapartida, se preferir você sempre pode investir na frigideira convencional.

Só que procure comprar aquelas que tenham fundo duplo ou triplo, pois aí sim seu churrasco vai ficar sensacional!

Qual a melhor carne para fazer na frigideira?

Geralmente existe unanimidade quando falamos de combinar frigideira e carne. Nesse sentido, o corte precisa ter boa gordura entremeada, maciez das fibras e qualidade no animal.

Por exemplo, escolhendo uma carne de qualidade, você consegue fazer coxão mole ou coxão duro com grande facilidade, sabia dessa? Carne patinho? Sim, dá um belo bife frito ao ponto.

Agora, carnes como lagarto, entranha bovina, peito bovino, paleta, entre outros, até dá, mas o cuidado é muito maior. Primeiro porque falamos de cortes com fibras mais densas, e outra, alguns destes apresentam menos gordura.

Quer apelar de uma vez por todas, a fim de obter apenas a “nata do churrasco”? Então, vá de corte de carne americano, ou quem sabe, empreste boas opções dos argentinos e uruguaios, com o inconfundível chorizo.

O importante mesmo é a carne ter qualidade. Daí fica a seu critério qual é a melhor para fazer churrasco de frigideira, concorda?

Depois que fizer o churrasco na frigideira, você nem sentirá mais falta da churrasqueira tradicional

Não vou mentir para você, fazer churrasco na frigideira pode implicar numa sujeirinha, digamos, desconfortável para quem odeia limpar fogão. Por outro lado, você vai experimentar uma das melhores e mais macias carnes que já pôs na boca, sério.

Na churrasqueira é bem mais difícil atingir o ponto da carne como na frigideira. A não ser é claro, que você esteja fazendo churrasco argentino, porque daí a parrilla facilita muito a vida. Faça, prove e tire suas próprias conclusões, vou ficar aguardando.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite a oportunidade e compartilhe o conteúdo com todo mundo nas suas redes sociais. Dessa forma, você mostra para todos seus novos dotes culinários e, talvez, inspire outras pessoas com essa incrível praticidade. Até a próxima!