Você está prestes a começar o aguardado churrasco, mas não sabe se usa carvão ou escolhe a melhor lenha para churrasco?
Quem aprende e pega experiência em churrasquear com lenha, dificilmente volta a usar o tradicional carvão. E o motivo para isso é simples. Com a lenha você tem um assado mais uniforme, dourado e com um gostinho de defumado, quer mais o que?
Contudo, é imprescindível saber exatamente qual madeira usar, não vá colocar qualquer uma porque pode até estragar sua carne. Então, vamos conferir?
Vai usar lenha para churrasco? Que tal descobrir qual a melhor para usar?
Há quem diga que conforme o mercado da gourmetização avança, menos e menos carvão será usado, dando lugar às lenhas. Porém, pessoas inexperientes se perguntam logo de cara qual a melhor lenha churrasco, pois há incontáveis tipos, certo?
Por outro lado, pessoas experientes no churrasco com lenha, certamente têm suas preferências inegociáveis. Isso porque os tipos de lenha para churrasco são únicos em suas características e proporcionam vantagens distintas.
Através de muita pesquisa, cheguei à conclusão de que uma das melhores lenhas para churrasco, é lenha de eucalipto. “Nossa, poderia jurar que viria algo super diferente, nunca imaginei eucalipto”.
De fato, existem outras opções, mas o eucalipto é capaz de entregar vantagens simples e efetivas, como:
- Existe muita facilidade para encontrar a lenha de eucalipto, pois a produção anual atinge mais de 7 milhões de hectares.
- O preço dessa lenha também é um atrativo que pesa muito na decisão.
- É praticamente o mesmo material da maioria dos carvões encontrados no mercado, ou seja, gera semelhança no uso.
- Oferece uma boa queima, formando bons braseiros para assar aquela costela minga fantástica.
Portanto, até aqui você conheceu uma boa opção que não pode faltar e que você encontra até mesmo na internet. Contudo, quando vamos montar a lista do que não pode faltar no churrasco, a lenha merece uma atenção especial.
Quer dizer que pode fazer churrasco com lenha de eucalipto?
Sim, você não só pode como deve experimentar a queima leve do eucalipto. Para dizer a verdade, a lenha de eucalipto para churrasco é ideal para quem não tem tanta experiência no manuseio.
Digo isso porque é considerada realmente a porta de entrada para o mundo do churrasco à lenha. Fácil de acender, consistência na brasa e bom preço. Pelo menos para mim parece um bom custo-benefício, o que você acha?
Depois disso, a próxima dúvida provavelmente será: qual eucalipto escolher? Certamente você irá se deparar com muitas variações. Há quem indique o eucalipto vermelho, mas minha recomendação é ficar no eucalipto branco, tradicional.
Chamado de “Eucalyptus Citriodora”, é o tipo ideal para um churrasco sem grandes complicações. Só não me vai querer fazer churrasco sem churrasqueira que aí você acaba com a brincadeira [risos]. As principais considerações deste eucalipto são:
- Madeira de densidade elevada.
- A lenha densa oferece um tempo maior de combustão.
- A partir disso, seu churrasco ganha uniformidade e linearidade.
- Como resultado, a brasa se torna incandescente e dura mais tempo.
Em vista disso, percebemos porque os bons churrasqueiros optaram por mesclar ou usar somente a lenha de eucalipto, né? Inclusive, outro ponto de atenção é que é uma lenha indicada para grandes assados.
Por exemplo, ao assar costela gaúcha, essa é a lenha certa, pois você terá mais consistência no assado.
DICA EXCLUSIVA: é verdade que a lenha de pinus também é boa?
Sim, outra alternativa é usar a lenha de pinus, que nada mais é do que a lenha de pinheiro. E por que ela é boa? Sua grande vantagem é a chama e o braseiro bem intensos, além do sabor de defumado intensificado.
Todavia, quem usa bastante regularmente costuma apontar que ao longo do tempo você acaba enjoando. Muito se deve pela transferência de sabor da lenha à carne. Já imaginou assar costela uruguaia e acabar com gosto de madeira, não dá, né?
3 tipos de lenha que você tem à disposição para usar no churrasco + dicas valiosas para não errar
Para você que estava achando que tudo se resumia à lenha de eucalipto, tenho grandes e ótimas surpresas. A primeira delas diz respeito às lenhas de árvores frutíferas. Sabe aquele pé de jabuticaba antigo que não dá mais frutos?
Então, saiba que a sua madeira dá uma lenha fantástica. “Nossa, mas como isso é possível e o que diferencia?”. Simples, as madeiras suaves, principalmente as frutíferas, transferem sabores e aromas adicionais aos assados.
