Filé mignon suíno na airfryer: Quanto tempo? Como fazer?

Dentre as diversas receitas na fritadeira elétrica, o filé mignon suíno na airfryer ganha disparado em sabor e resultado. E o melhor, é muito fácil de fazer.

Contudo, tanta facilidade e sabor acaba cobrado um preço alto. Estou falando da facilidade em ressecar o filézinho suíno. Por isso, saber o tempo de preparo, a forma correta de temperar e os cuidados, é algo indispensável. Você gostaria de saber tudo?

Então, fique mais um pouco aqui comigo e explore as dicas incríveis que eu separei. Você verá em detalhes como deve ser o preparo perfeito de filé mignon suíno!

Filé mignon suíno na airfryer: quanto tempo leva uma receita tradicional?

filé mignon suíno na airfryer

Só não gosta do filé mignon de porco quem realmente tem aversão à carne de porco. Esse é um dos cortes mais saborosos, suaves e descomplicados de fazer. Sem contar que você pode fazer praticamente de qualquer forma.

Entretanto, essa carne na airfryer é algo espetacular de verdade. E acredite se quiser, mas o tempo médio é de apenas 20 minutos assando em potência máxima.

Dá para conceber que em pouco mais de 20 minutos você tem uma carne que derrete na boca? Pois é, essa é a magia da airfryer, bem como da qualidade desse corte de porco fabuloso em suas qualidades.

Ainda que o segredo para uma carne suculenta esteja no equilíbrio perfeito entre tempo e temperatura, tudo começa antes disso. Estou falando da etapa de temperar, que é fundamental para o desenrolar da receita.

Nesse sentido, a intenção é aprender como marinar carne de porco corretamente. “Eu sabia que nem tudo era simples como parecia, agora vai levar uma vida esse processo”. Que nada, se você temperar certinho, 2 a 3 horas são suficientes.

Como fazer uma marinada rápida para filé mignon suíno?

A marinada de qualidade se sustenta em três pilares essenciais:

  1. Gordura: aqui você pode usar desde o bom azeite, até manteiga ou outra gordura da sua preferência. Isso favorece a homogeneização da marinada.
  2. Ervas e especiarias: imprescindíveis para dar sabor e aroma à carne, os temperos naturais são protagonistas. Então, aposte em alecrim, tomilho, louro, manjericão, açafrão, curry, ervas finas, pimentas etc.
  3. Toques cítricos: o nível de acidez é a característica principal, pois ajuda a amolecer as fibras. Na verdade, as fibras se abrem e os temperos penetram na carne. Use limão, vinagre ou vinho branco.

Obviamente que tudo isso precisa ser equilibrado com a quantidade de sal por kg de carne. Logo, para cada quilo de mignon, use 1 colher (sopa) rasa de sal ou até menos, dependendo do seu paladar.

Por fim, misture estes ingredientes à carne, reserve num recipiente ou saco próprio e deixe marinar por algumas horas. Parece trabalhoso? Sem dúvidas, mas o resultado, em especial com filé mignon suíno, é algo fantástico.

Como fazer filé mignon suíno na airfryer com suculência e sabor distinto?

Chegou o momento da verdade, a hora de preparar seu corte suíno delicioso e suculento. Você já viu como as pessoas escolhem apenas o frango como principal carne para fazer na airfryer? Porém, posso garantir que o mignon de porco vai surpreender.

Abaixo você encontra uma sugestão de temperos, tudo bem? Assim, você consegue tirar do papel aquele assado apetitoso.

Ingredientes

  • 1 kg de filé mignon suíno;
  • Mix de páprica defumada, alecrim seco, ervas finas, chimichurri, açafrão, colorífico e um toque de pimenta caiena;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;
  • Suco de 1 limão;
  • Salsa e coentro batidos no liquidificador.

