Você já parou para pensar em como a carne de porco é versátil? A prova disso é o filé mignon suíno assado no forno, pois é fácil de fazer e fica um espetáculo de sabor.
Contudo, você precisa escolher bem a receita. Aliás, vou falar a verdade, já encontrei cada uma que infelizmente não funciona. Mas não pense que é complicado preparar. O único cuidado é que o filézinho suíno é carne magra. Então, resseca bastante.
Pensando nisso, escolhi uma receita bem caseira, dessas que a gente faz no fim de semana para a família. Continue a leitura e aprenda algo que vai mudar sua cozinha!
Receita de filé mignon suíno assado no forno
Para você que já cansou de fazer filé mignon suíno na airfryer, o assado no forno é uma opção igualmente deliciosa. Não à toa, a carne fica muito macia, forma aquela “crostinha” dourada e o sabor é realçado.
E como eu prometi, nossa receita de hoje guarda aquele ar de comida caseira, feita geralmente na casa da avó. Então tenho certeza que o mignon suíno conquistará seu espaço.
Tudo que você precisa fazer é abrir o coração para novas formas de assar carnes. Ainda mais com esse delicioso corte de porco, é garantia de satisfação à mesa!
Ingredientes
- 1 kg de filé mignon de suíno;
- 3 batatas cortadas em 4 partes;
- 1 cenoura em rodelas;
- 2 cebolas médias picadas;
- Mostarda e maionese a gosto;
- Manteiga suficiente para besuntar os ingredientes;
- Pimenta biquinho a gosto;
- Manjericão, alecrim, tomilho e ervas finas a gosto;
- Pimenta calabresa, pimenta caiena e pimenta síria a gosto;
- Sal triturado e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo fácil
- O primeiro passo é colocar cebola, cenoura e batata numa travessa e temperar com as especiarias e azeite.
- Após misturar inicialmente, acrescente mostarda e maionese e volte a mexer, reserve.
- Em seguida, num outro recipiente, coloque o filé mignon, tempere com sal, pimenta e especiarias.
- Agora, entre com a mostarda e a maionese até cobrir bem a peça.
- Feito isso, adicione a pimenta biquinho e cubra com papel-alumínio.
- Enquanto a carne descansa alguns minutos, pré-aqueça o forno a 220° por 10 minutos.
- Por último, leve ao forno a 200° entre 50 minutos e 1 hora.
- Passado esse tempo, retire o alumínio, adicione alguns pedaços de manteiga e volte ao forno por mais 20 minutos.
- Prontinho, seu filé mignon suíno está irresistível, apetitoso e muito suculento.
Existem dois pontos cruciais para dar 100% certo, o primeiro deles é se atentar ao caldo da assadeira. Desse modo, acompanhe o assamento para evitar que o líquido resseque, seja ao adicionar manteiga ou caldo de carne.
Caso decida colocar caldo de carne, adicione aos poucos e no fundo da assadeira. Isso aumenta a umidade e a carne acaba não perdendo tanto líquido. Já o segundo ponto, é quanto ao tempo de forno.
Nesse caso, se você sabe quanto tempo leva para assar lombo de porco no forno, siga pelo mesmo caminho. Quanto mais prolongado o assamento, mais a carne perde aquela suculência que todos procuramos, combinado?
Ainda que seja uma receita fácil, nem todos pegam as informações necessárias apenas pelo passo a passo. Portanto, deixo abaixo um vídeo que vai ajudar com detalhes mais práticos, acompanhe:
DICA EXCLUSIVA: como diversificar a mesma receita de filé mignon suíno no forno
Na receita anterior eu procurei trazer algo diferente, para tanto, utilizamos mostarda e maionese na hora de temperar. Muita gente se pergunta “por que colocar maionese na carne” e o motivo é bem simples: maciez e sabor.
Já a mostarda dá um toque de cremosidade, bem como sabor diferenciado. Entretanto, confesso que nem todo mundo se engraça com essa combinação, não é mesmo?
Por isso, escolhi outras duas maneiras bem bacanas de dar uma diferenciada nessa receita, especialmente quanto aos temperos naturais. Afinal de contas, uma receita não é nada sem os temperos corretos, concorda?
Preparando filé mignon de porco marinado
Dentre todas as possibilidades de receitas, o filézinho marinado é a melhor preparação, pessoalmente falando, tudo bem? Para isso é importante saber como temperar filé mignon suíno, de maneira a preservar suas qualidades principais.
Com isso em mente, saiba que esse corte fica maravilhoso com toques mais cítricos e ácidos. Um bom exemplo é trazer vinho branco seco, ervas frescas como tomilho, alecrim e alho-poró. Sem deixar de fora, é claro, as especiarias, veja uma sugestão impecável:
- 1 filé mignon de porco de 1,2kg;
- Azeite suficiente para besuntar a carne e os ingredientes;
- 1 colher (sopa) de suco de limão (mas pode usar vinagre);
- 6 dentes de alho triturados com salsinha;
- Mix de alecrim, páprica picante, açafrão, colorau e manjericão;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 50ml de vinho branco seco;
- 50ml de água para equilibrar.
Tempere a carne com as especiarias e condimentos, colocando a carne num saco plástico. Em seguida, acrescente o restante dos ingredientes, deixando o sal por último. Agora, misture bem para pegar em toda a carne, amarre e reserve por 4 horas.
O preparo pode ser simples, ou seja, combine com cebola, batata, cenoura, tomates e pimentão amarelo. O pulo do gato para mais sabor, é dispor alguns ramos de alecrim fresco e alho amassado com casca.
DICA EXTRA: quando você retirar o alumínio para dourar, pode ser interessante adicionar um pouco de manteiga. Entretanto, faça questão de temperar a manteiga com alguns temperos frescos bem picados, isso faz toda a diferença no filé mignon suíno.
Experimente filé mignon suíno com lemon pepper
Geralmente o lemon pepper é utilizado como tempero para peixe, mas na carne de porco vai muito bem. Combinando o toque do limão, pimentas e algumas especiarias, como a cúrcuma, é um tempero indispensável para porco. Veja os ingredientes:
- 1,5 kg de filé mignon suíno;
- Azeite a gosto;
- 2 colheres (sopa) de lemon pepper;
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 100g de manteiga;
- Suco de 1 limão;
- 3 batatas cortadas em rodelas;
- 2 cebolas cortadas em rodelas.
Essa receita é para o dia a dia mesmo, pois você tempera a carne, dispõe as batatas e a cebola e assa. Porém, o grande segredo para uma maciez divina, é fazer pequenos furos na carne e colocar pedaços de manteiga nos furos.
Quando a carne ganhar temperatura, a manteiga derreterá e a carne vai absorver sabor e umidade. É simplesmente uma jogada de mestre, pegue os detalhes no vídeo da receita a seguir:
Na dúvida, vá de filé mignon suíno assado no forno que é sucesso
E então, consegui te convencer de que o filé mignon suíno assado no forno é uma receita fantástica e fácil? Dentre as opções de carne para o dia a dia, o mignon de porco certamente é um grande aliado.
Nesse momento você sabe ao menos 3 preparos e boas dicas para deixar macio e suculento, né? Aproveite que é uma carne barata e faça sempre que a vontade de economizar combinar com a vontade de fazer um assado dos deuses.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar com mais pessoas nas redes sociais. Dessa maneira, você provavelmente vai ajudar alguém que está no mesmo lugar de dúvida que você. Até a próxima!