Dessa forma, além do tempero para churrasco, sua carne ganha camadas de sabores únicos. Só que isso tem um custo, pois esse tipo de lenha queima rapidamente e não consegue segurar braseiros intensos como precisamos às vezes.
Daí a importância de saber mesclar as madeiras e o carvão tradicional, de modo a atuar a favor da churrasqueada. Pode apostar, sua carne patinho vai adorar esse toque de atenção. Separei algumas lenhas que podem interessar você, dá uma conferida!
1. Lenha de acácia é uma lenha para churrasco que você deve testar
A lenha de acácia é reconhecidamente mais cara do que a de eucalipto, mas seu resultado é muito melhor. Alguns até podem dizer que é a melhor lenha para churrasco. Porém, não basta algo ser melhor para o churrasco, ele precisa ser melhor para o nosso bolso, concorda?
Contudo, se tiver oportunidade de experimentar, essa lenha oferece vantagens como:
- A produção de brasa é maior.
- Não é uma lenha que produz fumaça em excesso.
- A produção de calor chega a ser 30% maior do que a de eucalipto.
No churrasco americano, o pessoal ama uma boa defumação. Por conta disso, eles utilizam muito a lenha de macieira, ou mesquite como é conhecido. Na outra ponta da balança, encontramos por aqui a acácia negra.
Por sua vez, ela transfere um sabor bem condimentado e com notas quentes aos assados. Entretanto, não é uma lenha que dá dulçor à carne. Portanto, entrega uma identidade muito distinta.
2. Lenha de carvalho é sempre uma opção excepcional
Agora, quem não liga para fumaça deve conhecer a lenha de carvalho. Isso porque é perfeita para defumação, já que favorece uma fumaça bem presente e consistente.
Outra vantagem está na duração da brasa, que tende a acompanhar o churrasqueiro no preparo daquela costela rojão.
3. Aposte nas lenhas frutíferas para churrascos como você nunca comeu!
Como mencionado brevemente há pouco, as lenhas frutíferas ganharam espaço na churrasqueira do brasileiro. Aqui em casa mesmo, sempre que possível nós usamos pedaços de lenha de laranjeira, dá um “saborzinho” dos deuses.
A justificativa para a procura massiva dessa lenha é que ela traz um sabor novo para a carne. Outros nomes são a harmonização por contraste ou por semelhança. Desse modo, falamos da transferência da fumaça à superfície do alimento.
Existe uma única ressalva quanto ao seu uso, que é a sua queima. Acontece que são lenhas suaves e queimam rapidamente. Por conseguinte, o assado precisa ser igualmente breve, como um bom chorizo ou ancho.
Dito isso, veja algumas opções sensacionais:
- Lenha de limão
- Acerola
- Jabuticaba
- Laranja
- Mexerica
- Manga
- Pessegueiro
- Castanheiras
Todas estas lenhas guardam grandes segredos, mas que você nunca vai descobrir se ficar na escolha de segurança, concorda?
DICA EXCLUSIVA: gaste um pouco mais, mas ande sempre dentro da lei!
Essa é uma dica pessoal mesmo. Procure não utilizar madeiras ilegais, que são aquelas sob risco de extinção ou que representam áreas de preservação.
Nesse contexto, a gente não pode usar uma lenha de árvore nativa, destaco a Maricá e a Araucária, por exemplo. Portanto, corra atrás de lenhas legalizadas, você não terá dor de cabeça e seu churrasco vai valer mais a pena.
“Mas vem cá, como usar lenha para churrasco da maneira certa?”. É complicado falar sobre como usar lenha no churrasco, e isso não é má vontade da minha parte.
Não me entenda mal, mas cada lenha apresenta características e manuseio bem específicos. O que posso adiantar, é que ao escolher, avalie seu peso. Quanto mais pesada e sólida for a lenha, mais qualidade seu assado terá.
Não se preocupe porque eu separei um vídeo bem bacana que vai ajudar você. Inclusive, o vídeo mostra a utilização de uma parrilla, que é churrasqueira tradicional do churrasco argentino, olha que sensacional!
Já escolheu a lenha para churrasco que fará sua carne brilhar?
Não importa qual lenha para churrasco você venha a usar, o importante é experimentar essa possibilidade que favorece resultados incríveis. E depois de tanta informação bacana, aposto que você está um passo mais próximo de dominar a técnica.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, que seu churrasco possa ficar ainda melhor com a lenha certa. Não esqueça de compartilhar o conteúdo com aquela amiga ou amigo que já usou até bambu para fazer brasa, até a próxima!