De tanto ouvir falar e da quantidade de vezes que o seu amigo buzinou, você decidiu aprender sobre sal de parrilla? Afinal, o que é esse sal que está na boca do povo?
Aos poucos o sal parrillero entrou no mercado e na vida das pessoas, proporcionando grandes e saborosos assados. E por mais que encontremos com facilidade nas prateleiras, na verdade, pouca gente sabe do que realmente se trata.
Foi pensando nas vezes que também me perguntei isso, que hoje trago a você um conteúdo completíssimo. Confira dicas, aproveite segredos e entenda tudo agora mesmo!
Sal de parrilla: o que é e qual a diferença que dá nos assados?
O mundo era mais simples quando a pergunta principal era qual a quantidade de sal por kg de carne, né? Atualmente somos quase obrigados a nos preocupar com outras coisas, a exemplo do sal de parrilla.
De forma bem simples, o sal de parrilla ainda é um sal tradicional, assim como o sal grosso. Porém, é a sua granulometria que o torna único na proposta de salgar os assados. Trocando em miúdos, esse sal tem grãos de tamanho intermediário.
Nesse caso, é um sal entrefino, ou seja, de espessura mediana, ficando entre o sal grosso e o sal fino. Em termos de comparação, separei as principais categorias, dá uma olhada:
- Sal grosso: quem tem o costume de fazer costela gaúcha, certamente conhece bem o sal grosso. Isso porque o sal grosso tem pedras visivelmente mais grossas e robustas.
- Sal de parrilla: o de parrilla passa por um processo de moagem e é reduzido, digamos, pela metade. Dessa forma, adquire a espessura média que comentamos há pouco.
- Tipo fino de sal: pau para toda obra, o sal fino é usado tanto na culinária diária quanto nas churrasqueadas. É o sal completamente moído em grãos bem finos e também chamado de sal de mesa.
“Ah bom, eu já ia perguntar qual a diferença do sal para o sal de parrilla?”. Sim, é tudo simples de compreender. Afinal, falamos apenas da espessura dos grãos, mas com isso surge a necessidade de compreender sua finalidade.
Ah, e ainda temos a flor de sal, que se parece muito com o de parrilla. A grande diferença está no formato, onde a flor de sal se parece com cristais e é utilizada nas finalizações.
Entenda porque se chama sal de parrilla
Bom, se é um sal assim como qualquer outro, por que ele carrega o termo parrilla? Essa é uma pergunta que carreguei por muito tempo, confesso que até já fingi saber. Por acaso você já ouviu falar na costela uruguaia?
Pergunto isso porque o sal de parrilla é uma versão muito usada tanto no Uruguai quanto na Argentina. Na realidade, o churrasco destes dois países é tradicionalmente salgado com esse sal específico.
Muito se deve pelo formato dos assados que encontramos lá. Por exemplo, quem já provou o maravilhoso e suculento bife de chorizo, deve entender bem do assunto.
Aposto que nesse momento você já se perguntou algumas vezes o que é parrilla, não é mesmo?
DÚVIDA FREQUENTE: o que é uma parrilla que tanto os churrasqueiros falam?
Fiz questão de separar um tópico específico para falar disso, pois é relevante demais abordar essa questão. Uma parrilla nada mais é do que churrasqueira, novamente, usada no Uruguai e na Argentina, porém, muito querida pelo brasileiro.
Enquanto a churrasqueira tradicional é feita com o carvão numa espécie de abertura central, a parrilla é diferenciada. Dessa forma, temos a seguinte composição em sua montagem:
- Grelha própria de parrilla.
- Caixa lateral para lenha, onde o fogo é formado e a brasa criada.
- Aqui não há elevação da grelha, mas sim um controle mais preciso da temperatura abaixo da grelha.
- Para isso, o churrasqueiro pega parte da lenha da caixa lateral e puxa para debaixo da grelha.
- A grelha pode ter um formato em “V” ou ser de barra lisa.
- Possui diferentes níveis de altura para acertar os pontos da carne.
Portanto, agora você sabe exatamente o que é o famoso sal, bem como o que é uma parrilla. Olha, dá até para planejar aquele churrasco com o bife ancho, o que acha? Fique com um vídeo interessante sobre a churrasqueira:
DICA EXCLUSIVA: tem como fazer sal de parrilla em casa? Veja 4 temperos para combinar no sal!