Modo de preparo

  1. O primeiro passo é temperar a carne com a mistura do liquidificador, ou seja, salsinha e coentro batido com azeite.
  2. Em seguida, espalhe essa pasta na carne e a coloque num saco para alimentos.
  3. Agora, entre com o restante dos condimentos e especiarias, reservando por 2 horas no mínimo.
  4. Feito isso, pré-aqueça a airfryer por 5 minutos a 200°.
  5. Coloque o filé mignon no centro do cesto.
  6. Na sequência, programe 20 minutos a 200°, abrindo na metade do tempo para virar a carne.
  7. Ao término dos 20 minutos, abra e verifique a cor e a consistência da carne.
  8. Se for necessário, programe mais 5 minutos para terminar de dourar.
  9. Por fim, retire a carne, corte em fatias médias e sirva numa travessa bem linda.

Portanto, a temperatura deverá ser de 200° em todo o preparo. Por outro lado, o tempo não deve exceder 25 minutos, lembrando que os últimos 5 minutos são opcionais. Acompanhe a receita pelo vídeo do preparo abaixo:

DICA EXCLUSIVA: combine um molho de mostarda com mel cremoso e delicioso

Que tal preparar um molho de mostarda para carne que não precisa ir ao fogo? O mel quebra a potência e acidez da mostarda, trazendo um sabor maravilhoso e complementando o mignon na airfryer, anote:

  • 1 + ½ xícara (chá) de mostarda
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • 4 colheres (chá) de mel
  • Orégano, pimenta-do-reino, pimenta calabresa, chimichurri e curry a gosto

De forma bem direta, basta colocar os ingredientes num recipiente e misturar até ficar homogêneo. Assim que a carne for cortada e servida, espalhe sobre ela ou sirva numa molheira à parte.

7 cuidados com o filé mignon de porco antes de fazer na airfryer

Sempre que sugiro receitas de carne suína assada, seja com pernil ou lombo, copa lombo ou mesmo picanha, recomendo atenção. Tirando a panceta, o bacon e aquele pernil com capa de gordura, os demais cortes são magros em sua maioria.

Não à toa, a carne suína é considerada uma carne magra, a despeito do que muitos pensam ser altamente gordurosa. Por consequência, os preparos tendem a ressecar com evidente facilidade, bastando alguns minutos a mais.

E com o mignon suíno é a mesma coisa, ou seja, colocou 5 minutos além do necessário, pode apostar, resseca. Mas não apenas isso, existem outros fatores que fazem do porco, uma carne “sensível” de preparar. Veja como driblar os desafios:

  1. Sempre que possível, a marinada é o melhor aliado para um filé macio e suculento.
  2. Como mostrei, a marinada permite a carne absorver umidade e, sobretudo, temperos, resultando numa carne realmente tenra.
  3. Se a peça estiver muito grande, compensa preparar a 180° e esticar um pouco o tempo.
  4. O cozimento lento previne a desidratação e preserva a suculência.
  5. Diferentemente do que as pessoas sugerem, nunca fure o filé, pois ele perde líquido e resseca.
  6. Assim que terminar de assar, retire e deixe descansar entre 5 e 10 minutos.
  7. Essa técnica ajuda os líquidos voltarem para dentro das fibras, ou seja, você preserva maciez e suculência.

Filé mignon suíno na airfryer acompanha todas as ocasiões e refeições

Quando analisamos as informações, dicas e recomendações sobre filé mignon suíno na airfryer, concluímos que existem certos macetes, né? Por outro lado, nada complexo a ponto de nos fazer desistir, pelo menos é assim que eu penso.

Desse modo, dê uma chance, experimente essa facilidade e me conte depois o que achou. Se você fizer e ainda assim não gostar do resultado, pode vir aqui reclamar para mim. Porém, acho impossível de acontecer isso, está lançado o desafio.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas. Se foram válidas para você, que tal compartilhar nas redes sociais? Custando em média R$21,00 o quilo, todos podem aproveitar esse custo-benefício sensacional, concorda? Até a próxima!