Nossa se tem, é a coisa mais simples desse mundo. Tudo que você precisa é de sal grosso de qualidade e um liquidificador convencional. Em seguida, você coloca uma quantidade boa de sal grosso e bate por alguns segundos, cerca de 15 a 20 segundos.
Primeiro, é importante não processar demais, do contrário, terá apenas sal fino. Além disso, depois de triturar você precisa peneirar, separando assim o sal tipo parrilla, granulado entrefino, do sal fino.
“Certo, mas se eu encontro pronto no mercado, por que ter todo esse trabalho?”. Simples, faça um teste pegando um produto pronto e passe pela peneira. Como resultado, você ainda terá muito sal fino na mistura.
Isso sem contar que o preço do sal pronto de parrilla é maior do que o do sal grosso tradicional. Porém, fica a seu critério isso. Agora, separei uma dica campeã que tenho certeza de que vai amar. Você gosta de tempero para churrasco diferente?
Então, saiba que dá para criar incontáveis versões de sal temperado de parrilla, o que proporciona mais camadas de sabor. Acompanhe 4 opções simples:
1. Tempero de sal para parrilla com lemon pepper
- 100g de sal parrillero
- 15g de lemon pepper (compre a versão sem sal)
2. Sal com alho para parrilla
- 100g de sal parrillero
- 10g de alho em flocos
3. Tradicional opção de sal com chimichurri para parrilla
- 100g de sal parrilleiro
- 10g de chimichurri desidratado
4. Opção picante de sal para parrilla
- 100g de sal parrilleiro
- 4g de pimenta-do-reino moída
- 4g de pimenta calabresa moída
Uma vez que você tritura o sal grosso, basta misturar bem os temperos naturais e ser feliz. De verdade, dá um sabor fantástico nos assados. Experimente o chimichurri com aquele belo steak na churrasqueira, você ficará de boca aberta com o sabor!
Sal de parrilla como usar nos mais variados churrascos?
Eu até compreendo que algumas pessoas não vejam tanta relevância em trocar o sal grosso pelo de parrilla. Mas quando você aprende a aplicação de cada um e a forma como a carne absorve, tudo isso muda.
Por exemplo, o sal grosso não só é recomendado como é ideal para cortes grandes, como a costela de ripa. Isso porque os grãos mais brutos do sal grosso demoram mais para derreter. Com isso, a carne demora mais para puxar o sal.
“Quer dizer então que eu não posso usar sal grosso na picanha na churrasqueira?”. Eu gosto de pensar que a gente pode fazer de tudo, mas devemos conhecer e aceitar o resultado destas decisões.
Logo, você pode usar sal grosso na picanha, mas sabendo que potencialmente ficará sem tempero. Contudo, sal fino ou sal parrilleiro vai dar um resultado melhor, pois sua principal finalidade é justamente a salga rápida.
Sugestão rápida de assado temperado com sal de parrilla
Para a nossa sugestão, já que entramos com tudo nessa pegada mais gourmet, vamos de prime rib. Corte alto, com osso e perfeito para salgar com sal parrillero, veja como fazer:
- Retire a carne da geladeira com 40 minutos de antecedência.
- Em seguida, salpique o sal como se fizesse nevar na carne.
- Repita o processo de todos os lados.
- Agora, é fundamental aguardar 3 minutos para o sal fazer seu trabalho de homogeneizar a umidade da carne.
- Por fim, leve à grelha a uma distância entre 15cm e 20cm da brasa.
- Assumindo uma carne com 2 dedos de espessura, é bom deixar alguns minutos.
- Você sabe que está na hora de virar quando a carne desgruda da grelha, repita o mesmo tempo do outro lado.
- Para finalizar, suba a carne para o último andar e deixe mais alguns minutos para corrigir o ponto.
- Assim que retirar da churrasqueira, aguarde 3 minutos antes de cortar.
Viu só como é simples usar o sal parrilleiro no seu churrasco? O melhor é poder corrigir o sal depois de assado, o que é quase impossível com o sal fino.
Sal de parrilla é uma surpresa sensacional que você vai aproveitar bastante
Descobriu o segredo por trás do sal de parrilla? Esse é aquele tipo de coisa que a gente julga ser de outro planeta, mas é muito simples. Eu mostrei apenas um assado acima, mas dá para fazer com muitas carnes.
Dê preferência aos bifes mais altos, pois aí sim você aproveita todas as vantagens, certo?
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar nas redes sociais. Afinal, muita gente fala que sabe o que é, quando na verdade, não sabem nem o que é parrilla. Até a próxima!